SóProvas


ID
3188674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de cargos públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

     

    CF, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    VI - dispor, mediante decreto, sobre:         

     

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;         

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;   

  • Gabarito: letra C

    a) CF, art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    b) Lei 8.112, art. 7º. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    c) CF, Art. 84, VI, b. Compete privativamente ao Presidente da República: dispor, mediante decreto, sobre: (...) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;   

    d) CF, art. 37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    ~ Não inclui função pública!

    e) CF, art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • # Bizú rápido:

    Cargos públicos são privativos de brasileiros natos. ERRADO: prof Universitário pode ser estrangeiro.

    A investidura em cargo público ocorre mediante nomeação. ERRADO: mediante posse.

    C Cargo público vago no âmbito federal pode ser extinto por decreto do presidente da República. CERTO: Bolsonaro fez isso ano passado.

    O provimento em cargo público, em todas as suas modalidades, condiciona-se à aprovação em concurso público. ERRADO: só lembrar do cargo em Comissão.

    Cargos públicos são exclusividade da estrutura da administração direta da União e dos estados. ERRADO: não se esqueçam do DF e Municípios.

  • ·       O provimento ocorre com a nomeação

    ·       A investidura ocorre com a posse

  • Cargo público vago no âmbito federal pode ser extinto por decreto do presidente da República. Art. 84 da CF!

  • Cargo público vago no âmbito federal pode ser extinto por decreto do presidente da República. Art. 84 da CF!

  • art 84CF se nao me engano IX- QUANDO VAGOS

  • 1- Na verdade, os cargos públicos, em geral, podem ser ocupados por brasileiros NATOS, NATURALIZADOS e em alguns casos, até por ESTRANGEIROS;

    2- A inveSSStidura se dá com a poSSSe;

    3-Presidente da República pode extinguir cargos públicos, quando vagos, por meio do chamado DECRETO AUTÔNOMO, cuidado, VAGOS;

    4- Cargo Público é conceito amplo que abrange várias formas de alcançá-lo, não só por meio de concurso público, lembrem-se, temos cargos que são fruto de indicações de autoridades. Ex: diretor do Banco Central;

    5- Temos cargos públicos também no âmbito dos estados e municípios e também em suas respectivas administrações indiretas.

    "Os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças"

  • A) BRASILEIROS E ESTRANGEIROS

    Art. 37. CF A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

            I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    B) INVESTIDURA E PROVIMENTO

    8112

    Art. 7   A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    Art. 8  São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    C) EXTINÇÃO CARGOS E FUNÇÕES

    81, CF Compete privativamente ao presidente da república

    VI - dispor, mediante decreto, sobre:         

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;         

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos

    D) PROVIMENTO

    Existe uma forma de provimento originário: nomeação (depende de concurso público)

    As demais são derivadas de um vínculo preexistente com a administração pública e não são condicionadas a aprovação em concurso público, por tal razão.

    E) CARGO PÚBLICO

    Art. 1  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Art. 2  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Art. 3  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

  • Fico meio desacreditado quando vejo o comentário mais curtido destoando da justificativa correta.

    No caso da LETRA D, são outras modalidades de provimento de cargo público conforme a 8.112:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

  • A questão indicada está relacionada com os agentes públicos.

    • Agentes Públicos (DIAS et al., 2018):

    - Agentes políticos;
    - Servidores públicos: servidores estatutários, empregados públicos e servidores temporários;
    - Militares;
    - Particulares em colaboração: agentes delegados, particulares em colaboração por requisição e particulares em colaboração decorrentes de gestão de negócios.
    A) ERRADO, depende do cargo público. De acordo com o art. 12, §3º, da CF/88, "são privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas; VII - de Ministro de Estado da Defesa". 
    B) ERRADO, pois a investidura em cargo público ocorrerá com a POSSE, nos termos do art. 7º, da Lei nº 8.112 de 1990. A nomeação é forma de provimento, de acordo com o art. 8º, I, da Lei nº 8.112 de 1990.

