SóProvas


ID
3211819
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tendo como referência a legislação e as práticas da administração orçamentária e financeira, julgue o item.


Ingressos extraorçamentários são aqueles que representam apenas entradas compensatórias, isto é, são os que não envolvem circulação financeira.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito Errado

    Ingressos Extraorçamentários

    Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    Eles envolvem circulação financeira.

  • Ingressos extraorçamentários são aqueles que representam apenas entradas compensatórias, isto é, são os que não envolvem circulação financeira. Resposta: Errado.

    Cagou no final.

  • Os ingressos extraorçamentários envolvem circulação financeira sim.

  • Envolvem circulação financeira sim. A questão erra ao afirmar que não envolve.

  • De acordo com o MTO 2021, ingressos extraorçamentários (ou receitas extraorçamentárias) são recursos financeiros que apresentam caráter temporário e não integram a LOA. O Estado é mero depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autorização legislativa. Exemplos: Depósitos em Caução, Fianças, Operações de Crédito por ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

    Portanto, ingressos extraorçamentários realmente são aqueles que representam apenas entradas compensatórias (aumenta o ativo, mas também aumenta o passivo, por exemplo). Mas eles envolvem circulação financeira sim! Eles não integram o orçamento público, mas envolvem circulação financeira sim!

    Tome por exemplo um depósito em caução. Esses recursos entram na conta da Administração. Em momento posterior, a Administração devolve esses recursos ao fornecedor. Viu como houve circulação financeira? Mesmo o Estado sendo mero depositário, houve circulação financeira. E é por isso que a questão está errada!

    Gabarito do professor: ERRADO
  • A circulação financeira "inclui as operações com ativos e estoques de riqueza e não necessariamente se relaciona com a troca de bens. A moeda é tida como uma forma de espera (especulação) sobre os valores dos ativos".

    Fonte:

    https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/a-moeda-digital-viabilidade-ou-nAo-uma-moeda-descentralizada.htm

  • Eles envolvem circulação financeira, o que eles não fazem é alterar, via de regra, o patrimônio líquido.

  • Gab: ERRADO

    Os Ingressos Extraorçamentários envolvem sim circulação financeira, uma vez que transitam, ainda que temporariamente, nos cofres públicos. Com isso, são categorizadas como extraorçamentários quando representam apenas entradas compensatórias. Ademais, Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido - PL da Entidade.

    • LEMBRANDO QUE por serem extraorçamentários, não necessitam de autorização legislativa para pagamento/ devolução e é por isso que eles não integram a lei do orçamento = LOA.

    OBS: Vendo meu resumo de AFO. Solicite sua amostra: soresumo.com.br@gmail.com

    Erros, mandem mensagem :)

  • errado,

    "Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros são chamados de receitas públicas, classificadas como receita orçamentária, quando representam disponibilidade de recursos para o ente, e extraorçamentária, quando representam apenas entradas compensatórias." (MCASP, 8º ed)

    Portanto, qualquer tipo de ingresso promove circulação financeira.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk