SóProvas


ID
3190201
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4

Observe o trecho retirado do livro A vida íntima das frases, de Deonísio da Silva.

A ocasião faz o ladrão. Frase com certa sutileza malvada embutida. Dá conta implicitamente de que, havendo ocasião, surge inevitavelmente o ladrão. Diversos códigos penais basearam-se em tão triste concepção do gênero humano para vazar seus artigos. Segundo tal hipótese, o que garante não haver ladrões é um eficiente sistema de punição.

Numa outra frase analisada no livro A vida íntima das frases, de Deonísio da Silva, aparece a introdução a seguir.

A preço de banana. A expressão remonta a um tempo em que a banana dispensava maiores cuidados e integrava aquelas frutas já existentes no Brasil antes do descobrimento, não sendo sequer necessário plantá-la para que desse frutos”.

Um texto é construído com muitas reiterações de seus termos; as formas de reiteração são variadas. Considerando o fragmento do texto acima, indique a identificação da forma de reiteração de modo inadequado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? reiteração por substituição: integrava aquelas frutas já existentes no Brasil;

    ? Incorreto, a "reiteração" marca a repetição de algo, quando, na verdade, se refere a um elemento textual que está fora do texto, é uma referência exofórica (fora do texto e refere-se às frutas daquela época).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A letra E está certa.

    A elipse é a supressão de um termo que pode ser facilmente subentendido pelo contexto linguístico. No caso em comento, ...não sendo sequer necessário plantá-la para que desse frutos.., há a supressão da palavra banana.

  • Questões mais esculhambadas q FAURGS.. to impressionado.

  • Gabarito: c

    --

    Creio que a letra d também esteja errada por dizer que reitera pronomes. Na verdade, "em" é uma preposição. Vejam:

    ...a um tempo em que a banana dispensava maiores cuidados...

    em = preposição;

    que = pronome relativo.

    *** Qualquer coisa mandem mensagem privada, por favor.

    Errei essa bagaça :/

  • ARTHUR CARVALHO, saudades da época em que tive a honra de ler seus comentários em todos os itens da questão. Não nos abandone volte a comentar toda a questão!!

  • Gabarito: C

    reiteração por substituição: integrava aquelas frutas já existentes no Brasil;

    ➨ Reiterar é o mesmo que dizer de novo, repetir. Nesse caso, "aquelas frutas" não repete nem substitui, simultaneamente, nenhum termo anterior. O autor se refere às frutas típicas, nativas do Brasil que já existiam, não eram cultivadas, mas se produziam de forma natural na terra.

  • Banca muito cocô

  • Como assim não é D?? Gente... "EM" não é pronome, é preposição. WTF??

  • GAB C

    GRAN, Leandro Campagnaro de Araújo

    A questão busca saber se o candidato tem conhecimento dos termos técnicos usados para se referir ao elementos de coesão textual.

    Assim, dentre as alternativas apresentadas, ele quer a que a reiteração está errada.

    Reiterar significa trazer de volta, reafirmar algo dito anteriormente. 

    Alternativa A: Reiterar de forma idêntica é repetir o mesmo termo sem alterá-lo. 

    Alternativa B: Reiteração por termo definidor significa que está explicar algo dito anteriormente. "A expressão remonta a um tempo" está definindo a frase: "A preço de banana".

    Alternativa C: gabarito. Reiteração por substituição significa trocar um termo por outro com o mesmo sentido. Sendo assim, o item está equivocado, porque a expressão "aquelas frutas" não reitera algo dito anteriormente, mas faz menção a um termo que não está no texto, o texto não faz menção a essas frutas, remete-se apenas as frutas que existiam no Brasil. Atenção! Não confundam com a palavra banana da EXPRESSÃO "A preço de banana" aqui é uma referência a um produto barato, essa banana aqui NÃO é a fruta da expressão anterior, CUIDADO para não confundir. 

    Alternativa D: Reiteração por emprego de pronomes é autoexplicativa, retomar um termo por meio de um pronome, o “que” na frase é pronome relativo, "um tempo no qual ....".

    Alternativa E: Na reiteração com elipse de um termo anterior, há a omissão de um termo mencionado anteriormente, "para que a banana desse frutos".

    Bons estudos.

  • Entendi não.

  • entendi nem o que a questão queria!

  • A questão exige conhecimento sobre elementos coesivos e interpretação textual. Para evitar a repetição excessiva de um mesmo termo no texto, uma forma de estabelecer conexão é retomá-lo de forma diferente. Essa retomada ou reiteração é um mecanismo para garantir a coesão textual.

    Nas alternativas, algumas possibilidades são apresentadas:
    - reiteração de forma idêntica: O termo é repetido exatamente como o apresentado inicialmente. No caso do texto, o termo apresentado e retomado posteriormente é banana/ preço de banana.
    - reiteração por termo definidor: O termo a expressão é uma forma de fazer uma referência ao conjunto de palavras a preço de banana. Quando lemos “a expressão remonta [...]", somos conectados aos termos antecedentes, isto é, a preço de banana.
    - reiteração por emprego de pronomes: O pronome relativo que substitui um termo antecedente. Ele pode ser substituído por no qual.
    - reiteração com elipse de um termo anterior: Elipse é a omissão de um termo anterior sem prejuízo para a clareza. Nesse caso, é possível completar a frase mentalmente sem que seja necessário indicar a presença do termo banana: “[...] não sendo sequer necessário plantá-la para que (a banana) desse frutos".

    A única alternativa que não retoma o termo anterior é a reiteração por substituição, já que os termos aquelas frutas referem-se a outras frutas já existentes no Brasil. Essa informação sequer é desenvolvida no texto. A alternativa correta é a  Letra C.

    Gabarito da Professora: Letra C.
  • Explicando a letra D

    reiteração por emprego de pronomes: a um tempo em que a banana dispensava maiores cuidados;

    "Em que" -> Exerce a função de pronome relativo (especificamente o "que"), sendo possível a observação em sua alteração para "no qual", retomando "tempo"

    a um tempo no qual a banana dispensava maiores cuidados;