SóProvas


ID
3190120
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na Constituição Federal de 1988, os direitos e deveres individuais e coletivos são previstos como segue:

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C, conforme disposto no art 5º da CF, XXVI: "a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento".

    A) todos são iguais perante a lei, garantindo somente aos brasileiros à inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança, à propriedade. ERRADO

    Art. 5º da CF, caput: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)

    B) a casa é asilo inviolável, mesmo em caso de flagrante delito ou desastre. ERRADO

    Art 5º da CF, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    D) a expressão artística é condicionada a prévia aprovação do órgão competente. ERRADO

    Art 5º da CF, IX: “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença".

  • Esquematizando....

    Hipóteses de violação de domicílio:

    Flagrante delito

    por mais que haja divergência o Cespe considerou correto o entendimento que a inviolabilidade pode acontecer em

    quaisquer das modalidades de flagrante do art. 302, quais sejam: próprio, impróprio, ficto.

    Cespe- 2019-PRF

    A entrada forçada em determinado domicílio é lícita, mesmo sem mandado judicial e ainda que durante a noite, caso esteja ocorrendo, dentro da casa, situação de flagrante delito nas modalidades próprio, impróprio ou ficto.

    (X) CERTO () ERRADO

    desastre

    prestação de socorro

    Ordem escrita e fundamenta da autoridade Judicial competente (durante o dia)

    O STF entende como domicílio o local em que se exerce profissão como:

    Consultórios médicos, dependências de empresas (não acessíveis ao público)

    quartos de hotéis.

    Importante:

     segundo o STJ, equipara-se a uma busca pessoal, aquela realizada no interior de veículo de propriedade de investigado, fundada no receio de que a pessoa esteja na posse de material que possa constituir corpo de delito independe de prévia autorização judicial,  salvo nos casos em que o veículo é utilizado para moradia, como é o caso de cabines de caminhão, barcos, trailers , etc: STJ, 6ª Turma, HC 216.437/DF, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, j. 20/09/2012.

    Quanto a pequena propriedade rural, cuidado com os requisitos:

    a) deve ser classificada como pequena nos termos de lei ordinária

    b) deve ser produtiva

    c) deve produzir a partir do trabalho familiar

    d) a dívida deve ser relacionada a atividade produtiva.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhoras para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar seu desenvolvimento.

    PM/BA 2020

  • ART.5° XXVI-a pequena propriedade rural ,assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;
  • Gabarito letra C

    a pequena propriedade rural, desde que trabalhada pela família, é impenhorável

  • letra c . incompleta ,mas não errada.
  • Gabarito: C

    a) todos são iguais perante a lei, garantindo somente aos brasileiros à inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança, à propriedade. Art. 5 caput

    b) a casa é asilo inviolável, mesmo em caso de flagrante delito ou desastre. Art. 5, XI

    c) a pequena propriedade rural, desde que trabalhada pela família, é impenhorável. Art. 5, XXVI

    d) a expressão artística é condicionada a prévia aprovação do órgão competente. Art. 5, IX

  • GABARITO C

    Art 5º

    XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

  • QUESTÃO ERRADA

    Não é qualquer "pequena propriedade rural", senão todas seriam. Tem que ser a definida em lei.

    Art 5º da CF, XXVI: "a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento".

    Esse tipo de raciocínio e interpretação já foi explorado pelo Cespe.

  • GABARITO C

    PMGO#

    ART.5° XXVI-a pequena propriedade rural ,assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

  • QUESTÃO ERRADA

    Art 5º da CF, XXVI: "a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento".

    Se o cara pegar financiamento para viajar, sua propriedade pode ser objeto de penhora sim! - Adriane Fauth - Alfacon.

  • 5Letra C

    art 5º da CF, 

    XXVI: a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.

  • Letra C

    CF/88

    Art.5° XXVI - a pequena propriedade rural ,assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

  • A) Garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país a inviolabilidade da VLISP.

    O estrangeiro tem direito a todas as prerrogativas básicas que lhe assegurem a preservação do status libertatis e sua análise pelo poder público. O STF entende que o direito de propriedade é garantido ao estrangeiro não residente.

    B) Salvo em caso de flagrante delito, prestar socorro, desastre ou por ordem judicial, durante o dia.

    C) Resposta

    D)Independentemente de censura ou licença. Só que não quer dizer que pode falar tudo. Liberdade de expressão não é absoluta e encontra limites em outros direitos. O profissional que o fizer em tom tóxico poderá responder penal e civilmente pelos abusos que cometer, assegurando o direito de resposta da vítima.

  • Examinador reprovado.

    XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

    A propriedade em tela pode ser penhorada em outras hipóteses (tributos, dívida de alimentos etc).

    d) a expressão artística é condicionada à prévia aprovação do órgão competente. (Faltou crase)

  • XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    a) INCORRETA. 

    Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (...) (art. 5º, CF/88).

    O legislador estendeu aos estrangeiros a igualdade perante a lei. Logo, não há no que se falar em exclusão aos estrangeiros. Ademais, o STF conferiu interpretação extensiva a esse diploma também para os estrangeiros não residentes no Brasil.

    b) INCORRETA. 

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial (art. 5º, XI, CF/88).

    Alternativa equivocada, tendo em vista que são exceções legitimadas constitucionalmente.

    Nesses termos, temos que o ingresso poderá ocorrer:

    COM o consentimento do morador, ou

    SEM o consentimento do morador nas seguintes hipóteses:

    1. flagrante delito >>> qualquer hora.

    2. desastre >>> qualquer hora.

    3. prestar socorro >>> qualquer hora.

    4. durante o DIA, por determinação judicial.

    PEGADINHAS:

    1. O enunciado afirma equivocadamente “a qualquer hora”, por determinação judicial.

    2. O enunciado afirma erroneamente por determinação “policial” ou “administrativa” ou “judicial ou administrativa” ou “pelo Delegado”.

    c) CORRETA. 

    A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento (art. 5º, XXVI CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional. Veja os critérios: deverá ser trabalhada pela família e a dívida causadora deverá ter sido originada na atividade produtiva.

    d) INCORRETA. 

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (art. 5º, IX CF/88).

    Equivocada. O diploma sobredito não condiciona à expressão artística a prévia aprovação de órgão competente.

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: C.

  • NUNCA QUE É IMPENHORÁVEL , PARA FINS DE OUTRAS DÍVIDAS QUE NÃO SEJA DA ATIVIDADE PRODUTIVA RURAL FAMILIAR, O PODER PÚBLICO PODE SIM PENHORAR.

    FONTE: PROF. CARDOSO NETO (ALFACON).

  • Po, UFG, a constituição não diz que a propriedade é impenhorável e ponto não. Só diz que não é penhorável para pagar débitos que decorram da sua própria atividade produtiva!!!!

  • Algo de errado não está certo...

  • Se o cara contraiu uma dívida que não tem nada aver com a pequena propriedade rural pode sim ser penhorado.
  • É impenhorável? Sim,mas há exceções.

    Gabarito: C