    C) CERTO, com base no art. 84, VI, b) da CF/88 e de acordo com o STF, RE 240735 AgR / MG - MINAS GERAIS, Rel. Min. EROS GRAU, Julgamento: 28/03/2006, Órgão Julgador: Segunda Turma. EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CARGO PÚBLICO. DECLARAÇÃO DE DESNECESSIDADE. LEI EM SENTIDO ESTRITO. INEXISTÊNCIA. IMPOSSIBILIDADE. PROCESSO ADMINISTRATIVO. 1. Os cargos públicos apenas podem ser criados e extintos por lei de iniciativa do Presidente da República. A declaração de desnecessidade sem amparo legal não é hábil a extingui-los.
    CF/88, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre: b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos. 
    D) ERRADO, tendo em vista que a INVESTIDURA em cargo público DEPENDE de CONCURSO PÚBLICO, nos termos do art. 37, II, da CF/88. "Art.37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declaro em lei de livre nomeação e exoneração". 
    Com relação ao provimento, de acordo com Carvalho Filho (2018), a nomeação é a forma de provimento originário, em que o servidor é nomeado para cargo público após aprovação em concurso público. As formas de provimento derivado são aquelas em que "o cargo é preenchido por alguém que já tenha vínculo anterior com outro cargo". 
    E) ERRADO, já que fazem parte da Administração Direta, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nos termos do art. 37, da CF/88. 

    Referências: 

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 
    DIAS, Lícinia Rossi Correia. et al. Nível superior: direito administrativo. São Paulo: Saraiva, 2016. 
    STF

    Gabarito: C 
  • O provimento se dá pela nomeação, dentre outras formas. A investidura se dá pela posse. 

    Mas qual a diferença entre provimento e investidura ?

    O provimento em cargo público é o ato administrativo que exterioriza a vontade da administração pública para o preenchimento de cargo público por um agente.

    É ato da administração.

    A investidura é o ato pelo qual o provido se torna dono do cargo. Ele passa a ter, por assim dizer, um título de propriedade sobre o cargo. E, da mesma maneira que no Direito Civil a propriedade decorre da posse, aqui também a posse do cargo aperfeiçoa a investidura. Ela, a posse, é simbolizada pela pela assinatura do respectivo termo.

    É ato do agente.

  • O provimento ocorre com a nomeação

    A inveStidura ocorre com a poSSe

    (INVESTIDURA : Eu me VISTO para a POSSE).

    Fé é Força!

  • Por que a cespe não ponhe o item inteiramente correto? DECRETO AUTÔNOMO

  • GABARITO: LETRA C

    Seção II

    Das Atribuições do Presidente da República

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    VI – dispor, mediante decreto, sobre:              

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;           

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;  

    FONTE: CF 1988

  • O Ministro Paulo Guedes ,fiz isso recentemente, pessoal. Ou seja, pós fim a muitos cargos públicos,os quais estavam vagos. E isso, gerou um desespero para nós que prestamos concursos, já que pensávamos que o governo começaria uma caça as bruxas dos concursados. KKK

  • A maioria está fundamentando a resposta da assertiva B com o art. 7º da lei 8.112/90. Contudo, trata-se de concurso estadual, o qual não se aplica essa lei, a princípio.

    No RJ, por exemplo, aplica-se o decreto 220/75 e o decreto 2479/79.

    Art. 14 do decreto 2479/79 a investidura ocorrerá:

    ->  Em comissão, ocorrerá com a posse;

    -> Em cargo de provimento efetivo, com o exercício;

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 7° A invesstidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    Abraço!!!

  • ACargos públicos são privativos de brasileiros natos. (lei 8.112) - Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    BA investidura em cargo público ocorre mediante nomeação. (lei 8.112) Art. 7o  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    C Cargo público vago no âmbito federal pode ser extinto por decreto do presidente da República. CF/88 Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre: b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; 

    DO provimento em cargo público, em todas as suas modalidades, condiciona-se à aprovação em concurso público. CF/88 Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; 

    E Cargos públicos são exclusividade da estrutura da administração direta da União e dos estados. União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    b) ERRADO: Art. 7º. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    c) CERTO: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre: b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos

    d) ERRADO: Art. 37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    e) ERRADO: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • Cargos públicos são privativos de brasileiros natos. ERRADO: prof Universitário pode ser estrangeiro.

