SóProvas


ID
3188644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O ato emanado de autoridade competente que cria, para o Estado, obrigação de pagamento, pendente ou não, de implemento de condição é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Lei 4.320/64, art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

  • EMPENHO é o momento em que o Estado reserva recursos orçamentários(créditos), para pgto futuro. Dizer que a despesa foi empenhada é o mesmo que dizer que o credito foi utilizado. É ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.   

  • Dando nome aos bois:

    a) ordem de pagamento - A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

    b) Gabarito

    c) Liquidação - Verificação do direito do adquirido pelo credor

    d) amortização de empréstimos - Tipo de origem de Receita de Capital

    e) subvenção econômica - Auxílio econômico concedido pelo setor público.

  • Questão sobre as etapas da despesa pública – tema recorrente em provas de AFO, por isso é importante saber bem as principais etapas.

    Conforme o MCASP, a despesa orçamentária percorre as seguintes etapas. Vou detalhar somente aquelas que interessam para a questão:

    (1) Planejamento

    - Fixação da Despesa

    - Descentralizações de Créditos Orçamentários

    - Programação Orçamentária e Financeira

    - Processo de Licitação e Contratação

    (2) Execução

    - Empenho: segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    - Liquidação: Conforme dispõe o art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar:

    - Pagamento: consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Com isso, já podemos analisar as questões:

    A) Errado, a ordem de pagamento se encontra antes do pagamento em si, sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga, Lei nº 4.320/1964, no art. 64.

    B) Certo, como vimos o empenho é um ato da autoridade competente, conforme art. 58 da Lei nº 4.320/1964:

    “Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição."

    C) Errado, conforme art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação de documentos e outros títulos, como o contrato, os comprovantes da entrega de material ou prestação de serviços, entre outros.  

    D) Errado, amortização de empréstimos concedidos não são atos emanados de autoridade competente que criam para o Estado obrigação, são receitas de capital, conforme MCASP:

    Código 2.3.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Amortização de Empréstimos

    São ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou empréstimos concedidos pelo ente público em títulos e contratos.


    Na classificação orçamentária da receita são receitas de capital, origem específica “amortização de empréstimos concedidos" e representam o retorno de recursos anteriormente emprestados pelo poder público.

    E) Errado, subvenções econômicas não são atos emanados de autoridade competente que criam para o Estado obrigação, são apenas despesas correntes, conforme Lei nº 4.320/1964, transferências correntes a entidades públicas ou privadas.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • LETRA B