SóProvas


ID
3205768
Banca
FEPESE
Órgão
CIASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na análise dos Recursos Internos de uma Organização a partir do modelo VRIO, quando um recurso é valioso e raro, mas passível de imitação, a exploração desse recurso gerará:

Alternativas
Comentários
  • Vantagem competitiva temporária é aquela que dura um curto espaço de tempo, já a sustentável perdura um tempo maior. Quando as empresas criam o mesmo valor econômico chamamos de paridade competitiva ( Barney e Hesterly, 2008).

  • Quando um recurso é: VALIOSO; RARO; CUSTOSO DE IMITAR; e EXPLORADO PELA ORGANIZAÇÃO, a ventagem competitiva é sustentável. (Fonte: Adm. Geral e Pública para Concursos, Elisabete de Abreu, 2019).

  • MODELO VRIO: (value, rare, imitability and organization.)

    a)  Paridade competitiva.

    Representa uma força

    Tem valor: sim;

    É raro: não;

    b)  Desvantagem competitiva.

    Representa uma fraqueza da organização

    Tem valor: não;

    c)  Vantagem competitiva duradoura.

    A vantagem competitiva ou é de curta duração ou sustentável (Moreira, 2019)

    d)  Vantagem competitiva sustentável.

    Representa uma força e competência diferenciada e sustentável

    Tem valor: sim;

    É raro: sim;

    É custoso de imitação: sim

    e)  Vantagem competitiva temporária.

    Representa uma força e competência diferenciada.

    Tem valor: sim;

    É raro: sim;

    É custoso de imitação: não.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para concursos”. Juspodivm. 2019. 

    A questão não deixou claro se o recurso é de imitação custosa ou não. Mas também não falou que o recurso era uma força e competência diferenciada sustentável. Considerando essas omissões, as opções "D" e "E" estariam corretas.

    Gabarito da banca: Letra "E"

  • Recursos valiosos são aqueles que mais contribuem para a sua linha de fundo (ou outra missão geral, se você é uma organização sem fins lucrativos). Eles ajudam você a reduzir custos, ou aumentar a receita, ou – idealmente – fazer os dois.

    O valor pode ser medido de várias maneiras, por exemplo, algo que lhe permite cobrar um prêmio de preço; um processo de fabricação eficiente que faz produtos de qualidade; uma força de trabalho produtiva; um design de produto inovador que atrai compradores; ou uma imagem de marca popular.

    Um recurso é raro se ninguém mais – ou muito poucos outros – também tiver acesso.

    Um brilhante pesquisador que trabalha para você; uma fonte de fornecimento que não está aberta aos seus concorrentes; um produto ou marca ao qual seus clientes são leais; ou arrendamentos em locais de varejo privilegiados em todas as cidades – todos podem ser considerados recursos raros.

    Isso leva o conceito de raridade um passo adiante e significa que seus recursos raros não podem ser imitados ou copiados facilmente, e há poucos substitutos para eles.

    Pode ser difícil avaliar essa qualidade porque, ao longo do tempo, muitos produtos são eventualmente copiados. Alguém faz uma ideia, e depois a desenvolve em um produto melhor ou mais barato por meio da pesquisa e inovação. O novo produto pode competir e substituir gradualmente o produto original.

    Patentes e direitos autorais podem impedir a cópia por um certo número de anos, e as licenças podem lhe dar acesso exclusivo a um recurso por um período de tempo. Durante esse período, seu produto original pode fornecer benefícios importantes para sua empresa. No entanto, é difícil manter a posição de mercado única de um produto por muito tempo, especialmente quando essa proteção de propriedade intelectual expirou.

    Isso se refere ao quão bem sua organização é capaz de usar os recursos específicos que são raros, valiosos e inimitáveis.

    Seus sistemas internos de controle de gerenciamento, seus processos de negócios e sua equipe devem se concentrar em explorar esses recursos para maximizar seus benefícios para sua organização como um todo.

    Uma organização devidamente estruturada irá melhorar e aproveitar ao máximo seus recursos chave. Uma boa estrutura provavelmente assegurará o crescimento contínuo da empresa, sua construção de marca e, em última análise, seus lucros no médio e longo prazo.