    A investidura em cargo público ocorre mediante nomeação. ERRADO: mediante posse.

    C Cargo público vago no âmbito federal pode ser extinto por decreto do presidente da República. CERTO: Bolsonaro fez isso ano passado.

    O provimento em cargo público, em todas as suas modalidades, condiciona-se à aprovação em concurso público. ERRADO: só lembrar do cargo em Comissão.

    Cargos públicos são exclusividade da estrutura da administração direta da União e dos estados. ERRADO: não se esqueçam do DF e Municípios.

    Gostei

    (172)

    Respostas

    (0)

    Reportar abuso

  • GABARITO - C

    Q323689

    A extinção de cargo público preenchido somente pode ser efetivada mediante lei.No entanto, nos casos de cargo vago, essa extinção pode ser efetivada mediante decreto autônomo. CERTO

  • LETRA A - Cargos públicos são privativos de brasileiros natos.

    LETRA B - A investidura em cargo público ocorre mediante nomeação.

    LETRA C - Cargo público vago no âmbito federal pode ser extinto por decreto do presidente da República.

    LETRA D - O provimento em cargo público, em todas as suas modalidades, condiciona-se à aprovação em concurso público.

    LETRA E - Cargos públicos são exclusividade da estrutura da administração direta da União e dos estados.

  • Questão certa: Letra C

    a) Cargos públicos são privativos de brasileiros natos. Errado

    Os cargos, empregos e funções públicas brasileiros natos e naturalizados e também os estrangeiros, perante a lei.

    b) A investidura em cargo público ocorre mediante nomeação. ERRADO

    Ainda não é considerado servidor público no âmbito da nomeação e sim mediante assinatura da posse.

    C) Cargo público vago no âmbito federal pode ser extinto por decreto do presidente da República. CORRETO

    Compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre: b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos

    D) O provimento em cargo público, em todas as suas modalidades, condiciona-se à aprovação em concurso público.Errado

    Pois nomeação precisa de aprovação prévia em concurso público, exceto nomeações para cargo em comissão, na qual é a única modalidade de livre nomeação e exoneração.

    Lembrando que dentro do provimento há também outras formas,tais como:

    Readaptação, recondução, reversão, reintegração, aproveitamento, nomeação e promoção.

    Mas somente a nomeação é por caráter de provimento originário, ou seja, ainda não tem vínculo com a ADM pública, mas ocupará depois da posse. Macete: 4 reis aproveitaram nossa promoção

    E) Cargos públicos são exclusividade da estrutura da administração direta da União e dos estados.

    Compete a adm direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios 

  • Sobre o provimento:

    Art. 8  São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação: Única forma de provimento originária. Pode ser feita em caráter efetivo ou em comissão.

    II - promoção: O servidor que ganha uma promoção muda de cargo. É uma forma simultânea de provimento e vacância

    V - readaptação: Essa forma de provimento ocorre quando o servidor sofre algum tipo de doença ou acidente que lhe cause alguma limitação física ou mental. Nesse caso, ele é readaptado para uma função compatível com suas novas capacidades. É uma forma simultânea de provimento e vacância

    VI - reversão: A reversão é a volta do servidor aposentado à carreira ativa. Ela pode ocorrer a pedido ou de ofício. Reversão a pedido é quando o próprio servidor aposentado pede para voltar ao trabalho. Isso só pode ser feito no prazo máximo de até 5 anos da aposentadoria voluntária. A reversão de ofício é quando a própria administração pública exige a volta do servidor aposentado por invalidez.

    VII - aproveitamento: O aproveitamento, ocorre quando o cargo do servidor estável é instinto da organização. Nesse caso, ele passa a ocupar um novo cargo com funções e remunerações compatíveis ao original. 

    VIII - reintegração: Este provimento ocorre quando a demissão do servidor é considerada ilegal via processo administrativo ou judicial. 

    IX - recondução: A recondução é a volta do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. Isso acontece caso ele seja inabilitado no estágio probatório de outro cargo, ou caso o ocupante original seja reintegrado.

    Por isso: Art. 6  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder. 

