SóProvas



Questões de Gestão de Documentos Eletrônicos – GDE


ID
10927
Banca
ESAF
Órgão
ANEEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos eletrônicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Atualmente, as organizações públicas e privadas e os ciddadão estão transformando ou produzindo documentos arquivísticos exclusivamente em formato digital: textos, base de dados, planilhas, imagens, gravações sonoras, material gráfico,páginas da web, etc." - Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos.

    Fonte:
    http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/gt_gestao_arquivistica__pagina_web_corrigido3.pdf

  • Quando um documento possui valor secundário (comprobatório ou histórico) ele é destinado à guarda permanente.
  • Sítios na Internet são documentos arquivisticos digitais desde quando?
  • Sítios na Internet são mutáveis e, como tal, não podem ser documentos arquivísticos. Era o que eu pensava até ver a Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004 do CONARQ:

    §2º Considera-se documento arquivístico digital o documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. SÃO EXEMPLOS DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: planilhas eletrônicas, mensagens de correio eletrônico, SÍTIOS NA INTERNET, bases de dados e também textos, imagens fixas, imagens em movimento e gravações sonoras, dentre outras possibilidades, em formato digital. (destaques meus).

    Link para a Resolução: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=71&sid=46
    (Consulta em 23/06/2009)
  • Se for assim, a letra C esta correta também.
  • Alexandre, nem todo documento codificado em dígitos binários é feito de forma eletrônica, mas também pode ser feito utilizando-se maneiras mecânicas. É assim q a máquina começa a trabalhar binariamente, após o código binário ter sido feito mecanicamente em sua estrutura. Graças a isso foi possível passar estes códigos pra forma digital.
  • a - ERRADARESOLUÇÃO N 20 - Art. 2º - Um programa de gestão arquivística de documentos éaplicável independente da forma ou do suporte, em ambientes vencionais,digitais ou híbridos em que as informações são produzidas e armazenadas.b - ERRADAA gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo ConselhoNacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos.
  • Colega, permita-me discordar. Há uma impropriedade no erro apontado por você na letra C. Documentos mecânicos não são codificados em dígitos binários. Isso é linguagem digital. Portanto, não vejo porque a alternativa C estaria errada, porque é praticamente uma definição dada pela informática.

  • Não concordo com o gabarito. Para mim, a letra C está correta.

    Definição do DIBRATE:
    Documento digital
    Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.

  • Existe uma questão da Cespe que aborda exatamente o mesmo assunto e da descrição da letra C) como certo, pra vc ver como existe uma certa divergência entre examinadores.
  • RESOLUÇÃO Nº 20 , DE 16 DE JULHO DE 2004 (CONARQ)

      §2º Considera-se documento arquivístico digital o documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. São exemplos de documentos arquivísticos digitais: planilhas eletrônicas, mensagens de correio eletrônico, sítios na internet, bases de dados e também textos, imagens fixas, imagens em movimento e gravações sonoras, dentre outras possibilidades, em formato digital.
    NÃO ENTENDO POR QUE A C ESTÁ ERRADA!

  • Colegas,
    no meu entender, o examinador considerou a diferença entre documentos digitais e digitalizados
     para um documento ser digital ele tem que ser PRODUZIDO originalmente em meio digital
    um documento digitalizado somente é armazenado em meio digital
     percebam que AMBOS são codificados em codigo binário (meio digital) mas ha uma diferença sutil.
     O examinador foi bem maldoso ao tirar o termo PRODUZIDO do texto original da resolução No 20:

    §2º Considera-se documento arquivístico digital o documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. São exemplos de documentos arquivísticos digitais: planilhas eletrônicas, mensagens de correio eletrônico, sítios na internet, bases de dados e também textos, imagens fixas, imagens em movimento e gravações sonoras, dentre outras possibilidades, em formato digital.

    do jeito que a letra C se encontra, o conceito confunde-se com o de documento DIGITALIZADO.

    Espero ter ajudado, abraços!
  • considero que na letra C faltam algumas definições necessárias a um documento arquivistico digital...

    A ESAF nos confunde assim, não tem capacidade de formular perguntas decentes, então ela retira algumas palavras que não interferem em absolutamente nado do resultado, uma vez que, para um arquivo estar armazenado em um computador ele deve obrigatoriamente ter passado pelos processos descritos na lei.

    PORTARIA MPS Nº 412, DE 05 DE SETEMBRO DE 2012 - DOU DE 06/09/2012

    Art. 2º Para fins desta portaria, considera-se:

    VIII - documento arquivístico digital: documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional;

    è necessário,a meu ver, que o documento tenha sido: produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional.
  • 1.O que é considerado um documento arquivístico num ambiente digital? 

    Resposta: Um documento em formato digital é considerado arquivístico quando produzido (elaborado ou recebido) no curso de uma atividade, ou seja, de um processo de trabalho, como instrumento ou resultado de tal atividade, e retido para ação ou referência.

    Exemplos: textos, e-mail, fotografias, filmes, plantas de arquitetura, bases de dados, áudio ou mesmo websites, desde que atendam aos critérios definidos anteriormente.

    2. Documento digital é a mesma coisa que documento eletrônico?

    Resposta: Na literatura arquivística internacional, ainda é corrente o uso do termo “documento eletrônico” como sinônimo de “documento digital”. Entretanto, do ponto de vista tecnológico, existe uma diferença entre os termos “eletrônico” e “digital”.

    Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico (aparelho de videocassete, filmadora, computador), podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital.

    Apesar de ter seu foco atualmente direcionado para os documentos digitais, a CTDE (Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos) mantém seu nome, uma vez que este escopo pode ser expandido ao longo do desenvolvimento de seus trabalhos.

    Exemplos:

    1) documento eletrônico: filme em VHS, música em fita cassete. 

    2) documento digital: texto em PDF, planilha de cálculo em Microsoft Excel, áudio em MP3, filme em AVI. 


  • http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctde/apresentacoes_gestao/documentos_digitais__monumenta_2007.pdf


ID
57070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à microfilmagem, à digitalização e à preservação de
documentos de arquivo, julgue os itens de 106 a 111.

A segurança é um dos procedimentos e operações técnicas do Sistema de Gestão Arquivística de Documentos Digitais e Convencionais e consiste em declarar um documento como sendo um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística.

Alternativas
Comentários
  •  No e-arq brasil

    A captura consiste em declarar um documento como sendo um documento arquivístico por meio das ações de:
     registro;
     classificação;
     indexação;
     atribuição de outros metadados;
     arquivamento

     

  • Resposta: ERRADO


    Microfilmagem de SEGURANÇA: realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis ao mesmo.

    Prof: Mayco Gomes


  • A segurança NÃO consiste em declarar um documento como sendo um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística.

    Acho que isso é feito na captura...

  • Pessoal, o cespe adora confundir os conceitos de captura. Já vi cair várias vezes. Para completar informações...

    A captura consiste em declarar um documento como um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística por meio das seguintes ações:

    - registro;

    - classificação;

    - indexação;

    - atribuição de restrição de acesso;

    - arquivamento.

    Os objetivos da captura são:

    - identificar o documento como documento arquivístico;

    - demonstrar a relação orgânica dos documentos.

    Captura é a incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, quando ele passa a seguir as rotinas de tramitação e arquivamento. Uma vez capturado, o documento pode ser incluído num fluxo de trabalho e, posteriormente, arquivado, ou ser, imediatamente, arquivado em uma pasta, no caso de documentos em papel, ou diretório, no caso de documentos digitais.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 26)

  • Direto ao ponto!

    A segurança (CAPTURA) é um dos procedimentos e operações técnicas do Sistema de Gestão Arquivística de Documentos Digitais e Convencionais e consiste em declarar um documento como sendo um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística.

    Justificativa: Vejamos as operações / procedimentos de um SIGAD: SÓ PALAVRAS CHAVES!

    • CAPTURA declara que é arquivístico (Registra + Class. + Indexa + Atribui rest. + arquiva)
    • AVALIAÇÃO, temporalidade e destinação = Elimina ou Transfere ou Recolhe
    • PESQUISA, localização e apresentação de docs
    • SEGURANÇA = Cópias de seg., controle de acesso, auditoria...
    • ARMAZENAMENTO = Docs digitais ou convencionais
    • PRESERVAÇÃO = Docs acessíveis e utilizáveis ao longo do tempo

    GABARITO: ERRADO

    Vejamos outra questão:

    Q662831 FUB - 2013

    captura é reconhecida como um dos processos do SIGAD.

    GABARITO: CERTO


ID
61870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A gestão da informação restringe-se à informação de dados criados por computadores ou neles armazenados.

Alternativas
Comentários
  • Pode-se criar documentos através de  manucristos, desenhos,  fotos e etc.

  • ERRADO

     

    Desde que o ser humanos desenvolveu a escrita as informações vêm sendo registradas e manipuladas. Um simples fichário com informações de clientes pode ser considerado um sistema de informações. Ao dispor suas fichas em ordem alfabética, por exemplo, o indivíduo estará fazendo seu processamento, para facilitar posteriormente a recuperação da informação. Entretanto, o uso computacional certamente potencializou a realização de inúmeras tarefas de manipulação da informação, que seriam inviáveis no processamento manual.


ID
61996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos
eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.

A avaliação e a destinação dos documentos arquivísticos digitais obedecem a uma legislação específica e diferenciada daquela que regulamenta os documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os arquivos digitais obedecem às mesmas regras dos documentos em papel.

  • A questão está errada e creio eu a fundamentação estar em volta de que os documentos arquivísticos digitais possuem uma legislação específica, especializada além daquela que regulamente os documentos em suporte papel.
  • " A afirmação deste item está errada, pois é necessário sempre lembrar que o conceito de arquivo independe do suporte em que a informação está registrada. Portanto, a avaliação dos documentos eletrônicos não obedece a uma legislação diferenciada."
    Arquivologia Facilitada p 356  2° Edição


  • 4.5 Avaliação e destinação de documentos arquivísticos convencionais e híbridos


    Os documentos arquivísticos convencionais e os híbridos gerenciados pelo SIGAD devem ter os procedimentos de avaliação e destinação controlados pelo SIGAD, da mesma forma que os documentos digitais.


    FONTE: E-ARQ BRASIL


ID
151348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens
de 109 a 120.

Ao ser implantado um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos no âmbito de uma gestão arquivística de documentos digitais, devem ser adotados requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 20 , DE 16 DE JULHO DE 2004 - CONARQ

    Art. 3º A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos.

              §1º Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

              §2º Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

              §3º Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. Os metadados referem-se a: identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação), segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais), contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) e localização física do documento.

  • Mais questões sobre o assunto:

    Q382744 - ANATEL 2006

    A gestão arquivística de documentos digitais deve prever um sistema eletrônico que adote requisitos funcionais, não- funcionais e metadados. (gab: certo)

    Q20664 - INSS 2008

    Para garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos, o sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos adota requisitos funcionais, nãofuncionais e metadados. (gab: certo)


ID
151354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens
de 109 a 120.

A legislação arquivística brasileira, diferentemente do que ocorre na maioria dos países, não faz referência à avaliação e à eliminação de documentos arquivísticos digitais.

