SóProvas


ID
3193777
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               Na guerra dos provérbios


      Os provérbios − pitadas de sabedoria popular − brigam muito entre si. Podem ser inteiramente contraditórios. “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, diz um, elogiando a sábia prudência. Mas outro diz: “Quem não arrisca não petisca”, louvando a ousadia corajosa. Num dicionário de provérbios, a coisa mais fácil é encontrar disparidades de julgamento. E o que significa essa falta de consenso?

      Certamente não significa falta de sabedoria: os provérbios nascem de lições que ficam de experiências várias, vividas em sua verdade. Tudo está em saber o momento de aproveitá-los, de entender a situação a que cada um se ajusta, o momento em que um ganha plena validade. No conjunto, eles refletem situações díspares, vividas por personalidades distintas e em atendimento aos mais variados interesses.

      Ao longo da vida, sentimos que muita coisa tem valor momentâneo. Os provérbios não fogem a essa realidade. Com o acúmulo de experiências, situações parecidas podem e devem ser enfrentadas de modo a aproveitar a particularidade de cada circunstância. A prudência de um velho pode não ficar bem num jovem, assim como o arroubo juvenil se casa mal com a velhice. Os provérbios, nas diferentes idades da História e de cada ser humano, sabem adequar-se às nossas necessidades. O mais difícil é equacionar uma específica necessidade com o modo próprio de atendê-la.

      A cada momento cabe um provérbio justo. A nós, cabe uma escolha.

                                                                         (Ernani Frutuoso da Veiga, inédito) 

Os termos sublinhados são exemplos de uma mesma função sintática nesta frase de redação inteiramente correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Dos provérbios só tiram lições aqueles que sabem aproveitá-los.

    Me corrijam se estiver errado, mas as duas palavras sublinhadas exercem função OBJETO DIRETO

  • GABARITO: LETRA A

    ? Dos provérbios só tiram lições aqueles que sabem aproveitá-los.

    ? tiram alguma coisa e aproveitam alguma coisa (=ambos termos em destaque exercem a função sintática de objetos diretos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Dos provérbios só tiram lições aqueles que sabem aproveitá-los.

    que tira? eles ( sujeito) o que de que? lições ( OD) dos proverbios ( OI)

    quem sabe aproveitar? aqueles ( sujeito), que aproveita, aproveita algo, o que? os proverbios ( LOS: OD)

  • Gabarito: A.

    Repare que pede-se, além de termos sublinhados com mesma função correta, frase com redação inteiramente correta. Se lermos bem, apenas a letra A tem redação correta, a saber:

    B)o verbo, para concordar (com a O S S Subjetiva) deveria ser ocorra (e não ocorram).

    C)o verbo deveria ser COSTUMA (e não costumam), para concordar com o sujeito simples VALOR.

    D)a redação está incorreta pelo fato do adj adverbial (no texto) deslocado não vir entre virgulas.

    E)A redação também está incorreta pois OFERECER é VTDI. LIÇÕES é o núcleo do OD e LHES (ao invés de os) deveria ser o OI.

  • Indo por esse caminho é realmente bem mais facil. Pena que só li o comentario depois. KKK

  • Letra A: “Lições” é o complemento direto do verbo “tirar”, sendo, portanto, objeto direto. Em outro ponto, “los” retoma a palavra “provérbios”, ligando-se ao verbo “aproveitar”. Se fizermos uma substituição na frase, teremos “aqueles que sabem aproveitar os provérbios”. Assim, a expressão “los” funciona também como objeto direto. Esta é nossa alternativa correta.

    Letra B: Isolando o sintagma “os provérbios valem para todas as situações”, percebemos que “provérbios” funciona como núcleo do sujeito de “valem”; em outro ponto, “situações” tem a função sintática de objeto indireto do mesmo verbo. Item incorreto.

    Letra C: O termo “momentâneo” funciona como adjunto adnominal de “valor”; já “diversidade” é núcleo do complemento nominal de “decorrer”. Item incorreto.

    Letra D: O termo “texto” funciona como núcleo do adjunto adverbial de “Ilustrou-se”; já “sentidos” é núcleo do objeto direto do verbo “haver”. Item incorreto.

    Letra E: O termo “provérbio” atua como sujeito de “oferecer”, enquanto que “lições” é objeto direto deste mesmo verbo.

    Resposta: A

    Fonte: Prof. José Maria; Direção Concursos