SóProvas


ID
3191614
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O tratamento de esgotos nas cidades é o maior desafio para a universalização do saneamento básico no Brasil. Mesmo entendendo a sua importância, boa parte da população ainda é contrária à instalação devido aos impactos negativos existentes. As maiores reclamações são relacionadas à presença de odores desagradáveis gerados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a sua influência na vizinhança.

Qual o gás que provoca os maus odores e qual a medida de mitigação para resolver o problema RESPECTIVAMENTE?

Alternativas
Comentários
  • Plantio de árvores ?? É sério?

  • Sinceramente? Eu acho que algumas bancas perderam a noção de brincar com a cara do candidato. Existe inúmeras formas de reduzir e eliminar esses odores, mas plantar árvores é brincadeira. Pesquisei vários estudos sobre esse problema e nenhum citou essa solução.

  • Gabarito: Letra C

    Os problemas de odores e corrosão nas ETEs encontram-se associadas principalmente ao gás sulfídrico (H2S) gerado durante o processo anaeróbio. Esse gás, quando emitido para a atmosfera, possui odor característico de ovo podre e é perceptível ao olfato humano em baixíssimas concentrações, podendo causar impactos sobre o bem estar da população que vive no entorno.

    Uma das formas de minimizar tal impacto é implantando as chamadas "cortinas verdes", que funcionam como barreiras físicas no perímetro da ETE e induzem turbulência atmosférica.

    Podem procurar sobre "cortina verde" no Google que vocês vão achar extensa bibliografia sobre =) Aaaa, também podem ser usadas em aterros sanitários, com o mesmo propósito.