SóProvas


ID
3199291
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Administração Pública é responsável por garantir o atendimento aos direitos essenciais à população, como o acesso aos serviços de saúde, de educação e de assistência social. Para manter a qualidade e a conformidade em seus objetivos, o gestor público deve obrigar-se ao cumprimento dos princípios da legalidade e da finalidade, ao mesmo tempo em que deve eximir-se de alguns comportamentos, como a autoexecutoriedade da Administração ou a busca por privilégios particulares indevidos.

II. O termo "decoro" remete ao respeito às regras de convivência. Esse conceito está diretamente relacionado com a atitude e as diretrizes comportamentais que devem ser assumidas pelos servidores públicos no seu ambiente de trabalho. Em outras palavras, o decoro não é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos municipais, pois ele deve ser seguido por todos aqueles que trabalham no âmbito governamental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Administração publica não deve eximir-se da autoexecutoriedade

    2 - A dignidade, o decoro e a consciência dos princípios morais devem nortear o servidor público em todas as esferas, seja no exercício do cargo ou função seja fora dele.

    GAB: D

  • Questão muito boa, gostei muito By Matheus Ribeiro

  • II. O termo "decoro" remete ao respeito às regras de convivência. Esse conceito está diretamente relacionado com a atitude e as diretrizes comportamentais que devem ser assumidas pelos servidores públicos no seu ambiente de trabalho. Em outras palavras, o decoro não é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos municipais, pois ele deve ser seguido por todos aqueles que trabalham no âmbito governamental. (ERRADO)

    Resposta: Não é somente em seu ambiente de trabalho, ou seja, fora dele também.

    É disposição interna e externa para agir corretamente.

    Decoro é o mesmo que agir com decência e pudor, seguindo as normas morais e éticas previstas em uma sociedade. Este termo também está relacionado com o comportamento de recato e respeito tido por alguém em determinada circunstância.

    Quando se diz que uma pessoa age com decoro significa que se comporta de forma correta, do ponto de vista da moral e ética vigente em determinado grupo ou sociedade.

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

           I – A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • autoexecutoriedade da administração pública, também chamado de autotutela é aonde a adm pública tem poder sobre seus proprios atos, logo não pode eximir-se de tal. por isso a primeira está errada.

  • Decoro: acatamento das normas morais; dignidade, honradez, pundonor.

    Fonte: Dicionário Google..

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.

     

    - Administração Pública (sentido objetivo, material ou funcional): refere-se à atividade estatal, que consiste em defender concretamente o interesse público.


    - Administração Pública (sentido subjetivo, orgânico ou formal): relaciona-se com o conjunto de agentes, de órgãos e de entidades públicas, que exercem a função administrativa.

    O artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988 traz os princípios que a Administração Pública deve obedecer: princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

    Pode-se dizer que o rol de princípios presentes na Constituição Federal de 1988 não estão apenas no artigo 37, caput, cabe indicar ainda, o princípio da participação – artigo 37, § 3º, da CF/88 -, princípio da celeridade processual – artigo 5º, LXXVIII, da CF/88 -, entre outros.

    Outrossim, cumpre informar que há princípios presentes na legislação infraconstitucional e que também devem ser respeitados pela Administração Pública, tais como: o da finalidade, o da razoabilidade, o da proporcionalidade, o da segurança jurídica, entre outros.

    - Itens:

    I – ERRADO. O administrador público não deve se eximir da autoexecutoriedade, tendo em vista que é um dos atributos do ato administrativo. A autoexecutoriedade possibilita que a Administração Pública execute materialmente os atos administrativos utilizando a força física. Exemplo: guinchamento de carro estacionado em local proibido.

    II – ERRADO. O decoro está relacionado com a moral administrativa, que exige o respeito aos padrões éticos, de boa-fé, de decoro, de lealdade, de honestidade e de probidade. Dessa forma, o decoro está relacionado com o princípio da moralidade, que é um dos princípios expressos no artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988.

    Portanto, o item II está ERRADO, pois é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos.

     
    Diante do exposto, percebe-se que os dois itens são falsos.

    Gabarito do Professor: D)

  • I. A Administração Pública é responsável por garantir o atendimento aos direitos essenciais à população, como o acesso aos serviços de saúde, de educação e de assistência social. Para manter a qualidade e a conformidade em seus objetivos, o gestor público deve obrigar-se ao cumprimento dos princípios da legalidade e da finalidade, ao mesmo tempo em que deve eximir-se de alguns comportamentos, como a autoexecutoriedade da Administração ou a busca por privilégios particulares indevidos.

    A autoexecutoriedade é um atributo do ato administrativo. Está presente não em todas as situações, mas apenas nas previstas em lei ou de urgência.

    Não há necessecidade de abstenção da autoexecutoriedade.

    II. O termo "decoro" remete ao respeito às regras de convivência. Esse conceito está diretamente relacionado com a atitude e as diretrizes comportamentais que devem ser assumidas pelos servidores públicos no seu ambiente de trabalho. Em outras palavras, o decoro não é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos municipais, pois ele deve ser seguido por todos aqueles que trabalham no âmbito governamental.

    Argumento incorreto, justificativa correta. O decoro deve ser respeitado em TODAS as esferas políticas. Se houvesse o emprego da palavra "apenas" após "nortear", a assertiva se tornaria correta.

    Abraços!