-
Considerando que eu não conhecia nada a respeito do tema:
Segundo o professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) Joel de Souza Dutra, a carreira paralela tem sido utilizada de diferentes maneiras, dependendo do estágio de amadurecimento das empresas e do grau de adaptabilidade de suas políticas e práticas na gestão de pessoas. Em todas as situações, há uma grande aceitação por parte dos profissionais técnicos ou funcionais por se oferecer a eles uma ampliação de seus horizontes profissionais, associada à oferta de maiores recompensas e símbolos de status. “A carreira paralela oferece ao profissional técnico ou funcional uma alternativa à carreira gerencial. Desse modo, ele não necessita ocupar posições com as quais não tem nenhuma identidade. Isso representa um ganho importante para as organizações, que podem evitar a multiplicação desnecessária de posições gerenciais, além de possibilitar a adoção de estruturas enxutas e mais adequadas às suas necessidades”, pontua.
https://revistamelhor.com.br/rotas-alternativas/
(Artigo interessante sobre o tema).
-
Estruturas Paralelas: Nesse tipo de estrutura as carreiras técnicas e gerenciais se desenvolvem “em paralelo”. Ou seja, assim que o indivíduo entra na organização ele deve escolher se quer seguir uma carreira de natureza técnica ou de natureza gerencial.
-
-
QUESTÃO CORRETA - A carreira paralela na organização contribui para a manutenção do profissional na carreira técnica, possibilitando à empresa sustentar um aumento de complexidade tecnológica em seus produtos e processos, por meio da incorporação de novos conhecimentos.
''A manutenção desses profissionais de carreira técnica possibilita à organização sustentar o aumento de complexidade tecnológica em seus produtos e processos, por meio da incorporação de novos conhecimentos ''(Dutra, 1992).
________________
Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .
Vamos espalhar o conhecimento ! = )