SóProvas


ID
3204019
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na legislação e nos conceitos aplicáveis ao Setor Público, julgue o item


A devolução parcial, pela Administração, de uma caução a contratado que não cumpriu integralmente suas obrigações é um fato de caráter extraorçamentário.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Orientação para a Classificação quanto à Natureza da Despesa Orçamentária (MCASP - 8 EDIÇÃO)


    No processo de aquisição de bens ou serviços por parte do ente da Federação, é necessário observar alguns passos para que se possa proceder à adequada classificação quanto à natureza de  despesa orçamentária e garantir que a informação contábil seja fidedigna. 1º Passo – Identificar se o registro do fato é de caráter orçamentário ou extraorçamentário. 


    a. Orçamentário – As despesas de caráter orçamentário necessitam de recurso público previsto para sua realização e devem ser autorizados pelo Poder Legislativo, exceto quando se tratar de créditos adicionais do tipo extraordinário 21 , os quais, por sua natureza, não carecem de
    determinação da origem de recursos para sua cobertura. Assim, as despesas orçamentárias constituem instrumento para alcançar os fins dos programas governamentais. É exemplo de despesa de natureza orçamentária a contratação de bens e serviços para realização de
    determinação ação, como serviços de terceiros, pois se faz necessária a emissão de empenho para suportar esse contrato.

     B. Extraorçamentário – são aqueles decorrentes de:  i. Saídas compensatórias no ativo e no passivo financeiro – representam desembolsos de recursos de terceiros em poder do ente público, tais como:  ▪ Devolução dos valores de terceiros (cauções/depósitos) – a caução em dinheiro constitui uma garantia fornecida pelo contratado e tem como objetivo assegurar  a execução do contrato celebrado com o poder público. Ao término do contrato, se o contratado cumpriu com todas as obrigações, o valor será devolvido pela  administração pública. Caso haja execução da garantia contratual, para  ressarcimento da Administração pelos valores das multas e indenizações a ela  devidos, será registrada a baixa do passivo financeiro em contrapartida a receita  orçamentária.

  • O ágio resultante da expectativa de rentabilidade futura, no caso de um intangível, sendo gerado internamente, não deve ser reconhecido como ativo porque não é um recurso identificável (não é separável nem advém de direitos contratuais ou outros direitos legais) controlado pela entidade que pode ser mensurado com confiabilidade ao custo.