SóProvas


ID
3187144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rogério, servidor público, foi encaminhado pelo setor de recursos humanos ao serviço médico da instituição onde trabalha após seus colegas estranharem seu comportamento nas duas últimas semanas. Ao ser indagado pelo profissional competente, Rogério disse ter visto, em dada ocasião, seu chefe espioná-lo no trabalho e, nos últimos dias, afirma tê-lo visto do outro lado da rua de sua residência, sempre na hora que ele sai para trabalhar. Rogério afirma, ainda, ter feito uso de alguns medicamentos dos quais desconhece a composição e a nomenclatura.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.


Se os pensamentos constantes de perseguição apresentados por Rogério não durarem mais de uma semana, ele pode ser diagnosticado com transtorno delirante do tipo persecutório.

Alternativas
Comentários
  • Para ser diagnosticado como transtorno delirante, deve haver a presença de um delírio (ou mais) com duração de UM MÊS ou mais. A questão fala, se não durarem mais de uma SEMANA.

  • F.22 TRANSTORNO DELIRANTE

    A. A presença de um delírio (ou mais) com duração de um 1 mês ou mais.

    E. A perturbação não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica, não sendo mais bem explicada por outro transtorno mental, como transtorno dismórfico corporal ou transtorno obsessivo-compulsivo.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: Errado

  • " Se os pensamentos constantes de perseguição apresentados por Rogério não durarem mais de uma semana, ele pode ser diagnosticado com transtorno delirante do tipo persecutório. "

    Pegadinha do malandro, ops, da CESPE mesmo, hehehe.

    GABARITO: ERRADO.

  • Caso os sintomas não durassem mais de uma semana, seria possível fazer o diagnóstico de transtorno psicótico breve que tem como um dos critérios diagnósticos a duração de um episódio de pelo menos UM dia, mas inferior a UM mês.

  • COMENTÁRIOS: Para o diagnóstico de transtorno delirante, deve haver a presença de delírio(s) com duração de UM MÊS OU MAIS.

     

    Gabarito: Errado.