-
Correto, pessoal!
De acordo com Ribas (2013), um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais.
Segundo Chiavenato (1999), o cargo é uma composição de atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa.
Siga-nos no Instagram: @time.concurseiro
Fonte: RIBAS, Andreia, Gestão de Pessoas para Concursos
-
o cargo é uma “unidade da organização” (definida e “posicionada” no organograma), que representa um conjunto tarefas, deveres e responsabilidades (ou seja, consiste em uma função ou um conjunto de funções), que são capazes de “definir e posicionar” o cargo na estrutura organizacional (no organograma) e diferenciar o cargo dos demais cargos da organização
-
Existem várias formas de conceituar cargo. Em geral, o conceito de cargo de cargo pode ser decomposto em dois elementos: conjuntos de atribuições/tarefas (funções do cargo) e posição formal no organograma (autoridade e responsabilidade do cargo).
Perceba que o enunciado propõe um conceito que traz esses elementos:
“cargo é um conjunto de atribuições” – Refere-se às funções do cargo.
“natureza e requisitos semelhantes”, “responsabilidades específicas” – Refere-se à posição formal que o cargo ocupa na estrutura organizacional.
Portanto, o enunciado está correto.
Gabarito: Certo
-