-
O princípio da proveniência ( ou respeito aos fundos) é aquele de determina que o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras. Podem existir arquivos públicos ou privados.
até mais!
;)
-
O princípio da proveniência é base para a construção da classificação pois determina que documentos provenientes de entidades diferentes devem ser arquivados de forma separada, tanto física como logicamente.
-
Eu marquei errado porque achei que o princípio da proveniência seria utilizado para se fazer o arranjo dos arquivos. Na classificação, como o documento ainda está em fase corrente, achei que o princípio não se aplicasse.
-
(CVM/2010 – Esaf) O princípio arquivístico envolvido diretamente com a classificação de documentos é o da:
a) pertinência;
b) organicidade;
c) reversibilidade;
d) autenticidade;
e) proveniência.
Resposta: E
A classificação é o ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo dos documentos e selecionar a categoria de assunto sob a qual devem ser recuperados. Para tal análise e identificação, deve-se conhecer bem o órgão produtor e as atividades por ele desempenhadas.
O princípio da proveniência fixa a identidade do documento em relação a seu produtor. Portanto, tal princípio é de suma importância em uma “classificação de documentos”
Fonte: Renato Valentin
-
CERTO
Princípios que fundamentam a elaboração de instrumentos de classificação: Ordem original e Proveniência.
-
Renato Tarciso Barbosa de Sousa:
"O que parece ser o fundamento teórico-metodológico da classificação de documentos arquivísticos é, sem dúvida nenhuma, a base sobre a qual tem se construído a Arquivística contemporânea: o princípio da proveniência, que delimita externamente o conjunto, e o princípio da ordem original, que dá o caminho para a organização interna do fundo."
Fonte: Livro Arquivística: temas contemporâneos (ed 3, pág 117)
-
Resolução: o princípio da proveniência diz que os documentos de uma instituição devem ficar juntos a ela, sem se misturarem com os documentos de outras instituições.
A classificação é baseada no princípio da proveniência porque não podemos classificar documentos de diferentes origens, seria impossível. Imagine você pegando um ofício para classificar e você não sabe a qual instituição esse ofício pertence. Como encaixar no plano de classificação? Além disso, os planos de classificação são únicos para cada instituição, o que seria mais um empecilho.
Resposta: certa