SóProvas


ID
3192844
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia a definição a seguir.

Método de avaliação de desempenho, em que o avaliador se concentra em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade. Em geral, a montagem desse sistema é extremamente simples.

Tais processos estão relacionados ao método de

Alternativas
Comentários
  • Essa questão remete a Gestão do Desempenho, no qual através do processo de avaliação do desempenho, pode-se utilizar a técnica de incidentes críticos, na qual será avaliado os pontos extremos do colaborador, ou seja, os pontos positivos ou negativos, fracos ou fortes e assim por diante...

  • ESCALA GRÁFICA: É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação são os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários. O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados e escolhidos para definir em cada pessoa as qualidades que se pretende avaliar. 

    ESCOLHA FORÇADA: Para eliminar a superficialidade, a generalização e a subjetividade – aspectos característicos da escala gráfica – surgiu o método da escolha forçada. Consiste em avaliar o desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases. O avaliador escolhe forçosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do avaliado. Ou então, escolhe a frase que mais representa o desempenho do funcionário e a frase que mais se distancia dele. Daí, a denominação escolha forçada. 

    INCIDENTES CRÍTICOS: É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos. Aproxima-se da técnica de administração por exceções utilizada por Taylor, no início do século XX. Cada fator de avaliação do desempenho é transformado em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar pontos fortes e pontos fracos de cada colaborador. 

    AVALIAÇÃO 360°: Refere-se ao contexto geral que envolve cada pessoa. Trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°. É uma forma mais rica de avaliação pelo fato de produzir diferentes informações vindas de todos os lados. A avaliação 360° proporciona condições para que o colaborador se adapte e se ajuste às várias e diferentes demandas que recebe do seu contexto de trabalho ou de seus diferentes parceiros. O avaliado, contudo, fica na passarela sob os olhos de todos, o que não é nada fácil. Pode se tornar vulnerável, se não for bem preparado ou não tiver a mente aberta e receptiva para esse tipo de avaliação ampla e envolvente.

    Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato - 4ª Edição

    Gabarito: C

  • Gabarito C

    Incidentes críticos [tradicional]

    > Avaliação de características extremas e memoráveis >>>Altamente positiva ou altamente negativa.

    Incidentes críticos (Prof. Heron)

    Pontos: fortes e fracos.

    Baseado na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto positivos quanto negativos.

    Tenta reduzir a subjetividade, a generalização e a superficialidade.