a. correta
b. força
c. oportunidade
d. ameça
e. fraqueza
Os elementos forças e fraquezas são internos à organização e potencialmente podem ser controlados por elas.
Forças: recursos, habilidades, posição de mercado, patentes, capital humano, etc. competências que distinguem a organização de seus concorrentes.
Fraquezas: podem levar as organizações a um fraco desempenho. Ex: métodos de produção obsoletos, carência de recursos tecnológicos, política de incentivos inadequada, etc.
No ambiente externo (oportunidades e ameaças) os fatores não podem ser controlados pelas organizações, que devem atuar sobre suas forças e fraquezas para que possam explorar as oportunidades do ambiente e se proteger das ameaças.
Ao invés de raciocinar a matriz SWOT do modo tradicional sobre o que é externo ou interno, é mais simples pensar nos fatores bons ou ruins que são controláveis ou não: falta dinheiro pra empresa, você pega um empréstimo, então se pode controlar esse problema ele é fraqueza; a localização da sua empresa, bem, você colocar sua empresa onde você quiser, então se pode controlar esse detalhe é uma força; a concorrência você não pode controlar, não pode impedir outras pessoas de abrirem empresas, então é uma ameaça; também os impostos você não pode controlar quando serão criados ou extintos, logo, é uma ameaça.