Alternativas
Comentários
  • ELIMINAÇÃO

    Art. 5º – A avaliação e a destinação dos documentos arquivísticos digitais devem obedecer aos procedimentos e critérios previstos na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e às Resoluções do CONARQ, nº 5, de 30 de setembro de 1996, nº 7, de 20 de maio de 1997, e nº 14, de 24 de outubro de 2001.

      Parágrafo único – A eliminação de documentos arquivísticos submetidos a processo de digitalização só deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação e respeitado o disposto no art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

       

      Assertiva ERRADA

  • Tanto a Resolução CONARQ n. 20 (fonte da resposta do colega Paulo José) quanto a Resolução CONARQ n. 40 (alterada pela CONARQ n. 44) tratam da avaliação e eliminação de documentos digitais.

    O cespe cobra muito essas duas resoluções. Vale a pena dar uma estudada.

    CONARQ n. 20: http://conarq.gov.br/resolucoes-do-conarq/262-resolucao-n-20,-de-16-de-julho-de-2004.html

    CONARQ n. 40: http://conarq.gov.br/resolucoes-do-conarq/790-resolucao-n-40-de-9-de-dezembro-de-2014-alterada.html


ID
151357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens
de 109 a 120.

Os documentos arquivísticos digitais transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas devem ser previamente identificados e classificados bem como ter asseguradas a integridade e a confiabilidade.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

     

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;

    b) ter asseguradas a sua integridade e confiabilidade, por meio da adoção de procedimentos administrativos e técnicos que gerenciem riscos e garantam a segurança de maneira a evitar corrupção ou perda de dados;

     

    Assertiva CORRETA

  • Só pra agregar sobre conceitos de segurança:

    Dentre estes princípios, podemos destacar a tríade CID – Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

    Estes três atributos orientam a análise, o planejamento e a implementação da segurança da informação nas organizações.

    Adicionalmente outras propriedades, tais como: autenticidade, responsabilidade, não repúdio e confiabilidade, podem também estar envolvidas”.

    Confidencialidade: preocupa-se com quem acessa as informações.

    Integridade: a informação deve manter todas as características originais durante sua existência.

    Disponibilidade: garante que a informação esteja sempre disponível quando um usuário autorizado quiser acessar.






ID
176830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Resolução n.º 24/2007, para a transferência e o recolhimento de documentos arquivísticos digitais para as instituições arquivísticas públicas, devem ser elaborados

Alternativas
Comentários
  • LETRA A!

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

              c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;

              d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;

  • resposta 'a'

    Resolução CONARQ Sobre a Transferência e Recolhimento de documentos digitais às instituições arquivísticas públicas

    A Transferência de documentos digitais serão acompanhados de:

    - Termo - termo de transferência ou de recolhimento

    - Lista - listagem descritiva dos documentos transferidos ou recolhidos

    - Declaração de autenticidade – autenticidade dos documentos emitida pelo órgão/entidade originária

     

  • Precisa da declaração de autenticidade.

    Q107171 - STM 2011

    O órgão que fizer a transferência do documento arquivístico digital deve emitir uma declaração de autenticidade do documento. (gab: certo)


ID
193084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação constitui uma mercadoria tão vital para a
empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros,
sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro
recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que
necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da
empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos
os membros do organismo têm necessidade de informação que
pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no
âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do
âmbito desta.

J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina
arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais
da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos
e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.

A gestão arquivística de documentos em formatos digitais gera estruturas de metadados úteis para a tramitação, mas que não são capazes de garantir fidedignidade ou autenticidade; após a transferência para fase intermediária, tais estruturas são substituídas por ferramentas analógicas, a fim de garantir o valor probatório dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • A título de curiosidade....

    ECM / GED Art. 4º - Os profissionais de arquivo e as instituições arquivísticas devem participar da concepção, do projeto, da implantação e do gerenciamento dos sistemas eletrônicos de gestão de documentos, a fim de garantir o cumprimento dos requisitos e metadados previstos no artigo 3º.

    ECM / GED Art. 5º - A avaliação e a destinação dos documentos arquivísticos digitais devem obedecer aos procedimentos e critérios previstos na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e às Resoluções do CONARQ, nº 5, de 30 de setembro de 1996, nº 7, de 20 de maio de 1997, e nº 14, de 24 de outubro de 2001.
    Parágrafo único - A eliminação de documentos arquivísticos submetidos a processo de digitalização só deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação e respeitado o disposto no art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

  •  Leitura complementar  

    http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/gt_gestao_arquivistica__pagina_web_corrigido3.pdf

  • Direto ao Ponto! (Quanto textão e sem a resposta!)

    A gestão arquivística de documentos em formatos digitais gera estruturas de metadados úteis para a tramitação, mas que não são capazes de garantir fidedignidade ou autenticidade; após a transferência para fase intermediária, tais estruturas são substituídas por ferramentas analógicas, a fim de garantir o valor probatório dos documentos.

    GABARITO: ERRADO

    Outra que ajuda a responder!

    Q50450

    Cespe ANTAQ-2009

    Os documentos arquivísticos digitais transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas devem ser previamente identificados e classificados bem como ter asseguradas a integridade e a confiabilidade.

    GABARITO: CERTO


ID
216874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Resolução nº 24, do Conselho Nacional de Arquivos, estabelece diretrizes para o recolhimento de documentos arquivísticos digitais às instituições arquivísticas públicas. Muitas diretrizes são iguais às estabelecidas para documentos convencionais. Algumas, porém, são próprias para os documentos digitais.
Nessa perspectiva, analise as diretrizes abaixo.

I - Virem acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pelo recolhimento.

II - Estarem no formato de arquivo digital, previsto pelas normas da instituição arquivística responsável pela custódia.

III - Serem enviados em mídia ou protocolo de transmissão, previstos pelas normas da instituição arquivística.

É(São) correta(s) a(s) diretriz(es)

Alternativas
Comentários
  • Acho que ninguém comentou porque é exatamente a "cópia" das alíneas e), f) e g) do Art. 1º da Resolução. Puro decoreba!!!
  •           e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;

      f) estar no(s) formato(s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e

      g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.


    gabarito E


ID
313813
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nos sistemas de gestão de documentos eletrônicos, a criptografia assimétrica

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de criptografia: a simétrica e a assimétrica ou de chave pública. A criptografia simétrica realiza a cifragem e a decifragem de uma informação através de algoritmos que utilizam a mesma chave, garantindo o sigilo na transmissão e armazenamento de dados.
    Os algoritmos de chave pública operam com duas chaves distintas: chave privada e chave pública. Essas chaves são geradas simultaneamente e são relacionadas entre si, o que possibilita que a operação executada por uma seja revertida pela outra.
  • Consoante e-Arq Brasil (2011).

     

    criptografia assimétrica


    Método de criptografia que utiliza um par de chaves diferentes que se relacionam, matematicamente, por meio de um algoritmo, de modo que o texto cifrado por uma chave só possa ser decifrado pela outra que forma com ela um par. As duas chaves envolvidas na criptografia assimétrica são denominadas chave pública e chave privada.

     

    criptografia simétrica
     

    Método de criptografia que utiliza uma chave simétrica, de maneira que o texto seja cifrado e decifrado com esta mesma chave.

     

     

  • https://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/delio/Criptografiaassimtrica.html


ID
321517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos,
julgue os próximos itens.

Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas devem ser identificados e classificados no momento que chegarem a essas instituições arquivísticas.

Alternativas
Comentários

  • Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas devem ser identificados e classificados no momento que chegarem a essas instituições arquivísticas.


    Art. 1º - Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;
  • Só para complementar a resposta da colega, essa informação encontra-se na resolução 24 do CONARQ.
  • Acho que para explicar não precisa colocar a questão novamente. 


  • nao entendi.


  • RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

     

    Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas públicas

     

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

     

    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;

     

    b) ter asseguradas a sua integridade e confiabilidade, por meio da adoção de procedimentos administrativos e técnicos que gerenciem riscos e garantam a segurança de maneira a evitar corrupção ou perda de dados;

     

    c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;

     

    d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;

     

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;

    f) estar no (s) formato (s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e

     

    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.

  • Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão ser previamente identificados, classificados




ID
321520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos,
julgue os próximos itens.

O órgão que fizer a transferência do documento arquivístico digital deve emitir uma declaração de autenticidade do documento.

Alternativas
Comentários
  • Autenticação é a declaração da autenticidade, resultante da inserção ou da adição de elementos ou afirmações nos documentos arquivísticos em questão, e as normas que a regulam são estabelecidas pela legislação. Ou seja, é um meio de assegurar que os documentos arquivísticos sejam o que eles se propõem a ser em um dado momento. Medidas de autenticação digital, como o uso de assinaturas digitais, garantem que os documentos arquivísticos são autênticos apenas quando recebidos e não podem ser repudiados; porém, tais medidas não asseguram que eles permanecerão autênticos depois disto.


    Fonte: http://www.interpares.org/ip2/display_file.cfm?doc=ip2_preserver_guidelines_booklet--portuguese.pdf

     
  • RESOLUÇÃO Nº 24 DO CONARQ 

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos....


ID
321523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos,
julgue os próximos itens.

O gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos exige novas formas de classificação e avaliação dos documentos de arquivo. Sendo assim, os códigos de classificação e as tabelas de temporalidade que são aplicados nos documentos de arquivo em suportes convencionais não devem ser aplicados nos documentos arquivísticos eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos exige novas formas de classificação e avaliação dos documentos de arquivo. Sendo assim, os códigos de classificação e as tabelas de temporalidade que são aplicados nos documentos de arquivo em suportes convencionais não devem(errado) ser aplicados nos documentos arquivísticos eletrônicos.


    até mais!
    até mais! 


ID
321529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos,
julgue os próximos itens.

O conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos e processado por computador, e que pode, ainda, compreender um software particular ou determinado número de softwares integrados, é o que se entende por Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos.

Alternativas
Comentários
  • Um SIGAD tem por objeto o documento arquivístico e visa a gerenciá-lo em todo o seu ciclo de vida. Portanto é capaz de realizar todas as operações técnicas da gestão arquivística desde a produção até a destinação final do documento.  


    BONS ESTUDOS!!
  • Leitura, leitura, leitura...........

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.

    fonte: http://www.estadovirtual.com.br/sigad

  • GABARITO

     

    CORRETO

  • Conceito retirado do e-ARQ Brasil:

    O que é SIGAD?

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.

    O sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 10)

  • GABARITO: CERTO

    SIGAD – SISTEMA DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.

    Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.

    O sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.

    E-Arq Brasil.


ID
321547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de digitalização e microfilmagem aplicada aos arquivos,
julgue os itens que se seguem.

Os documentos arquivísticos digitalizados, quando forem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, devem estar criptografados.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006


    Art. 5º - Documentos arquivísticos digitais recebidos por meio de procedimento de transferência ou recolhimento à instituição arquivística pública devem estar sob a forma não criptografada ou descriptografada e sem qualquer outro atributo tecnológico que impeça o acesso.
  • Questão errada.
    Complementando a resposta do colega Marcelo Simões:

    A criptografia consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto de cálculos. O arquivo cifrado (ou encriptado) torna-se incompreensível até que seja desencriptado.
    No caso de haver transferência dos documentos arquivísticos digitalizados haveria a dificuldade em se desencriptar aquela documento, informação pela instituição arquivística que o recebesse. No próprio artigo 5º da Resolução 24 há ênfase na frase final:


    Art 5º Documentos arquivísticos digitais recebidos por meio de procedimento de transferência ou recolhimento à instituição arquivística pública devem estar sob a forma não criptografada ou descriptografada e sem qualquer outro atributo tecnológico que impeça o acesso.
     



