SóProvas


ID
3188950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um mercado em que a oferta é dada por p = 10, a demanda é igual a p = 34 - q, em que p e q são, respectivamente, o preço e a quantidade. 

Nesse contexto, caso o governo imponha um imposto de 2 unidades monetárias sobre o mercado, o valor arrecadado pelo governo e o valor do peso morto, em unidades monetárias, serão iguais, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Para achar a quantidade em equilibrio:

    Oferta = demanda

    P oferta = P demanda

    10 = 34-q

    q = 24

    Ao adicionar o tributo a nova quantidade demandada será:

    P oferta = P demanda - Tributo

    10 = 34 -q -2

    q = 22

    Valor arrecadado pelo governo será a quantidade demandada x tributo = 22 x 2 = 44

    Peso morto = [(Q1-Q2)xT]/2

    Peso morto = [(24-22)x2]/2

    PM = 2

  • Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a tributação do governo. 

    Quando o governo introduz um imposto no mercado, ele aumenta o preço desse produto, mas também altera a demanda e a oferta por este bem. Os ofertantes recebem menos por produto vendido, já que parte vai para o governo De forma semelhante, os demandantes consomem menos do produto, pois o produto fica mais caro.

    Ao alterar as forças de demanda e oferta, o governo pode causar peso morto, isto é, excedentes do consumidor e do produtor que serão perdidos, dada a introdução do novo imposto.

    Bom, mas para verificarmos como o novo imposto impactará no mercado, precisamos ver qual era a situação antes do imposto.

    A oferta era p = 10 enquanto que a demanda é igual a p = 34 -q.

    Igualando demanda e oferta, podemos encontrar a quantidade de equilíbrio transacionada neste mercado.

    P = 34- Q

    10 = 34 - Q

    Q = 24

    Ou seja, antes do imposto, eram transacionadas 24 unidades ao preço de 10 cada uma.

    Agora, com o novo imposto de 2 sobre o mercado, a quantidade de equilíbrio vai se alterar, pois os consumidores e ofertantes repassarão os 2 do imposto ao governo. Podemos adicionar esta informação subtraindo o 2 do novo imposto da equação da demanda (já que os demandantes vão demandar menos após o imposto) ou aumentando o 2 no preço de oferta (pois os comerciantes vão acrescentar o imposto ao valor do produto).

    Você escolhe qual quer fazer. Aqui, vou escolher somar o imposto na função da oferta.

    Oferta anterior:
    P = 10.

    Oferta após o imposto
    P = 10 +2 = 12

    Vamos, igualar a demanda com a nova função oferta. Teremos:

    P = 34 - Q
    12 = 34 - Q
    Q = 34 - 12 - 22

    Ou seja, antes o mercado transacionava 24 unidades. Com a introdução do novo imposto, transaciona-se apenas 22 unidades.

    Em cada uma dessas unidades, o governo arrecada 2. A arrecadação total, portanto, será o valor do imposto (2) multiplicada pela quantidade transacionada (22). Assim:

    Arrecadação Governo = ImpostoxQuantidade Transacionada

    Arrecadação = 2*22 = 44

    Agora, falta apenas calcularmos o peso morto. Para concursos, geralmente usamos uma curva de oferta e de demanda lineares, o que faz com que o peso morto seja um "triângulo".




    No gráfico acima, temos um equilíbrio antes do imposto (Q* e P*). Mas, após a introdução do imposto, a curva de oferta se alterou (de O para O*). O resultado, é que as áreas C e D não são mais transacionadas. Ou seja, se somarmos as áreas C e D, teremos o peso morto.

    Repare como as áreas C e D formam, juntas um triângulo "deitado".

    Assim, para sabermos qual o valor dessa área, precisamos calcular a área desse triângulo, que você aprendeu lá no ensino médio. A área do triângulo é dada por:

    (BasexAltura)/2

    No gráfico acima, a base do nosso triângulo "deitado" será o t, que corresponde ao imposto do governo (repare que o valor de t tem a mesma dimensão das bases de C+D). E a altura do triângulo será a diferença entre a quantidade antes do imposto (que na nossa questão é 24) e a quantidade após o imposto (22). Assim, Base = 2 e Altura = 24 - 22 = 2.

    Assim, o cálculo da área do peso morto será:

    Peso Morto= (BasexAltura)/2
    Peso Morto= (2x2)/2
    Peso Morto = 4/2 = 2

    Portanto, o peso morto será de 2 unidades.

    Assim, temos:
    Valor arrecadado= 44
    Peso morto= 2


    Gabarito do Professor: Letra D.