SóProvas


ID
321547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de digitalização e microfilmagem aplicada aos arquivos,
julgue os itens que se seguem.

Os documentos arquivísticos digitalizados, quando forem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, devem estar criptografados.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006


    Art. 5º - Documentos arquivísticos digitais recebidos por meio de procedimento de transferência ou recolhimento à instituição arquivística pública devem estar sob a forma não criptografada ou descriptografada e sem qualquer outro atributo tecnológico que impeça o acesso.
  • Questão errada.
    Complementando a resposta do colega Marcelo Simões:

    A criptografia consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto de cálculos. O arquivo cifrado (ou encriptado) torna-se incompreensível até que seja desencriptado.
    No caso de haver transferência dos documentos arquivísticos digitalizados haveria a dificuldade em se desencriptar aquela documento, informação pela instituição arquivística que o recebesse. No próprio artigo 5º da Resolução 24 há ênfase na frase final:


    Art 5º Documentos arquivísticos digitais recebidos por meio de procedimento de transferência ou recolhimento à instituição arquivística pública devem estar sob a forma não criptografada ou descriptografada e sem qualquer outro atributo tecnológico que impeça o acesso.
     



    Conceito de criptografia retirado de: http://www.hardware.com.br/termos/criptografia
  • Pessoal, só um comentário. Resolvi essa questão de uma forma mais simples. A lei, citada pelos colegas, fala em documentos digitais. Documento digital é aquele que já nasce em meio digital. Porém, notem que a questão cita documentos digitalizados, que, diferente dos primeiros, são aqueles documentos que nascem em suporte papel e podem ser escaneados para o computador, por exemplo.
    Do dicionário: Escanear: ato de usar o scanner para fazer uma digitalização.
    Eu desconhecia a lei, mas resolvi a questão pensando da seguinte forma: não há como usar algorimos de criptografia em um documento digitalizado. Entretando, acredito que se a questão citasse documentos digitais aí sim o conhecimento da lei seria importante para solucionar a questão.

    Após resolver a questão fiz uma pesquisa extra e cheguei à conclusão dos motivos pelos quais NEM MESMO OS DOCUMENTOS DIGITAIS devem ser recolhidos criptografados, pois devido à velocidade com que a tecnologia se modifica, a própria criptografia pode se tornar obsoleta e dificultar o acesso ao documento. Se servir para você também, use; senão desconsidere :)
    Conforme o CONARQ: Criptografia é um método de codificação de
    objetos digitais segundo um código secreto (chave), de modo que estes não possam ser apresentados por uma aplicação de forma legível ou inteligível e somente usuários autorizados podem restabelecer sua forma original.

    É importante salientar que, no uso de criptografia em documentos que apresentam longa temporalidade, devem ser tomadas medidas administrativas para garantir a manutenção do sigilo e do acesso a esses documentos. Esses documentos não devem ser armazenados criptografados. Alguns fatores que comprometem a criptografia no longo prazo são: comprometimento ou obsolescência da chave, indisponibilidade do portador da chave e evoluções tecnológicas.
  • Errado, entre outros motivos, pelo fato de a criptografia ter a finalidade de preservar o sigilo requerido pelo documento. Contudo, quando se fala em recolhimento, estamos tratando de documentos permanentes providos de valores probatórios, históricos, informativos. Logo, não faz muito sentido restringir o acesso ao conteúdo desses documentos. Ora! Basta pensarmos nas atividades dos arquivos permanentes, como, por exemplo, a descrição, cuja finalidade é justamente elaborar instrumento de pesquisa para o acesso ao documento.

  • É só lembra do what sapp na prova, que não pode usar logo porque o what sapp criptografado.

  • A banca já cobrou isso antes:

    Q20666 - INSS 2008

    Os documentos arquivísticos digitais transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional devem estar sob a forma criptografada. (Gab: errado. Forma descriptografada)

    Q50451 - ANTAQ 2009

    Para se garantir a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais, estes deverão estar sob a forma criptografada quando forem transferidos ou recolhidos a instituição arquivística pública. (Gab: errado. Forma descriptografada)

  • Direto ao ponto!

    Os documentos arquivísticos digitalizados, quando forem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, devem estar criptografados (NÃO DEVEM).

    Recolhido o Doc Digital = dar-se-á preferência por formatos abertos como .pdf/a e tiff

    (Não há direito de propriedade, consequentemente, não serão pagos direitos de uso dos programas que abrirão esse formato)

    NUNCA CRIPTOGRAFADOS!

    Gabarito: ERRADO