    Conceito de criptografia retirado de: http://www.hardware.com.br/termos/criptografia
  • Pessoal, só um comentário. Resolvi essa questão de uma forma mais simples. A lei, citada pelos colegas, fala em documentos digitais. Documento digital é aquele que já nasce em meio digital. Porém, notem que a questão cita documentos digitalizados, que, diferente dos primeiros, são aqueles documentos que nascem em suporte papel e podem ser escaneados para o computador, por exemplo.
    Do dicionário: Escanear: ato de usar o scanner para fazer uma digitalização.
    Eu desconhecia a lei, mas resolvi a questão pensando da seguinte forma: não há como usar algorimos de criptografia em um documento digitalizado. Entretando, acredito que se a questão citasse documentos digitais aí sim o conhecimento da lei seria importante para solucionar a questão.

    Após resolver a questão fiz uma pesquisa extra e cheguei à conclusão dos motivos pelos quais NEM MESMO OS DOCUMENTOS DIGITAIS devem ser recolhidos criptografados, pois devido à velocidade com que a tecnologia se modifica, a própria criptografia pode se tornar obsoleta e dificultar o acesso ao documento. Se servir para você também, use; senão desconsidere :)
    Conforme o CONARQ: Criptografia é um método de codificação de
    objetos digitais segundo um código secreto (chave), de modo que estes não possam ser apresentados por uma aplicação de forma legível ou inteligível e somente usuários autorizados podem restabelecer sua forma original.

    É importante salientar que, no uso de criptografia em documentos que apresentam longa temporalidade, devem ser tomadas medidas administrativas para garantir a manutenção do sigilo e do acesso a esses documentos. Esses documentos não devem ser armazenados criptografados. Alguns fatores que comprometem a criptografia no longo prazo são: comprometimento ou obsolescência da chave, indisponibilidade do portador da chave e evoluções tecnológicas.
  • Errado, entre outros motivos, pelo fato de a criptografia ter a finalidade de preservar o sigilo requerido pelo documento. Contudo, quando se fala em recolhimento, estamos tratando de documentos permanentes providos de valores probatórios, históricos, informativos. Logo, não faz muito sentido restringir o acesso ao conteúdo desses documentos. Ora! Basta pensarmos nas atividades dos arquivos permanentes, como, por exemplo, a descrição, cuja finalidade é justamente elaborar instrumento de pesquisa para o acesso ao documento.

  • É só lembra do what sapp na prova, que não pode usar logo porque o what sapp criptografado.

  • A banca já cobrou isso antes:

    Q20666 - INSS 2008

    Os documentos arquivísticos digitais transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional devem estar sob a forma criptografada. (Gab: errado. Forma descriptografada)

    Q50451 - ANTAQ 2009

    Para se garantir a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais, estes deverão estar sob a forma criptografada quando forem transferidos ou recolhidos a instituição arquivística pública. (Gab: errado. Forma descriptografada)

  • Direto ao ponto!

    Os documentos arquivísticos digitalizados, quando forem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, devem estar criptografados (NÃO DEVEM).

    Recolhido o Doc Digital = dar-se-á preferência por formatos abertos como .pdf/a e tiff

    (Não há direito de propriedade, consequentemente, não serão pagos direitos de uso dos programas que abrirão esse formato)

    NUNCA CRIPTOGRAFADOS!

    Gabarito: ERRADO


ID
395836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos eletrônicos e à digitalização
de documentos arquivísticos, julgue os próximos itens.

A autenticidade e a confiabilidade de documentos arquivísticos digitais são asseguradas por meio de procedimentos administrativos e técnicos para o gerenciamento de riscos e que garantam a segurança contra corrupção ou perda de dados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO 

     

     

    (CESPE - TJ/ES - 2011)  Para garantir que os documentos arquivísticos digitais sejam confiáveis e autênticos e possam ser preservados com essas características, é necessário que os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos incorporem os conceitos arquivísticos e suas implicações no gerenciamento dos documentos digitais.
     
    GABARITO: CERTA. 


ID
395839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos eletrônicos e à digitalização
de documentos arquivísticos, julgue os próximos itens.

O documento arquivístico digital pode ser transferido a instituição arquivística em qualquer formato.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada.
    Documento arquivístico digital não pode ser transferido em qualquer formato. Ele deve estar de acordo com as normas da instituição arquivística responsável pela custódia, aquela que transferir. E também, deverá ser identificado na listagem de transferência

    Resolução CONARQ n° 24, de 3 de agosto de 2006

    Art 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    (...)

    f) estar no(s) formato(s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e

    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.


    ANEXO I
    Elementos essenciais para a elaboração da listagem descritiva para transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais

    c) tipo e quantidade de mídias utilizadas e o volume total de dados em bytes;

    d)     identificação dos formatos de arquivo digital;    

    e) metadados necessários para a interpretação e apresentação dos documentos, tais como a estrutura da base de dados, o esquema HTML e o esquema de metadados;

    Bons Estudos!

  • e-ARQ BRASIL 


    3.5 Formato de arquivo e estrutura dos documentos a serem capturados


    Órgãos e entidades precisam capturar uma gama diversificada de documentos com formatos de arquivo

    e estruturas diferentes. Os requisitos técnicos para a captura variam de acordo com a complexidade dos

    documentos. Em alguns ambientes não é possível identificar, antecipadamente, todas os formatos de

    arquivo e estruturas possíveis dos documentos, já que alguns são recebidos de fontes externas.


    FONTE: http://documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/e-arq-brasil-2011-corrigido.pdf


  • Complementando!

    O documento arquivístico digital pode ser transferido a instituição arquivística em qualquer formato (Não é qualquer).

    Há regras e normas a serem seguidas para a transferência!

    +

    Recolhido o Doc Digital = dar-se-á preferência por formatos abertos como .pdf/a e tiff

    (Não há direito de propriedade, consequentemente, não serão pagos direitos de uso dos programas que abrirão esse formato)

    Gabarito: Errado

  • A banca tentou enganar o candidato outra vez. Como os colegas já falaram, os documentos não podem ser transferidos ou recolhidos em qualquer formato.

    Q184454 - ABIN 2010

    O documento digital pode ser transferido ou recolhido em qualquer formato à instituição arquivística pública. (gab: errado)


ID
402130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da automação e da microfilmagem aplicadas aos arquivos, julgue os próximos itens.

As funções arquivísticas principais de classificação, avaliação e descrição podem ser aplicadas também aos documentos eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Complementando...

    O conceito de arquivo independe do suporte utilizado, ou seja, ainda que os documentos sejam eletrônicos, os princípios aplicáveis aos documentos em papel serão aplicáveis a estes, como, por exemplo, avaliação, ciclo vital....

    JOÃO TIAGO E LEONARDO REIS - ARQUIVOLOGIA FACILITADA 2EDIÇÃO

  • Resolução: as funções arquivísticas devem ser aplicadas, independentemente do suporte em que as informações estão registradas.

    Resposta: certa


ID
553063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.

De acordo com a concepção arquivística pós-custodial, no ambiente eletrônico, os documentos devem permanecer sob o gerenciamento da instituição que os criou e devem continuar a ser tratados de acordo com o ciclo vital de documentos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a concepção arquivística pós-custodial, no ambiente eletrônico, os documentos devem permanecer sob o gerenciamento da instituição que os criou e devem continuar a ser tratados de acordo com o ciclo vital de documentos.
    Acredito que o erro da questão está no pós-custodial, pois se é pós-custodial significa que a custódia ja foi passada a instituição de armazenamento/recolhimento, então não devem mais permanecer sob gerenciamento da instituição que as criou.
    Se alguém souber outra explicação, favor postar nos meus recados. 
    Grato.
  • Arquivística pós-custodial é o mesmo que pós-moderna, isso é só um pega do examinador. A verdadeira questão está no fato de os documentos permanecerem sob o gerenciamento da instituição que os criou, o que não deve ocorrer de acordo com o ciclo vital, uma vez que, com a destinação final o documento deverá ser eliminado ou recolhido à instituição arquivística pública.
  • Comentário bem irrelevante da Fernanda...

  •  

    QUESTÃO ERRADA

    Numa “era pós-custodial”, a materialidade documental, expressa nos registros documentais em suportes convencionais, deixaria de ser o epicentro de um conjunto de práticas de avaliação, arranjo, descrição e conservação de arquivos, Como mencionam McKemmish e Upward (1998).   fonte: https://www.ufpe.br/ppgci/images/publicacoesdocentes/Joanacoeli/doc6.pdf

     

    LOGO: 

    Primeiro erro: Gerenciamento da instituição - porque já foi para custódia

    Segundo erro: Não tem ciclo vital .

     

     

  • questão ERRADA

    "De acordo com Cook (apud Erlandsson, 1997:70), o conceito de documentos contínuos deriva-se de um outro, o de pós-custódia, criado por Peter Scott e prontamente assimilado pelos arquivistas australianos. Tal conceito, segundo Cunningham, baseia-se no entendimento de que “no ambiente eletrônico, instituições arquivísticas não têm mais que assumir a custódia física dos documentos para cumprir seu papel arquivístico de controlar e proteger os documentos”." (fonte: Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos - Rosely Curi)

     

    caiu depois assim

    Q292424 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANP Prova: Analista Administrativo - Área 1

    No ambiente eletrônico, as instituições arquivísticas assumem a custódia física dos documentos, cumprindo o papel de controlar e de proteger os documentos. (gab: errado)

  • A Arquivologia pós-custodial, ou pós-moderna, caracteriza-se pela aproximação com o pensamento pós-moderno. Ela analisa as correntes atuais da Arquivística, que apontam a informação como objeto científico de estudo, e não o documento em si. Segundo esta abordagem, a instituição arquivística não precisa mais deter a custódia física do documento para cumprir seu papel de provedor de informações ao usuário.

    Em se tratando do documento digital, é especialmente verdade esta afirmação, pois como não há a consideração do suporte material, não há por que o documento seguir o ciclo vital dos documentos. Ou seja, a informação passa a ser tratada pela instituição arquivística (e não a instituição que os criou), e não há necessidade de aplicação do ciclo vital dos documentos, uma vez que a informação em si não "se perderá".

    Gabarito do professor: Errado
  • O erro está apenas em dizer que eles devem ser tratados de acordo com o ciclo vital de documentos. Nessa concepção, não importa a idade documental do documento.

    Explicação por Rosely Curi Rondinelli:

    "Tanto o conceito de documentos contínuos como o de pós-custódia baseiam-se na premissa de que os documentos eletrônicos arquivísticos devem ser tratados como um todo, isto é, sem a divisão por fases corrente, intermediária e permanente, e uma vez cessado o seu uso diário, os mesmos permaneceriam sob a responsabilidade da instituição que os criou."

    Fonte: Livro Gerenciamento Arquivístico de documentos eletrônicos


ID
553294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

A avaliação e a destinação dos documentos digitais são feitas a partir de instrumento de avaliação próprio, diferente da tabela de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ela é um Instrumento de avaliação utilizado para todos os documentos.


    Tabela de Temporalidade é um documento que define prazos de guarda e destinação de documentos de valor corrente e/ou intermediário, produzidos e recebidos. Além disso, estabelece a destinação de documentos, que pode ser por descarte e guarda permanente dos documentos de valor histórico.

