Resposta: E
Os erros das alternativas estão negritados em vermelho.
A) A Internet, um importante canal de comunicação interna devido a sua periodicidade e à renovação de conteúdo, deve ser acessível a todos os colaboradores da empresa, para que não se torne meio de conflito entre organização e colaborador.
Justificativa: A Internet, justamente por ser a rede de acesso aos computadores externos, não é considerada pelos autores como um meio de comunicação interna. A INTRANET sim. Portanto, essa alternativa tem um erro simples e pequeno que poderia pegar o candidato que passasse lendo desatentamente.
B) Devido à ampla divulgação e à facilidade de uso, WhatsApp, Skype e redes sociais estão entre os principais canais de comunicação interna.
Justificativa: Aplicativos e redes sociais, embora possam ser utilizados no dia-a-dia no trabalho de uma organização, como canais de interação entre os colaboradores (comunicação horizontal), não são considerados pelos autores como canais de comunicação interna, mas as redes sociais corporativas, especialmente desenvolvidas para a instituição, sim.
C) Por se tratar de informações que podem prejudicar a imagem da organização, assuntos que envolvem a alta direção devem ser tratados com cautela nos canais oficiais de comunicação, por meio da restrição da informação.
Justificativa: os assuntos da alta direção devem ser tratados com cautela, mas com TRANSPARÊNCIA, inclusive em situações de crise. Os colaboradores (público interno) devem ser sempre os primeiros stakeholders a saberem da real situação da organização.
D) Uma ferramenta eficaz na comunicação interna é o cartaz, que deve ser afixado em local amplamente frequentado pelos empregados, com informações gerais da empresa, como indicadores, metas, normas, avisos, promoções, entre outras.
Justificativa: O cartaz não é uma ferramenta de comunicação interna. Essa ferramenta não existe! A banca apenas trouxe a definição correta de jornal-mural e ao mesmo tempo tentou confundir o candidato, trocando o termo mural por cartaz.
E) Para que os canais de comunicação interna criem significados, precisam funcionar em via de mão dupla, com participação do empregado e com disposição da organização para ouvi-lo.
CORRETA. Justificativa: A questão trouxe um princípio básico da lógica de funcionamento dos canais de comunicação interna, que precisam funcionar de forma dialógica, em via de mão-dupla, valorizando aspectos tanto da alta cúpula quanto do chão-de-fábrica, promovendo o diálogo, a interação e a transparência entre todos os fluxos.