    E a CF, art. 37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

  • GAB: C

    Extinção de cargo vago -> lei ou decreto autônomo

    Extinção de cargo ocupado -> somente por lei

    Criação de cargo -> somente por lei

     

    Q910526 - Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EMAP Provas: CESPE - 2018 - EMAP

    Julgue o próximo item, relativo à organização dos poderes.

    Quando um cargo público federal estiver vago, o presidente da República poderá extingui-lo por decreto, sem a necessidade de lei. (C)

    Q854511 - Ano: 2017 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRF - 1ª REGIÃO Provas: CESPE - 2017 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário

    Independentemente de lei, o presidente da República pode, por decreto, dispor sobre a extinção de cargo público vago. (C)

    ________________

    Persevere!

  • Compete privativamente ao Presidente da República:

    (...)

    IV – sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentes para sua fiel execução;

    (...)

    VI – dispor mediante decreto, sobre:

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.

  • O provimento ocorre com a nomeação

    A inveStidura ocorre com a poSSe

  • LETRA C

    A) ERRADO, depende do cargo público. De acordo com o art. 12, §3º, da CF/88, "são privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas; VII - de Ministro de Estado da Defesa". 

    B) ERRADO

    Nomeação - Provimento

    Investidura - Posse

    C) CERTO CF/88, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre: b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos. 

    D) ERRADOtendo em vista que a INVESTIDURA em cargo público DEPENDE de CONCURSO PÚBLICO, nos termos do art. 37, II, da CF/88. "Art.37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declaro em lei de livre nomeação e exoneração". 

    Com relação ao provimento, de acordo com Carvalho Filho (2018), a nomeação é a forma de provimento originário, em que o servidor é nomeado para cargo público após aprovação em concurso público. As formas de provimento derivado são aquelas em que "o cargo é preenchido por alguém que já tenha vínculo anterior com outro cargo". 

    E) ERRADO, já que fazem parte da Administração Direta, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nos termos do art. 37, da CF/88. 

  • Gab: C

    Para quem ficou em dúvida entre a letra B e C

    Nomeação, posse, exercício.

    a investidura no cargo ocorre na posse !!

  • C) CERTO, com base no art. 84, VI, b) da CF/88 e de acordo com o STF, RE 240735 AgR / MG - MINAS GERAIS, Rel. Min. EROS GRAU, Julgamento: 28/03/2006, Órgão Julgador: Segunda Turma. EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CARGO PÚBLICO. DECLARAÇÃO DE DESNECESSIDADE. LEI EM SENTIDO ESTRITO. INEXISTÊNCIA. IMPOSSIBILIDADE. PROCESSO ADMINISTRATIVO.

    1. Os cargos públicos apenas podem ser criados e extintos por lei de iniciativa do Presidente da República. A declaração de desnecessidade sem amparo legal não é hábil a extingui-los.

    CF/88, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre: b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos. 

    CESPE E SUA MULTIDISCIPLINARIDADE!

  • CARGO VAGO pode ser extinto por Regulamento Autônomo (DECRETO).

    ÓRGÃO não pode ser extinto por Regulamento Autônomo (DECRETO).

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    VI - dispor, mediante decreto, sobre:

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;  

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

    Gabarito: Letra C

  • O provimento ocorre com a nomeação

    A inveStidura ocorre com a poSSe

  • A - Errada. Cargo público pode ser preenchido por br naturalizado e inclusive por estrangeiro (lei regulará esta hipótese)

    B - Errada. A investidura é com a posse

    C - Correta.

    D - Errada. Cargo em comissão é de livre nomeação e exoneração

    E - Errada. Só pensar em concursos municipais e concursos para provimento da adm indireta.

  • LETRA C

    Presidente pode:

    Decreto

    Indulto

    Prover cargos quando vargos.

    Quem define se o nossos sonhos são possíveis ou impossíveis somos nós e não os outros.

  • Sobre a letra D, segue o comentário de um colega do QC na questão :

    provimento de vaga é diferente de provimento de cargo. Cargo aceita nomeação ad nutum. Vaga só por concurso.

    porque autorização tem que estar na LOA

  • Famoso decreto autônomo

  • claramente uma pegadinha, pois existe uma condição para que o presidente possa extinguir cargos, a vacância, algo que não foi colocado no item.