    ;)
  • Gabarito: ERRADO

     

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento resultante da gestão de documentos da fase avaliação a qual determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final que pode ser a eliminação ou o recolhimento ao arquivo permanente.

     

    A tabela de temporalidade não faz diferenciação dos arquivos em razão do suporte, sendo utilizada tanto para os arquivos que possuem suporte em papel como para aqueles que possuem suporte digital CDs, DVDs e ETC. Assim a aplicação da tabela de temporalidade é feita para todos os documentos de arquivo, independentemente do suporte documental.

     

    ______________________________________________________________________________________________

     

    Vejam outra questão que corrobora o entendimento de que a tabela de temporalidade não varia em razão do suporte, sendo aplicada o mesmo tipo de tabela para todos os documentos de arquivo, independentemente do suporte documental que possuam. 

     

    Ano: 2011  Banca: CESPE   Órgão: EBC  Prova: Analista - Arquivologia

     

    No que se refere aos documentos digitais, julgue os itens seguintes. 

    Na avaliação de documentos digitais, deve ser utilizada tabela de temporalidade específica para esse formato de documento.

     

    Gabarito:ERRADO

  • A avaliação de documentos, bem como a tabela de temporalidade e código de classificação produzidos pelos seus trabalhos, são universais, ou seja, aplicáveis a todos os documentos arquivísticos da instituição, independentemente das características destes.

    Sendo assim, tanto os documentos tradicionais quanto os digitais serão geridos pelos mesmos instrumentos.

    Gabarito do professor: Errado

ID
553306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

Todos os documentos digitais, por suas características, independentemente da sua natureza arquivística, devem ser incluídos nos programas de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  •           RESOLUÇAO N. 20 CONARQ
    Art. 1º Os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos deverão identificar, dentre as informações e os documentos produzidos, recebidos ou armazenados em meio digital, aqueles considerados arquivísticos para que sejam contemplados pelo programa de gestão arquivística de documentos.
  • Os programas de gestão arquivística de documentos devem gerenciar os documentos de natureza arquivística, independentemente de suas características.

    Contudo, requisito essencial para que um documento seja incorporado ao programa de gestão de documentos é que o mesmo possua natureza arquivística, ou seja, tenha sido produzido ou recebido como consequência de uma atividade administrativa.

    Gabarito do professor: Errado
  • Acho que podemos pegar a resposta no e-ARQ Brasil também:

    Requisitos arquivísticos que caracterizam um SIGAD

    - captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos;

    Mas a questão é um pouco lógica também. Da mesma forma que existem documentos não arquivísticos (não orgânicos) em suporte papel, no ambiente digital isso também pode ocorrer. Então não há que se falar em incluir um documento não arquivístico em um programa de gestão de documentos.

  • Complementando: esse "independentemente da natureza arquivística" significa:

    Ter ou não ter natureza arquivística...

    Portanto, a questão está errada, pois os documentos digitais devem ter natureza arquivística para serem incluídos nos programas de Gestão de documentos.

  • Não sei nada do assunto,mas > TODOS e independentemente= erradoooo


ID
553318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

São requisitos funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos a utilização de padrões abertos, independência de fornecedor e integração de sistemas com legados.

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS
    RESOLUÇÃO Nº 20, DE 16 DE JULHO DE 2004
    Dispõe sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos.

    Art. 3º - A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos.

    §1º – Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

    §2º – Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.


    §3º – Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. Os metadados referem-se a: identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação), segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais), contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) e localização física do documento.

  • Questão ERRADA
    A CESPE tentou confundir o candidato colocando os requisitos não funcionais, veja:
    CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS
    RESOLUÇÃO Nº 20, DE 16 DE JULHO DE 2004
    Dispõe sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos.
    Art. 3º
    §2º – Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.
  • QUESTÃO ERRADA

    Raciocínio mais rápido.......não funcionais refere-se ao software e funcionais define a função que ele deve operar.

  • Segundo a Resolução CONARQ nº 20, os requisitos funcionais são: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação. 

    Também, segundo a mesma norma, são requisitos não funcionais: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho. 

    Portanto os exemplos trazidos no item são de requisitos não funcionais.

    Gabarito do professor: Errado

ID
553330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

Incluem-se, entre os exemplos de metadados de documentos digitais, o código de classificação, a tipologia documental e o contexto tecnológico.

Alternativas
Comentários
  • Questão básica de memorização:

    RESOLUÇÃO Nº 20 , DE 16 DE JULHO DE 2004,
      art. 3, §3º Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. Os metadados referem-se a: identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação), segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais), contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) e localização física do documento.


    "Entregue seu coração a Deus que ele lhe trará serenidade (tirara dos seus ombros pesos que lhe impedem de crescer) para que você cresça e se desenvolva".
  • Complementando...

    I - Metadados

    Os metadados relacionados aos documentos arquivísticos digitais, que costumam estar registrados nos sistemas de gestão de documentos, devem acompanhar o documento digital no momento da transferência ou recolhimento. São eles:
    a) nome do autor;
    b) nome do destinatário;
    c) assunto;
    d) data de produção;
    e) data da transmissão;
    f) data do recebimento;
    g) data da captura ou arquivamento;
    h) código de classificação;
    i) indicação de anexo;
    j) nome do setor responsável pela execução da ação contida no documento;
    k) indicação de anotação;
    l) registro das migrações e data em que ocorreram; e
    m) restrição de acesso.

  • O conceito de metadado é dado pela Resolução CONARQ nº 20, que afirma serem informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. 
    Os metadados referem-se a: identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação), segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais), contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) e localização física do documento.
    Em resumo, temos 4 grupos de metadados: o contexto documental (do qual fazem parte a tipologia e o código de classificação), contexto tecnológico, identificação e localização física.

    Gabarito do professor: Certo

ID
553336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais.

Os documentos digitais acumulados pelos órgãos da administração pública federal devem ser enviados em mídias ou protocolos de transmissão previstos pelas normas do Arquivo Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006
    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:
    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.
  • Segundo a Resolução CONARQ nº 24, os documentos digitais a serem transferidos ou recolhidos devem ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística, a fim de garantir sua autenticidade e disseminar os padrões de formatos para auxiliar as políticas de acesso.

    Gabarito do professor: Certo
  • Segundo a Resolução CONARQ nº 24, os documentos digitais a serem transferidos ou recolhidos devem ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.
  • O CESPE ama cobrar esses requisitos. Já vi cair de kg nas provas. Essa é uma das resoluções do CONARQ mais cobradas. É sempre bom dar uma lidinha para reforçar os conceitos.

    CONARQ n. 24:

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;

    b) ter asseguradas a sua integridade e confiabilidade, por meio da adoção de procedimentos administrativos e técnicos que gerenciem riscos e garantam a segurança de maneira a evitar corrupção ou perda de dados;

    c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;

    d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;

    f) estar no (s) formato (s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e

    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.

    Fonte: http://conarq.gov.br/resolucoes-do-conarq/266-resolucao-n-24,-de-3-de-agosto-de-2006.html


ID
553342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais.

Na listagem descritiva para transferência ou recolhimento de documentos digitais de arquivo, dispensam-se as informações relacionadas às eliminações realizadas.

Alternativas
Comentários
  • É imprescindivel!

    Gabarito: ERRADO

  • ANEXO I

    Elementos essenciais para a elaboração da listagem descritiva para

    transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais

    [...]

    g) registro das eliminações realizadas;


  • Segundo a Resolução CONARQ nº 24, anexo I, determina quais são os elementos que devem constar obrigatoriamente das listagens descritivas:

    a) órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento dos documentos arquivísticos;
    b) órgão ou entidade responsável pela produção e acumulação dos documentos arquivísticos, caso seja diferente do responsável pela transferência ou recolhimento;
    c) tipo e quantidade de mídias utilizadas e o volume total de dados em bytes;
    d) identificação dos formatos de arquivo digital;
    e) metadados necessários para a interpretação e apresentação dos documentos, tais como a estrutura da base de dados, o esquema HTML e o esquema de metadados;
    f) registro de migrações e datas em que ocorreram;
    g) registro das eliminações realizadas;
    h) indicação de espécie, título, gênero, tipo, datas-limite, identificador do documento, e indicação de documentos complementares em outros suportes. No caso de transferência, indicação da classificação e do seu respectivo prazo de guarda e destinação documentos;
    i) informações necessárias para apoiar a presunção de autenticidade conforme anexo II; e
    j) data e assinatura do responsável pelo órgão que procede a transferência ou o recolhimento, podendo ser em meio convencional e/ou digital. 

    Portanto o registro de informações sobre eliminações já realizadas é requisito obrigatório e indispensável de listagens descritivas.

    Gabarito do professor: Errado
  • Só pra deixar a informação mais completa... A questão pode ser respondida com base no Anexo I da Resolução CONARQ n. 24:

    Elementos essenciais para a elaboração da listagem descritiva para transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais

    a) órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento dos documentos arquivísticos;

    b) órgão ou entidade responsável pela produção e acumulação dos documentos arquivísticos, caso seja diferente do responsável pela transferência ou recolhimento;

    c) tipo e quantidade de mídias utilizadas e o volume total de dados em bytes;

    d) identificação dos formatos de arquivo digital;

    e) metadados necessários para a interpretação e apresentação dos documentos, tais como a estrutura da base de dados, o esquema HTML e o esquema de metadados;

    f) registro de migrações e datas em que ocorreram

    g) registro das eliminações realizadas;

    h) indicação de espécie, título, gênero, tipo, datas-limite, identificador do documento, e indicação de documentos complementares em outros suportes. No caso de transferência, indicação da classificação e do seu respectivo prazo de guarda e destinação documentos;

    i) informações necessárias para apoiar a presunção de autenticidade conforme anexo II; e

    j) data e assinatura do responsável pelo órgão que procede a transferência ou o recolhimento, podendo ser em meio convencional e/ou digital.

    Eu sei, são muitos itens. E para falar a verdade, nunca vi o cespe cobrar muito esse anexo I. Nessa prova da ABIN, o examinador foi no detalhe. Exigiu um nível de conhecimento altíssimo do candidato.


ID
553348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais.

A presunção da autenticidade dos documentos digitais transferidos ou recolhidos à instituição arquivística pública é feita a partir de informações, principalmente dos metadados relacionados aos documentos digitais, tais como: nome do autor, nome do destinatário, assunto, data de produção, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • E-Arq Brasil
    Captura
    6.1

    "Além do código de classificação, descritores, número de protocolo e número de registro, a captura pode
    prever a introdução de outros metadados, tais como data e hora da produção, da transmissão e do
    recebimento do documento; nome do autor, do originador, do redator e do destinatário, entre outros.
    Esses metadados podem ser registrados em vários níveis de detalhamento, dependendo das necessidades
    geradas pelos procedimentos do órgão ou entidade e do seu contexto jurídico-administrativo."
  • A questão está: Certa .

  • Resolução 24 Conarq, Art. 4º A instituição arquivística pública procederá à presunção de autenticidade dos documentos arquivísticos digitais recolhidos com base nos metadados relacionados a esses documentos, conforme especificado no anexo II, e com base na listagem descritiva apresentada pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou pelo recolhimento.

    GAB: CORRETO!!!!

  • Segundo a Resolução CONARQ nº 24, a instituição arquivística procederá à presunção de autenticidade dos documentos arquivísticos digitais recolhidos com base nos metadados relacionados a esses documentos, conforme especificado no anexo II, e com base na listagem descritiva apresentada pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou pelo recolhimento.

    Os metadados mencionados no anexo II da norma, que podem ser utilizados para presunção de autenticidade, são:

    a) nome do autor;
    b) nome do destinatário;
    c) assunto;
    d) data de produção;
    e) data da transmissão;
    f) data do recebimento;
    g) data da captura ou arquivamento;
    h) código de classificação;
    i) indicação de anexo;
    j) nome do setor responsável pela execução da ação contida no documento;
    k) indicação de anotação;
    l) registro das migrações e data em que ocorreram; e
    m) restrição de acesso.

    a) indicação dos procedimentos de privilégios de acesso e uso;
    b) indicação dos procedimentos para prevenir, descobrir e corrigir perdas ou adulteração dos documentos;
    c) indicação dos procedimentos de preservação com relação à deterioração da mídia e obsolescência tecnológica;
    d) indicação das normas e procedimentos que determinam a forma documental; e
    e) indicação das normas e meios para autenticação de documentos, utilizadas pelo órgão ou entidade produtor ou acumulador.
    Gabarito do professor: Certo
  • Só pra completar.. De acordo com o Anexo II da Resolução do CONARQ n° 24:

    Informações para apoiar a presunção de autenticidade:

    I - Metadados

    Os metadados relacionados aos documentos arquivísticos digitais, que costumam estar registrados nos sistemas de gestão de documentos, devem acompanhar o documento digital no momento da transferência ou recolhimento. São eles:

    a) nome do autor;

    b) nome do destinatário;

    c) assunto;

    d) data de produção;

    e) data da transmissão;

    f) data do recebimento;

    g) data da captura ou arquivamento;

    h) código de classificação;

    i) indicação de anexo;

    j) nome do setor responsável pela execução da ação contida no documento;

    k) indicação de anotação;

    l) registro das migrações e data em que ocorreram; e

    m) restrição de acesso.

    II - Outras informações para apoiar a presunção de autenticidade que estarão contidas na listagem descritiva:

    a) indicação dos procedimentos de privilégios de acesso e uso;

    b) indicação dos procedimentos para prevenir, descobrir e corrigir perdas ou adulteração dos documentos;

    c) indicação dos procedimentos de preservação com relação à deterioração da mídia e obsolescência tecnológica;

    d) indicação das normas e procedimentos que determinam a forma documental; e

    e) indicação das normas e meios para autenticação de documentos, utilizadas pelo órgão ou entidade produtor ou acumulador.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-24-de-3-de-agosto-de-2006

  • O entendimento do CESPE é o que for menos lógico e mais prejudicial ao concursando


ID
553357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais.

Por motivo de segurança, é imprescindível que o órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais mantenha, permanentemente, uma cópia desse material.

Alternativas
Comentários
  • O órgão que transfere???  Estaria aí o erro?
    Galera ajuda aí!
  • No meu ponto de vista eu entendi que está erra é palavra "permanentemente", pois na resolução nº 20/94 do CONARQ o paragrafo unico comenta: "A eliminação de documentos arquivisticos submetidos a processo de digitalização só deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do orgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação..."


  • Gestão Documental Art. 1º - Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:
    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;
    b) ter asseguradas a sua integridade e confiabilidade, por meio da adoção de procedimentos administrativos e técnicos que gerenciem riscos e garantam a segurança de maneira a evitar corrupção ou perda de dados;
    c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;
    d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;
    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;
    f) estar no(s) formato(s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e
    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.

  • Art. 6º O órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais manterá uma cópia, até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

    Parágrafo único. A cópia a que se refere este artigo deverá ser eliminada de forma irreversível e por método seguro e comprovado.
  • Leandro, tu ta mais por fora que cotovelo de caminhoneiro.
  • Errado

    Resolução CONARQ n° 24, de 3 de agosto de 2006

    [...]


    Art. 6º O órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais manterá uma cópia, até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

    Parágrafo único. A cópia a que se refere este artigo deverá ser eliminada de forma irreversível e por método seguro e comprovado.

    http://www.siga.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=93&sid=48

  • QUESTAO ERRADA

    Pessoal vamos nos ajudar.............

    Questão passo a passo. Não adianta Ctrl C Ctrl V

    Por motivo de segurança, é imprescindível que o órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais mantenha, permanentemente, uma cópia desse material. 

    Este é o erro. Porque ele, se está transferindo ou recolhendo, (quer ficar livre) vai manter copia permanentemente??

    Ele vai manter até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

  • Segundo a Resolução CONARQ nº 24, a entidade que transferir ou recolher documentos digitais deverá manter uma cópia desses até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

    Ou seja, a manutenção de cópia dos documentos digitais é obrigatória até que seja finalizado o processo de transferência ou recolhimento pela instituição arquivística, e não permanentemente.

    Gabarito do professor: Errado
  • Se transferiu, pra que manter cópia permanentemente? Se mantiver cópia, "logicamente" não transferiu.

    A cópia durante o processo de transferência faz todo sentido, já que o arquivo "recebedor" ainda não tem responsabilidade total sobre os itens em transferência.

    Fui por esse raciocínio.


ID
553363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais.

Os procedimentos de transferência e recolhimento de documentos digitais às instituições arquivísticas públicas são completamente diferentes dos adotados para os documentos em outros suportes documentais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADO

    De acordo com a Resolução n. 24 do CONARQ

    Art. 1º ,

    Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;

  • Todos os procedimentos em arquivos são universais, ou seja, são padronizados para todos os documentos, ressalvados os critérios adotados devido às suas peculiaridades (ex: métodos de conservação diferentes devido á natureza do suporte).

    No caso de transferência e recolhimento de documentos, não há nenhum fator que justifique procedimento diferenciado para documentos tradicionais ou digitais, devendo então esses procedimentos serem adotados de maneira idêntica para esses dois gêneros documentais.

    Gabarito do professor: Errado

ID
553369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais.

O documento digital pode ser transferido ou recolhido em qualquer formato à instituição arquivística pública.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONARQ n° 24
    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    f) estar no(s) formato(s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e
  • Segundo a Resolução CONARQ n° 24, os documentos digitais a serem transferidos ou recolhidos devem estar em formatos de arquivo digital previstos pela instituição  responsável pela sua custódia.

    Em "tradução", antes de se transferir ou recolher documentos digitais, o gestor deve conhecer quais os formatos aceitos pela instituição custodiadora, e tratar de fazer as conversões, se for o caso.

    Gabarito do professor: Errado
  • Errado. Como o colega já falou, a instituição responsável pela custódia que irá definir o melhor formato.

    Cespe é pura repetição:

    Q131944 - Correios 2011

    O documento arquivístico digital pode ser transferido a instituição arquivística em qualquer formato. (gab: errado)


ID
553417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes, julgue os itens seguintes.

Os formatos de acesso são os representantes digitais de acesso para visualização em tela, de navegação, de impressão e para download.

Alternativas
Comentários
  • Leiam, entendam o Art.8 e acertem a questão....

    "Art. 8o  É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 

    § 2o  Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet). 

    § 3o  Os sítios de que trata o § 2o deverão, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: 

    I - conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão; 

    II - possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações; 

    III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina; 

    IV - divulgar em detalhes os formatos utilizados para estruturação da informação; 

    V - garantir a autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso; 

    VI - manter atualizadas as informações disponíveis para acesso; 

    VII - indicar local e instruções que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrônica ou telefônica, com o órgão ou entidade detentora do sítio; e 

    VIII - adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência"

    Bons estudos!

  • CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS - CONARQ
    Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes - 2010
    Pág.15

     FORMATOS DE ACESSO
     São os representantes digitais de acesso para visualização em tela, de navegação
    (thumbnails), de impressão e para download e que são gerados a partir das MD para
    diferentes usos e, sempre que possível, de acordo com a demanda dos usuários finais.

     
  • Segundo o CONARQ, em orientações constantes nas Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes, são os representantes digitais de acesso para visualização em tela, de navegação (thumbnails), de impressão e para download, e que são gerados para diferentes usos e, sempre que possível, de acordo com a demanda dos usuários finais.

    Gabarito do professor: Certo
  • Muito bom!


ID
620092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos documentos digitais, julgue os itens seguintes.

Na avaliação de documentos digitais, deve ser utilizada tabela de temporalidade específica para esse formato de documento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. 

     

    (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Analista) Os documentos eletrônicos devem ser avaliados de acordo com a tabela de temporalidade e classificados a partir do plano de classificação. C

    Portanto, não há essa tabela de temporalidade específica como propôs a questão.

  • Gabarito: ERRADO

     

     

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento resultante da gestão de documentos da fase avaliação a qual determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final que pode ser a eliminação ou o recolhimento ao arquivo permanente.

     

    A tabela de temporalidade não faz diferenciação dos arquivos em razão do suporte, sendo utilizada tanto para os arquivos que possuem suporte em papel como para aqueles que possuem suporte digital CDs, DVDs e ETC. Assim a aplicação da tabela de temporalidade é feita para todos os documentos de arquivo, independentemente do suporte documental.

     

    ______________________________________________________________________________________________

     

    Vejam outra questão que corrobora o entendimento de que a tabela de temporalidade não varia em razão do suporte, sendo aplicada o mesmo tipo de tabela para todos os documentos de arquivo, independentemente do suporte documental que possuam.

     

     

    Ano: 2017   Banca: Quadrix   Órgão: CRMV-DF   Prova: Agente Administrativo

    Com relação à arquivologia, julgue o item que se segue. 

     

    A aplicação da tabela de temporalidade é feita para todos os documentos de arquivo, independentemente do suporte documental.

    Gabarito: CERTO

     

  • Tanto o plano de classificação quanto a tabela de temporalidade são aplicados para qualquer tipo de formato e suporte. Incluem-se aqui então os documentos digitais.

    Ora, os assuntos a serem tratados são os mesmos que nos documentos físicos. O que muda aqui é apenas o material e a configuração física do suporte, que de um é físico e de outro é digital.

    Como nós já sabemos, o suporte e o formato não interferem no conceito de arquivos.

    Portanto, questão errada.

  • Direto ao Ponto!

    Na avaliação de documentos digitais, deve ser utilizada tabela de temporalidade específica (TABELA DE TEMPORÁLIDADE única para todo o tipo de doc) para esse formato de documento.

    Justificativa: cristão, coloca na cabeça que a T. de Temporalidade serve para todas e quaisquer formas ou suporte de doc. Ex.: Pode tá escrito numa pedra, num tijolo que será a mesma tabela de temporalidade.

    GABARITO: ERRADO


ID
620095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos documentos digitais, julgue os itens seguintes.

O envio de documentos digitais é realizado por meio de mídias ou protocolos de transmissão previstos pela instituição arquivística pública responsável pela transferência ou recolhimento de documentos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO
    Conforme  Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006
    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:
    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.
  • Só para complementar os requisitos que o colega Luiz Oliveira colocou:


    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente; 

    b) ter assegurada a sua integridade e confiabilidade, por meio da adoção de procedimentos administrativos e técnicos que gerenciem riscos e garantam a segurança de maneira a evitar corrupção ou perda de dados;

    c) vir acompanhado de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;

    d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação  e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita a avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforma anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou pelo recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;

    f) estar no(s) formato(s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela custódia; e 

    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.

  • Questões parecidas:

    Q184443 - ABIN 2010

    Os documentos digitais acumulados pelos órgãos da administração pública federal devem ser enviados em mídias ou protocolos de transmissão previstos pelas normas do Arquivo Nacional. (gab: certo)

    Q474123 - MPU 2013

    O formato e as mídias ou protocolos de transmissão são questões acessórias na transferência de documentos arquivísticos digitais para os repositórios de guarda intermediária ou permanente. (gab: errado)


ID
620098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos documentos digitais, julgue os itens seguintes.

O processo de transferência de documentos digitais de um órgão ou entidade da administração pública à instituição arquivística pública é encerrado com a emissão do atestado de validação.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006
     
    Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas públicas.
     
    Art. 6º - O órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais manterá uma cópia, até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento. 


ID
783520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos que é processado por computador denomina-se

Alternativas
Comentários
  •  CORRETA LETRA E) 


    Sistemas Informatizados de Gestão Arquivistica de Documentos - SIGAD

    O SIGAD é um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado
    número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação desses.

    O sucesso do SIGAD dependerá fundamentalmente da implementação prévia de um programa de gestão
    arquivística de documentos.
  • Letra E

    SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documento) é um software  desenvolvido para produzir, receber, armazenar, dar acesso e destinar documentos arquivísticos." Um SIGAD pode ser composto por software único ou vários softwares integrados, adquiridos ou encomendados. Entretanto, seu sucesso dependerá da implantação prévia de um programa de Gestão Arquivística de Documentos.

  • GABARITO: LETRA E

    SIGAD – SISTEMA DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.

    Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.

    E-Arq Brasil.

  • Q206694 - EBC 2011

    O conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico dos SIGADs, processado por computador, constitui um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, utilizado em sistemas híbridos. (gab: certo)

    Q107174 - STM 2011

    O conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos e processado por computador, e que pode, ainda, compreender um software particular ou determinado número de softwares integrados, é o que se entende por Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos. (gab: certo)


ID
783523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão arquivística de documentos digitais deve ter requisitos funcionais e não funcionais. Assinale a opção que indica um requisito funcional.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D está correta.

    Conarq -  
    RESOLUÇÃO Nº 20, DE 16 DE JULHO DE 2004

    §1º – Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação. 

    §2º – Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

    fonte: 
    http://www.ged.net.br/resolucao20.html

    Bons estudos!!

    Abraço!
  • A) Independência de fornecedor (não funcional)

    B) Integração com sistemas legados (não funcional)

    C) Facilidade de utilização (não funcional)

    D) Acesso e segurança (funcional) - Gabarito

    E) Padrão aberto (não funcional)


ID
903625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivista do BNDES ao receber documentos arquivísticos digitais por transferência ou para recolhimento tem de reconhecer que as informações desses documentos devem estar

Alternativas
Comentários
  • informacao deve estar descriptografada, letra B


ID
908572
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É um método de codificação de objetos digitais segundo um código secreto (chave), de modo que não possam ser apresentados de forma legível ou inteligível por uma aplicação e somente usuários autorizados sejam capazes de restabelecer sua forma original. Trata-se da definição de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Uma chave é um pedaço de informação que controla a operação de um algoritmo de criptografia. Na codificação, uma chave especifica a transformação do texto puro em texto cifrado, ou vice-versa, durante a decodificação. Chaves são também usadas em outros algoritmos criptográficos, tais como esquemas de assinatura digital e funções hash (também conhecidas como MAC), algumas vezes para autenticação.

    Para um algoritmo bem projetado, cifrar o mesmo texto mas com uma chave diferente deverá produzir um texto cifrado totalmente diferente. Igualmente, decifrar o texto cifrado com a chave errada deverá produzir um texto aleatório ininteligível. Se a chave de decriptação for perdida, o dado cifrado praticamente não pode ser recuparado pelo mesmo algoritmo de criptografia

  • GABARITO: LETRA B

    Criptografia é um mecanismo de segurança e privacidade que torna determinada comunicação (textos, imagens, vídeos e etc) ininteligível para quem não tem acesso aos códigos de “tradução” da mensagem.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR


ID
910780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos e informações, julgue os
itens de 61 a 68.

Documentos de natureza digital, ou seja, produzidos, tramitados e armazenados apenas em sistema computacional, como mensagens de correio eletrônico, sítios na Internet, planilhas eletrônicas, fotografias e vídeos, não podem ser considerados documentos arquivísticos e, portanto, não devem ser incluídos nos sistemas de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Documentos de natureza digital são considerados documentos arquivisticos e devem ser incluidos nos sistemas de gestão de documentos.


    O que é documento arquivístico digital? 
     
    É um documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. São exemplos de documentos arquivísticos digitais: textos, imagens fixas, imagens em movimento, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente. 

     O e-ARQ Brasil estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD- independente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ou implantado.

    O objeto do e-ARQ Brasil é o documento arquivístico digital. Este documento não trata de processos de digitalização, isto é, de procedimentos técnicos de conversão de um documento em qualquer suporte ou formato para o formato digital, por meio de dispositivo apropriado, como o escâner.

    O SIGAD deve ser capaz de gerenciar simultaneamente os documentos digitais e os convencionais. No caso dos documentos convencionais o sistema registra apenas as referências sobre os documentos e, no caso dos documentos digitais, a captura, o armazenamento e o acesso são feitos por meio do SIGAD.

    Os requisitos se dirigem a todos que fazem uso de sistemas informatizados como parte do seu trabalho rotineiro de produzir, receber, armazenar e acessar documentos arquivísticos. Um SIGAD inclui um sistema de protocolo informatizado dentre outras funções da gestão arquivística de documentos. 
  • Errado! 
    Podem sim, desde que esses estejam com certificado digital.
  • Pelo que sei, Fotografias e Vídeos são documentos do gênero Iconográfico e filmográfico, e não digitais. Por que foram colocados na questão ?
  • A questão está erra quando fala  "não podem ser considerados documentos arquivísticos e, portanto, não devem ser incluídos nos sistemas de gestão de documentos.", outras questões podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Arquivologia - Específicos

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: SIGAD

    Documento arquivístico digital consiste em documento digital reconhecido e tratado como documento arquivístico.

    GABARITO: CERTA.



    Planilhas eletrônicas, mensagens de correio eletrônico, sítios na Internet, bases de dados e de textos, imagens fixas e em movimento, gravações sonoras são exemplos de documentos arquivísticos digitais.

    GABARITO: CERTA.

  • Documentos digitais são um tipo de gênero documental , portanto um documento, sendo assim participam obviamente do processo de gestão de documentos!!! 

  • Para ser considerado um documento arquivístico, este deve preencher, cumulativamente, dois requisitos:

     

     - Ser produto de uma ação administrativa;

     - Comprovar autenticidade.

     

    *** Portanto, se um documento em suporte digital seguir ambos os requisitos, então pode ser considerado um documento arquivístico.

     

    --

     

    Gabarito: errado

    Fonte: minhas anotações.


ID
911329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de documentos.

A gestão de documentos não se aplica a documentos eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    Todos os documentos são aplicados a gestão de documentos, independente do suporte.


    GESTÃO DE DOCUMENTOS

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • Tanto a gestão de documentos quanto a teoria das três idades aplicam-se aos documentos eletrônicos. ERRADA


ID
925858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a sistemas de gestão arquivística, julgue os itens
seguintes.

No que se refere à produção, tramitação, uso, avaliação, destinação, preservação, fidedignidade, autenticidade e organicidade, a gestão arquivística de documentos digitais deve contemplar o conjunto das especificações e características indicadas pela legislação arquivística brasileira.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!!!!!!
  • AJUDOU BASTANTE COM ESSE COMENTÁRIO!

  • Erivelton, tb pensava que não servia pra nada, mas o Robson colocou o gabarito pras pessoas que não têm condição de pagar para usar o site.

    Elas têm acesso limitado a 10 questões/dia, por isso usam o gabarito que está nos comentários para fazerem mais.

    Se ajudando o ser humano vai longe.

    abs


ID
1067674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, julgue os itens que se seguem.

A autenticidade do documento de arquivo precisa ser garantida independentemente do suporte documental. Uma das formas de verificar essa autenticidade é a rastreabilidade.

Alternativas
Comentários
  • A autenticidade é a qualidade de um documento ser exatamente aquele que 
    foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração, e deve ser garantida em qualquer suporte em que ele esteja registrado (papel, cd, microfilme). Esta caraterística se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. Uma das formas de verificação da autenticidade é a rastreabilidade dos documentos em trilhas de auditoria, que permite verificar a ocorrência de acesso e uso indevidos a esses documentos, A rastreabilidade é uma forma de garantir que o documento arquivístico é autêntico, e que não sofreu alteração, corrompimento e adulteração. Fonte: professor Darlan Eterno.

  • No conceito da apostila da Vestcon:


    Autenticidade: está ligada ao processo de criação, manutenção e  custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que  visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de  alguma atividade, e são autênticos quando são criados e  conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser  comprovados, a partir destas rotinas estabelecidas.  


    Em nada falou de rastreabilidade. 

  • Em termos práticos, rastreamento é saber "o que" (o produto ou bem), "de onde" veio (a origem) e "para onde" foi (destino). Com isto em vista, a definição de rastreamento exige três dados básicos, como mostra:

    - O produto necessita estar identificado - o que se está rastreando,

    - A origem deve ser conhecida - de onde vem o produto que se está rastreado, e 

    - O destino deve estar definido - para onde este produto será embarcado/enviado.

    Fonte wikipedia

    Logo, tem a ver a ver com a sua autenticidade. 

  • QUESTÃO CERTA.

    Comentário:

    "A autenticidade é a qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração, e deve ser garantida em qualquer suporte em que ele esteja registrado (papel, CD, microfilme). Esta caraterística se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. Uma das formas de verificação da autenticidade é a rastreabilidade dos documentos em trilhas de auditoria, que permite verificar a ocorrência de acesso e uso indevidos a esses documentos, A rastreabilidade é uma forma de garantir que o documento arquivístico é autêntico, e que não sofreu alteração, corrompimento e adulteração."

    Fonte: Professor Darlan Eterno -Arquivologia

    https://www.facebook.com/www.darlaneterno.com.br/posts/662389057117019


  • A apostila da Vestcom tem conteudo muito fraco Vanessa

  • Analisando a questão:

    A autenticidade é a característica do documento que possui todos os elementos necessários à sua validade, bem como de que seguiu todo o rito definido na sua produção. É a capacidade de o documento "provar ser quem diz ser". Capacidade de mostrar que seguiu todos os requisitos para sua produção. A autenticidade independe da veracidade das informações contidas no documento, mas tão somente da presenças dos elementos necessários à sua composição (exemplo: margens, símbolos, assinaturas, etc).

    Uma das maneiras de se verificar e confirmar a autenticidade dos documentos é justamente a rastreabilidade, ou seja, o monitoramento e controle de todos os movimentos e alterações que foram realizados no documento desde sua produção ou recebimento. A rastreabilidade permite identificar quem manipulou os documentos, além de quando, onde, quais alterações foram realizadas, e quais justificativas foram dadas para tal, sendo possível identificar as falhas de tramitação, uso e acesso.

