- ID
- 3198190
- Banca
- UFLA
- Órgão
- UFLA
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
De acordo com Iamamoto (1999), página 97, “o assistente social preserva uma relativa independência na definição de prioridades das formas de execução de seu trabalho, sendo o controle exercido sobre sua atividade distinto daquele a que é submetido, por exemplo, um operário na linha de produção”. Sobre o trabalho do assistente social, analise as seguintes proposições:
I – Ao vender sua força de trabalho em troca do salário, o profissional entrega ao seu empregador o seu valor de uso ou o direito de consumi-la durante a jornada estabelecida.
II – O acompanhamento dos processos sociais e a pesquisa da realidade social são atividades complementares da atuação profissional, podendo eventualmente serem realizadas, presumindo-se que o assistente social possui pleno conhecimento da realidade social.
III – Tendo como instrumento de trabalho a linguagem, as atividades do assistente social encontram-se intimamente associadas à sua formação teórico-metodológica, técnico-profissional e ético-política.
IV – A possibilidade de redirecionar o sentido das ações desenvolvidas para rumos sociais distintos daqueles esperados pelos empregadores deriva do próprio caráter contraditório das relações sociais que estruturam a sociedade burguesa.
V – O assistente social dispõe de autonomia, dada a dimensão política presente no exercício profissional, a qual se expressa em uma atuação alinhada com os interesses políticos de seu empregador.
Marque a alternativa CORRETA: