SóProvas


ID
3188500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Recursos destinados a atender necessidades de formação bruta de capital e aquisições líquidas de cessões de ativos não financeiros são identificados no orçamento por meio das

Alternativas
Comentários
  • O gabarito do QC está errado.

    Gabarito correto: Letra C

    Ver questão: Q1040375

  • Gabarito definitivo: Alternativa C

    FONTE: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/TCE_RO_19/arquivos/GAB_DEFINITIVO_MATRIZ_487_TCERO004_PAG_11.PDF

  • Formação Bruta de Capital. Em uma elucidação simplificada, mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens em um determinado tempo. Esses bens são todos aqueles que servem para produzir outros, como máquinas, equipamentos e material de construção.

  • GENTE, alguém sabe o que såo aquisições líquidas de cessões de ativos não financeiros?

  • Jessika Soares

    Aquisições líquidas de Ativos não Financeiros é a aquisição de Bens Permanentes que dependa de autorização legislativa.

    É importante salientar que que o conceito de Ativo Permanente e Ativo não Financeiro é o mesmo.

    Veja o que diz o MCASP 8º Edição p. 146

    2.1.4.Ativo Financeiro e Permanente

    No Balanço Patrimonial, o ativo é classificado em ativo financeiro e ativo permanente (não financeiro) conforme o art. 105 da Lei nº 4.320/1964: 

    §2º O Ativo Permanente (Não Financeiro) compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa. Destaca-se que os conceitos de ativos financeiros e permanentes guardam relação com aspectos legais definidos na Lei nº 4.320/1964. A conceituação presente em normas contábeis é distinta da apresentada na referida lei. 

    Lei 4320/64

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    I - O Ativo Financeiro;

    II - O Ativo Permanente;

    III - O Passivo Financeiro;

    IV - O Passivo Permanente;

    V - O Saldo Patrimonial;

    VI - As Contas de Compensação.

    § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

    Desistir não é uma Opção!

  • Fui por eliminação: Se é para formação bruta de capital, só podem ser utilizadas receitas de capital.

  • https://gennegociosegestao.com.br/salvando-a-regra-de-ouro/

    JAMES GIACOMONI - O Cespe gosta dele.

    Na sistemática de classificação das contas orçamentárias brasileiras, despesas de capital é categoria econômica com 3 subcategorias: investimentos (formação bruta de capital fixo)inversões financeiras e amortização da dívidaque compreende, também, o refinanciamento da dívida. Inversões financeiras é subcategoria híbrida que reúne despesas variadas como aquisição de imóveis e de produtos para revenda (política de estoques reguladores), concessão de empréstimos e participação na constituição ou no aumento de capital de empresas.

    Receitas de capital: Recursos destinados a atender necessidades de formação [...]

    Gab. C

    Os itens adquiridos são Despesas de Capital.

  • Questão interdisciplinar do CESPE, que mistura conceitos de Finanças Públicas e Contabilidade Pública, que evidenciam a atividade financeira do Estado pelo aspecto econômico e contábil.

    O Sistema de Contas Nacionais (SCN), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta dados anuais detalhados de formação bruta de capital (FBCF), bem como de outros componentes das Contas Nacionais, que você estuda de forma aprofundada em Contabilidade Social.

    Entre esses componentes, temos a FBCF. Segundo o IPEA, a formação bruta de capital de uma economia é composta pelos investimentos em máquinas, construção civil e outros ativos como propriedade intelectual, lavouras permanentes, gato de reprodução, etc. Já as aquisições liquidas de cessões de ativos não financeiros, que também ficam na Conta de Capital do SCN, também são considerados investimentos, fruto da aquisição de bens de capital não produzidos.

    Esses recursos do enunciado que são destinados a atender investimentos, são destinados a despesas de capital, que é a classificação segundo a categoria econômica da despesa, conforme MCASP:

     “4 – Despesas de Capital

    Classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.
    Investimentos
    Inversões financeiras
    Amortização da Dívida"


    Por fim, precisamos saber que os recursos destinados a tais despesas, são identificados pela categoria econômica receita de capital, conforme o MCASP. Isso ocorre porque o ideal é que recursos de capital financiem despesas de capital e não despesas correntes:

    "Receitas de Capital são as provenientes tanto da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas e da conversão, em espécie, de bens e direitos, quanto de recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital."

    Agora já podemos analisar as alternativas:

    A) Errado, receitas patrimoniais são receitas correntes.

    Código 1.3.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Patrimonial

    São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial.


    B) Errado, conforme MCASP, transferências intergovernamentais são registradas no ente recebedor como receita corrente – Transferência corrente.

    C) Certo, como vimos, receitas de capital são destinadas a despesas de capital, como a formação bruta de capital e aquisições liquidas de cessões de ativos não financeiras, que são investimentos.

    D) Errado, receitas industriais são receitas correntes.

    Código 1.5.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Industrial

    Registra as receitas provenientes das atividades industriais. Envolvem a extração e o beneficiamento de matérias-primas, bem como a produção e comercialização bens relacionados às indústrias extrativa mineral, mecânica, química e de transformação em geral. Compreende a produção e comercialização de petróleo e demais hidrocarbonetos, produtos farmacêuticos e a fabricação de substâncias químicas e radioativas, de produtos da agricultura, pecuária e pesca em produtos alimentares, de bebidas e destilados, de componentes e produtos eletrônicos, as atividades de edição, impressão ou comercialização de publicações em meio físico, digital ou audiovisual, além de outras atividades industriais semelhantes.  


    E) Errado, inversões financeiras, como vimos acima, são despesas de capital, não são recursos.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Inversões financeiras (ERRADO): aquisição de imóveis em utilização, aquisição de bens para revenda, aquisição de títulos de crédito e de títulos representativos de capital já integralizado, constituição ou aumento de capital de empresas e concessão de empréstimos, entre outros.

  • letra: C

     RECEITAS DE CAPITAL: são as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital.

  • investimento -> receita de capital

  • LETRA C

  • => formação bruta de capital de uma economia é composta pelos investimentos em máquinas, construção civil e outros ativos como propriedade intelectual, lavouras permanentes, gato de reprodução, etc.

    => aquisições liquidas de cessões de ativos não financeiros também são considerados investimentos, fruto da aquisição de bens de capital não produzidos.

    Despesas de Capital

    Investimentos

    Inversões financeiras

    Amortização da Dívida

    Receitas de capital financiam despesas de capital e não despesas correntes.

  • É só se atentar nas palavras do enunciado.

    Recursos destinados a atender necessidades de formação bruta de capital e aquisições líquidas de cessões de ativos não financeiros são identificados no orçamento por meio das

    RECEITAS DE CAPITAL.

    GAB. C

  • *anotado no 11*

    Enunciado: Recursos destinados a atender necessidades de formação bruta de capital e aquisições líquidas de cessões de ativos não financeiros ( = aquisição de bem Permanente não Financeiro) são identificados no orçamento por meio das:

    A) receitas patrimoniais = receita corrente

    B) transferências intergovernamentais = receita corrente – Transferência corrente.

    C) "Receitas de capital são destinadas a despesas de capital, como a formação bruta de capital e aquisições liquidas de cessões de ativos não financeiras, que são investimentos" (professor QC) = Recursos (CORRETO)

    D) receitas industriais = receita corrente

    E) inversões financeiras = despesa de capital (ATÇ pra não confundir receita com despesa!)

    Se fossem aquisições líquidas de cessões de ativos financeiros ( = aquisição de bem Permanente Financeiro), ainda assim a resposta seriam receitas de capital?!