SóProvas


ID
3190897
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação de desempenho nas empresas tem como propósito diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos colaboradores, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como gerando um melhor desempenho. Cada sistema de avaliação possui suas peculiaridades, com pontos fortes e pontos fracos. Há um método baseado no fato de que, no comportamento humano, existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos. Trata-se de uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos a respeito do desempenho de seus subordinados. Existe também outro método que pretende fixar padrões mais objetivos de avaliação entre os avaliados, distribuindo os colaboradores em parâmetros predefinidos de desempenho esperado. Trata-se, respectivamente, dos seguintes métodos de avaliação de desempenho:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Incidentes críticos: O avaliador deve identificar os incidentes críticos do desempenho do funcionário, que representam as características mais extremas e memoráveis que se relacionam com desempenho altamente positivo (representando o sucesso) e altamente negativo (representando o fracasso).

    Escolha forcada: Busca avaliar o desempenho do funcionário com base em um conjunto de frases organizadas em blocos. A ideia geral é que, em cada bloco, o avaliador escolha um número predeterminado de frases ou palavras que melhor representem o comportamento do funcionário, deixando de lado os demais.

    Fonte: Estrategia Concursos

  • Existem várias formas de avaliações de desempenho, dentre as quais podemos destacar as mais usadas:

    1- escalas gráficas, 2- escolha forçada, 3- pesquisa de campo, 4- incidentes críticos e 5- listas de verificação (CHIAVENATO, 2014 p.217).

    a) Escalas gráficas: é um método simples de avaliação, baseado em uma dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão graus de avaliação.

    b) Escolha forçada: consiste em avaliar o desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas, focalizam aspectos do comportamento.

    c) Pesquisa de campo: é um método mais completo baseado no princípio de linha de staff de processo de avaliação de desempenho, desenvolvidos em quatros etapas: I. Entrevista de avaliação inicial, II. Entrevista de análise complementar, III. Planejamento das providências e IV. Acompanhamentos dos resultados.

    d) Incidentes críticos: é um método tradicional simples baseado nas características extremas e representam desempenhos altamente positivos ou negativos. Cada fator de avaliação é transformado em incidentes críticos ou excepcionais e avaliam pontos fortes e pontos fracos de cada colaborador.

    e) Lista de verificação: é um método simplificado de escalas gráficas, baseado em relação de fatores de avaliação (checklists) a respeito do funcionário. Cada um desses fatores de desempenho recebe uma avaliação quantitativa.