    RESPOSTA: CERTO.

  • A autenticidade independe da veracidade das informações contidas no documento, mas tão somente da presenças dos elementos necessários à sua composição (exemplo: margens, símbolos, assinaturas, etc).  A rastreabilidade permite identificar quem manipulou os documentos, além de quando, onde, quais alterações foram realizadas, e quais justificativas foram dadas para tal, sendo possível identificar as falhas de tramitação, uso e acesso.
     

  • Falar em rastreabilidade até assusta, mas quando você vai procurar a real função de rastreabilidade na arquivologia não é nada mais que a tramitação do documento.

     

    GABARITO: C

  • Autenticidade de um Doc. Arq.    
    (  Ensino/NotasAula/Gerenciamento Arq. Doc. Eletrônicos  )

    Definição
    Capacidade de se provar que um documento arquivístico é o que diz ser [MacNail apud Rondinelli, R. Gerenciamento  Arquivísitico de Documentos Eletrônicos]

    Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. [E-Arq]

    Permanência ao longo do tempo das características originais do documento de arquivo no que respeita ao contexto, estrutura e conteúdo [ICA, Estudo n.º 16 – Manual para Arquivos Electrónicos]

    Segundo a norma ISO8402, “rastreabilidade é a capacidade de traçar o histórico, a aplicação ou a localização de um item através de informações previamente registradas”.

    FONTE: http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?id=225

    https://www.dicionarioinformal.com.br/rastreabilidade/

  • essa questão é exatamente o que dissemos na resposta da anterior. A autenticidade independe do suporte em que a informação foi registrada. Um dos elementos de verificação da autenticidade é a rastreabilidade sim. Vamos ver esse conceito?

    Rastreabilidade é uma ferramenta que identifica os acessos e o uso dos documentos.

    Sabemos, por exemplo, quem criou o documento digital através da rastreabilidade.

    Ora, a autenticidade não é a garantia de que os documentos foram criados como deveriam ser? Então a rastreabilidade é um dos elementos que garante a autenticidade dos documentos arquivísticos.

    Resposta: certa

  • Aí lasca, não falou em canto nenhum do material sobre Rastreabilidade, ai complica do cristão responder sobre isso.

  • essa é nova pra mim, nunca vi kkk


ID
1119220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A inclusão de templates de documentos de arquivo em redes internas é considerada uma prática inadequada, porque prejudica a autenticidade desses documentos.

Alternativas
Comentários

  • Template ou modelo é definido como um tipo de arquivo padrão não-executável usado por software de computador como um exemplo preformatado para fundamentar outros arquivos, especialmente documentos. Os modelos contêm um conjunto de elementos repetidos e são criados para padronizar a configuração de visualização através dos documentos finais.

    http://www.plataformabim.com.br/2012/09/revit-20122013-aula-05-arquivos.html

  • Assertiva ERRADA. 


    Somente se esse template estabelecer regras que são contra alguma lei em vigor. 
  • Apenas para complementar o entendimento da questão: segundo o documento E-ARQ Brasil, templates são máscaras de formatação necessárias para apresentar o documento.

  • Pra ficar claro, template é um modelo genérico de documento eletrônico. Ex. modelo de contrato; modelo de relatório; modelo de requerimento. etc...

  • Segundo o E-arq Brasil, os templates são máscaras de formatação necessárias para interpretar a estrutura do documento em um SIGAD. Em termos leigos, um template é uma formatação padrão a ser adotada para a mesma espécie documental (mantêm-se a formatação, e altera-se apenas o conteúdo a cada novo documento).

    Os templates são metadados obrigatórios para os procedimentos de captura do documento pelo SIGAD. Em outras palavras, um SIGAD deve necessariamente permitir a inclusão de templates e associá-los aos documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • Resolução: template é uma formatação padrão a ser adotada para a mesma espécie documental (mantêm-se a formatação, e altera-se apenas o conteúdo a cada novo documento). Por exemplo, todas os ofícios devem possuir a mesma estrutura, mas o conteúdo vai mudar, certo?

    O uso de templates é super recomendado, pois se consegue uma padronização super eficiente e todos vão produzir os documentos com a mesma estrutura.

    Resposta: errada

  • Lembrei daquela marca d'agua horrorosa do STJ.


ID
1120648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Na gestão arquivística de documentos eletrônicos agregam-se requisitos da classificação, da avaliação, do registro e da tramitação dos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • 1 ª Fase ( Produção)

    Refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado,controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Recomenda-se, nesta fase, evitar a reprodução desnecessária de documentos, pois o acúmulo desordenado de papéis implicará em maior dificuldade do controle das informações no arquivo .

  • 2 ª Fase ( Ut ilização)

    Refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrat iva, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de cont role relacionados às at ividades de protocolo e às

    técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. O arquivamento também será controlado nesta etapa. Desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a

    implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação. 

    3 ª Fase ( Avaliação e Destinação)

    Envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.


  • Classificação, avaliação, registro e controle da tramitação dos documentos de arquivo são atividades vinculadas à gestão de documentos, independentemente do suporte destas informações.

     

    by neto..

  • Gestão arquivística de documentos

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. 

    Como a gestão de documentos é realizada tanto em documentos convencionais ou digitais, a questão está certinha :)


ID
1148239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A política arquivística brasileira, que tem no Conselho Nacional de Arquivos o seu formulador, é constituída por um corpus de leis, decretos e resoluções. Julgue os itens a seguir, que versam sobre legislação arquivística.


A gestão arquivística de documentos digitais deve prever um sistema eletrônico que adote requisitos funcionais, não- funcionais e metadados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    RESOLUÇÃO Nº 20, DE 16 DE JULHO DE 2004. 

    CASA CIVIL / SECRETARIA-EXECUTIVA / ARQUIVO NACIONAL / CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. 

    Dispõe sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos.

    Art. 3º A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos

  • Complementando... pois o cespe adora cobrar os requisitos

    Requisitos funcionais: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

    Requisitos não funcionais: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

    Metadados: informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. Os metadados referem-se a: identificação e contexto documental (identificador único, instituição produtora, nomes, assunto, datas, local, código de classificação, tipologia documental, temporalidade, destinação, versão, documentos relacionados, idioma e indexação), segurança (categoria de sigilo, informações sobre criptografia, assinatura digital e outras marcas digitais), contexto tecnológico (formato de arquivo, tamanho de arquivo, dependências de hardware e software, tipos de mídias, algoritmos de compressão) e localização física do documento.

    Fonte: Resolução CONARQ nº 20/2004


ID
1359799
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto ao uso de sistemas informatizados, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O Brasil apresenta a infraestrutura básica para a utilização da Internet como facilitadora do acesso à informação por parte dos usuários de arquivos.
( ) O Comitê Gestor da Internet no Brasil apresenta inúmeras iniciativas e projetos voltados para o âmbito arquivístico.
( ) Mais de 50% dos sites de arquivos brasileiros apresentam recursos de busca com elevado teor de interatividade (busca por assunto, local, hora etc.).

Alternativas
Comentários
  • (Certo) Infraestrutura básica muito básica existe sim, pois já temos LEGISLAÇÃO sobre o assunto, mas não temos ainda POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO  (não confundir lei com política pública);

    (Falso) http://www.cgi.br/pagina/veja-as-atribuicoes-do-cgi-br/109 -  O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

    Dentro de suas ATRIBUIÇÕES não consta o desenvolvimento da gestão informacional embasada em preceitos arquivísticos ou qualquer forma de fomento a área arquivística;

    (Falso) Falso, grande parte dos arquivos no Brasil se quer possuem SITE próprio, normalmente existe dentro de um órgão como uma secretária, assim sendo não possui autonomia ou verba para desenvolver serviços de busca virtual de maneira apurada;


ID
1380787
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre a digitalização e a microfilmagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão aponta como gabarito correto a letra "C". No entanto, isso não é verdadeiro, conforme a LEI Nº 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968, § 6º Os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados NÃO poderão ser eliminados antes de seu arquivamento. Acredito que a questão esteja pedindo a alternativa INCORRETA e deveria ser esta.

    Alternativa A - CORRETA: DECRETO No 1.799, DE 30 DE JANEIRO DE 1996. Art. 6° Na microfilmagem poderá ser utilizado qualquer grau de redução, garantida a legibilidade e a qualidade de reprodução.

    Alternativa B - CORRETA:  DECRETO No 1.799, DE 30 DE JANEIRO DE 1996. Art. 1° A microfilmagem, em todo território nacional, autorizada pela Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968, abrange os documentos oficiais ou públicos, de qualquer espécie e em qualquer suporte,...

    Alternativa C - INCORRETA - conforme citado no início do texto.

    Alternativa D - CORRETA: LEI Nº 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968, § 2º Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração.

    Alternativa E - CORRETA: http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/gt_gestao_arquivistica__pagina_web_corrigido3.pdf


ID
1422376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsequente com referência aos sistemas informatizados de gestão arquivística e à microfilmagem de documentos de arquivo.

O formato e as mídias ou protocolos de transmissão são questões acessórias na transferência de documentos arquivísticos digitais para os repositórios de guarda intermediária ou permanente.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 24 - Conarq

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    f) estar no (s) formato (s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e

    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.

     

    Logo, são questões principais na transferencia para os repositórios

    Gab: ERRADO

  • O formato e as mídias ou protocolos de transmissão são questões acessórias na transferência de documentos arquivísticos digitais para os repositórios de guarda intermediária ou permanenteResposta: Errado.

    Comentário: a transferência ocorre do arquivo corrente para o intermediário, já o recolhimento ocorre do arquivo corrente ou intermediário diretamente para a guarda permanente.

  • Errado

    O processo que ocorre com o documento entre a fase primaria e intermediaria,se chama Transferencia e desta para fase secundaria se chama recolhimento.

    Eis abaixo em vermelho o erro da questao

    ....transferência de documentos arquivísticos digitais para os repositórios de guarda intermediária ou permanente.


ID
1422379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsequente com referência aos sistemas informatizados de gestão arquivística e à microfilmagem de documentos de arquivo.

A captura, o armazenamento, a indexação e a recuperação de todos os tipos de documentos de arquivo são requisitos arquivísticos que caracterizam um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Requisitos arquivísticos que caracterizam um SIGAD [dentre outros]: captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos; p. 11

  • Complementando a colega Anaide Lopes com relação a fonte.

    Pag 11 do e-arq Brasil.

  • CERTO

     

    Captura

    Armazenamento

    Indexação

    Recuperação

  • É bom saber esses requisitos. Cespe já cobrou outras vezes

    Q392327 - TCDF 2014

    A captura, o armazenamento, a indexação e a recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos são requisitos que caracterizam um SIGAD. (Gab: certo)

    Q592264 - STJ 2015

    A captura, o armazenamento, a indexação e a recuperação de todos os tipos de documentos de arquivo são requisitos arquivísticos que caracterizam um SIGAD. (Gab: certo)

  •  todos os tipos de documentos de arquivo inclui documentos de arquivo permanente... errei a questão ai


ID
1453741
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Todos os elementos da política, estratégia, metodologia, entre outros elementos necessários para o gerenciamento de documentos digitais, constituem uma estrutura de

Alternativas
Comentários
  • Marquei B e errei a questão. Trata-se de um conhecimento mais extenso da área.

