SóProvas


ID
3192784
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O filósofo pré-socrático Heráclito afirmava “que nada é permanente, exceto a mudança”. Para os administradores e dirigentes empresariais da atualidade, a mudança continua sendo a única constante, e o sucesso de uma organização é determinado por sua habilidade permanente de administrar a mudança. A mudança pode ser vista de duas formas, que são: a incremental ou a radical e os quatro estágios distintos, que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança. Esses estágios são:

Alternativas
Comentários
  • alguém para explicar essa questão?

  • Bizarra, achei que fosse a letra A, o gabarito.

  • quatro estágios distintos, que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança

    O enunciado traz um claro sentido de resistencia, oposição.

    logo, letra D.

    Na letra A, são as etapas do processo da mudança, as pessoas não enfrentam essas etapas, elas participam.

  • GABARITO: LETRA D

    Na maioria das vezes o processo de mudança incorre em etapas mais ou menos traumáticas ou, até se alcançar o resultado desejado. É preciso estar consciente de que nenhuma mudança ocorre de forma harmoniosa ou sem conflitos.

    Autores como Jaffe e Scott (2003) desenvolveram um modelo que exemplifica isso e que tem sido bastante difundido no mundo dos negócios, a curva de transição da mudança, que por sua vez, também é baseada em um modelo mais sofisticado de Elizabeth Kubler-Ross. Os autores afirmam que para que um processo de mudança ocorra, geralmente os seus envolvidos irão passar por quatro principais estágios ou etapas:

    1. Negação;

    2. Resistência;

    3. Exploração;

    4. Comprometimento;

    PASSEI DIRETO.

  • Os quatro estágios distintos que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança são:

    negação;

    resistência;

    exploração e;

    comprometimento.

  • Contextualizando a alternativa "a": os estágios citados dizem respeito ao processo de mudança proposto por Kurt e Lewin e envolvem três etapas:

    1. Descongelamento
    2. Mudança
    3. Recongelamento

    Contextualizando a alternativa "d": apesar de carecer de bibliografia, essas etapas, denominadas "estágio de luto", são de autoria da psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. Subdividem-se em:

    1. Negação
    2. Resistência
    3. Exploração
    4. Aceitação

    • Como o enunciado foi taxativo ao solicitar os "quatro estágios distintos", e tendo em vista que, na primeira teoria são três estágios (o estágio "implementação" não existe), a alternativa "d" é a que melhor responde ao comando da questão.

    GABARITO: D)

  • A mudança pode ser vista de duas formas, que são: a incremental ou a radical e os quatro estágios distintos, que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança. Esses estágios são: negação, resistência, exploração e comprometimento.