    Este aspecto envolve a definição dos requisitos estruturais, bem como o desenho, a implementação e a manutenção de uma estrutura de cadeia de preservação. Uma Estrutura de Cadeia de Preservação inclui todos os elementos de política, estratégia, metodologia, entre outros necessários para o gerenciamento de documentos digitais.


    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/ip2_preservador_siteip3.pdf.pdf


ID
1454293
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que implicam a transposição desses documentos de um SiGAD para outro sistema informatizado, deverão adotar algumas providências no que diz respeito à compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado devem adotar providências no que diz respeito a:

    · compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pela instituição arquivística recebedora;

    · documentação técnica necessária para interpretar o documento digital (processamento e estrutura dos dados);

    · instrumento descritivo que inclua os metadados atribuídos aos documentos digitais e informações que possibilitem a presunção de autenticidade dos documentos recolhidos à instituição arquivística;


    · informações sobre as migrações realizadas no órgão produtor.

     

    Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e Resolução do CONARQ n. 2 do CONARQ, de 1995. 40

     

    http://ged.net.br/suspensao-sigad.html

  • ALTERNATIVA D.

     

    Recolhimento

     

    [...] Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado devem adotar providências no que diz respeito a:

     

    • compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pela instituição arquivística recebedora;

     

     

    FONTE: e-ARQ BRASIL, p. 31.

  • Segundo o E-arq Brasil, os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado devem adotar providências no que diz respeito a:

       Compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pela instituição arquivística recebedora;
          Documentação técnica necessária para interpretar o documento digital (processamento e estrutura dos dados);
           Instrumento descritivo que inclua os metadados atribuídos aos documentos digitais e informações que possibilitem a presunção de autenticidade dos documentos recolhidos à instituição arquivística;
           Informações sobre as migrações realizadas no órgão produtor

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Basicamente: quem decide sobre o formato vai ser a instituição recebedora (ou custodiadora). Eu sei que a resposta encontra-se no e-arq Brasil, mas ela tbm pode ser achada na Resolução CONARQ nº 24:

     Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

     a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados;

     b) ter asseguradas a sua integridade e confiabilidade;

     c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento;

     d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos;

     e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento;

    f) estar no (s) formato (s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e

    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.

    Eu dei só uma resumida para a resposta não ficar mto grande. Quem quiser, só acessar a Resolução :)

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-24-de-3-de-agosto-de-2006


ID
1515460
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Compressão, decifração, verificação de fixidade, cálculo hash e replicação constituem, para os documentos digitais, metadados relacionados com sua

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c

    Pág 95, e - Arq Brasil, Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011.6 Evento de preservação6.1 Compressão6.2 Decifração6.3 Validação de assinatura digital6.4 Verificação de fixidade6.5 Cálculo hash6.6 Migração6.7 Replicação6.8 Verificação de vírus6.9 Validação
  • Seria quanto a identificação, não?


    Se o hash do documento criptografado não

    conferir com o hash esperado, a autenticação está incorreta, o que pode indicar ou

    que o documento foi alterado, ou que o usuário que o gerou não é o mesmo, ou

    várias outras coisas. Mas o que resta provado é que o documento não é ou não está

    do jeito que deveria estar .


  • Os termos "compressão" e "replicação" nos remetem a algo ao qual pretende-se preservar.


ID
1552612
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação). Fonte: RESOLUÇÃO CONARQ Nº 39, DE 29 DE ABRIL DE 2014.



ID
1643068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem.

No tratamento da documentação, o gerenciamento eletrônico de documentos (GED) difere do SIGAD: a documentação é organizada a partir de, no primeiro, uma política temporal e sempre de maneira orgânica; e, no segundo, uma política arquivística e de maneira compartimentada.

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado

    Pág 11, e-Arq Brasil
    Um GED trata os documentos de maneira compartimentada, enquanto o SIGAD parte de uma concepção orgânica, qual seja, a de que os documentos possuem uma inter-relação que reflete as atividades da instituição que os criou.
  • QUESTÃO ERRADA

    Um SIGAD tem por objetivo gerenciar o documento arquivístico em todo o seu ciclo de vida e portanto é capaz de realizar todas as operações técnicas da gestão arquivística (da criação até a destinação final – eliminação ou guarda permanente). O SIGAD não atende informações não arquivísticas. É um sistema - interconectado.
    Um GED tem por objeto as informações e não gerencia o ciclo de vida completo dos documentos arquivísticos; portanto não é capaz de manter a relação orgânica entre os documentos de arquivo.

    fonte: http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/gestao/earq_stacatarina2008.pdf
  • Segundo o E-arq Brasil, um SIGAD tem o objetivo de gerenciar o documento por todo o seu ciclo de vida, ou seja, durante todo o tempo em que foi determinado a existência do mesmo. Por isso ele organiza a documentação a partir de uma política temporal, que revela o caráter orgânico do documento (sua relação com a organização).

    O GED atua sobre as informações, e não sobre os documentos em si. Ele trata dos metadados e, por isso, não é capaz de revelar o caráter orgânico dos documentos. Então ele sempre atuará tendo como base uma política arquivística de compartimentação, ou seja de divisão de atribuições entre vários sistemas.

    Gabarito do professor: Errado
  • ERRADO. Um GED trata os documentos de maneira compartimentada, enquanto o SIGAD parte de uma concepção orgânica, qual seja, a de que os documentos possuem uma inter-relação que reflete as atividades da instituição que os criou. Além disso, diferentemente do SIGAD, o GED nem sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos
    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2057196.PDF

     

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência – Área de Arquivologia

    Tanto no gerenciamento eletrônico de documentos quanto no sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, os documentos são tratados em uma concepção orgânica, na qual os documentos possuem uma inter-relação que reflete as atividades da instituição que os criou.

    Gabarito: Errado

  • O cespe adora inverter esses conceitos. De maneira simples:

    GED --> maneira compartimentada

    SIGAD --> concepção orgânica

  • GABARITO: ERRADO

    GED X SIGAD

    Um GED trata os documentos de maneira compartimentada, enquanto o SIGAD o faz a partir de uma concepção orgânica, ou seja, os documentos possuem uma inter-relação que reflete as atividades da instituição que os criou. Além disso, diferentemente do SIGAD, o GED nem sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos;

    RESUMO DA AULA DO GRAN CURSOS - PROF ÉLVIS MIRANDA.

  • Direto ao ponto!

    No tratamento da documentação, o gerenciamento eletrônico de documentos (GED) difere do SIGAD: a documentação é organizada a partir de, no primeiro, uma política temporal e sempre de maneira orgânica; e, no segundo, uma política arquivística e de maneira compartimentada (GED é compartimentado).

    GABARITO: ERRADO


ID
1643080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem.


O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio do e-Arq Brasil, afirma que a designação de responsabilidades, definida pela política arquivística, é um fator que promove o sucesso da gestão arquivística de documentos. Segundo o referido conselho, os agentes de um SIGAD, de acordo com a designação de responsabilidades, devem ser distribuídos entre as três seguintes categorias: usuários intermediários, profissionais da tecnologia da informação e direção.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Agente  refere-se  aos  usuários  que  acessam  o  SIGAD.  O  agente  pode  se  apresentar  como  usuário,  como papel  desempenhado  e  como  grupo  a  que  pertence.  Grupos  são  conjuntos  de  usuários  reunidos  para realização  de  uma  atividade  em  comum,  por  tempo  determinado.  Papéis  são  funções  ou  cargos  com responsabilidades e autoridades bem definidas.Um usuário pode estar associado a um ou mais papéis. 

    Fonte: e-arq Brasil

  • Taylane, sua explicação não tem relação com a questão. Além disso, é importante sempre que possível fazer um comentário fundamentado na bibliografia e deixar a referência completa para nos ajudar. 

    Segundo E-arq Brasil

    "A designação de responsabilidades é um dos fatores que garantem o êxito da gestão arquivística de

    documentos. Nesse sentido, as autoridades responsáveis terão o dever de assegurar o cumprimento

    das normas e dos procedimentos previstos no programa de gestão.

    As responsabilidades devem ser distribuídas a todos os funcionários de acordo com a função e a posição

    hierárquica de cada um e envolver as seguintes categorias:

    • direção superior: é a autoridade máxima responsável pela viabilidade da política de gestão arquivística

    de documentos. A ela caberá apoiar, integralmente, a implantação dessa política, alocando recursos

    humanos, materiais e financeiros, e promovendo o envolvimento de todos no programa de gestão

    arquivística.

    • profissionais de arquivo: são os responsáveis pelo planejamento e implantação do programa de

    gestão arquivística, assim como pela avaliação e controle dos trabalhos executados no âmbito do

    programa. Além disso, os profissionais de arquivo são responsáveis também pela disseminação das

    técnicas e da cultura arquivística.

    • gerentes de unidades ou grupos de trabalho: são os responsáveis por garantir que os membros

    de suas equipes produzam e mantenham documentos como parte de suas tarefas, de acordo com o

    programa de gestão arquivística de documentos.

    • usuários finais: são os responsáveis, em todos os níveis, pela produção e uso dos documentos

    arquivísticos em suas atividades rotineiras, conforme estabelecido pelo programa de gestão.

    • gestores dos sistemas de informação e de tecnologia da informação: são as equipes responsáveis

    pelo projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação nos quais os documentos

    arquivísticos digitais são gerados e usados, e pela operacionalização dos sistemas de computação e

    de comunicação."

    Referência: E-arq Brasil, página 19.

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=510&sid=11
  • Excelente comentário, Matheus. 

    Pra quem não leu essa parte do e-Arq Brasil, essa questão pode induzir ao erro pelo fato de que ela é, por senso comum, uma questão aceitável.


ID
1643119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos documentos digitais e dos metadados, julgue o item subsequente.


Os metadados, que funcionam como indexadores e contextualizadores dos documentos capturados pelos sistemas gerenciadores, devem funcionar de forma independente do sistema, em formatos abertos e armazenados na própria estrutura dos depósitos digitais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    acho que é da resolução 31/2010, mas... gente! socorro, isso faz minha cabeça girar! 

  • "Os metadados técnicos a respeito do ambiente tecnológico (...) e as características físicas dos documentos originais devem ser registrados em planilha"

  • Sistemas de indexação de uma forma em geral utilizam anéis de sinônimo para resolver problemas em entender o que o usuário quer na busca. Ou seja, será necessário que na programação seja incluída a variação das palavras através de um vocabulário. Se tenho uma loja de informática, obviamente que meu vocabulário terá palavras de informática, como lap top. Uma será a palavra oficialmente utilizada, as demais seguem lógicas linguistícas e de digitação.

    Por exemplo: Lap top = laptop = laprop… Neste caso, também se trabalha com os sinônimos, compondo assim o chamado anel de sinônimos. O resultado é o famoso “Você Quis Dizer Isso___” recurso muito conhecido do Google. Ocorre que ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ocupam cada vez mais espaço no mundo da informação e essas plataformas de tratamento de informação acabam incorporando este árduo trabalho dos anéis de sinônimos.

    Hoje em dia também utiliza-se separadores de palavras (tokenizadores) e lematizadores que executam análise lingüística dos dados indexados e do texto completo. Plataformas de IA como Autonomy ou Fast, só para citar duas, acabam incorporando outras funcionalidades linguísticas, deixando de fato para os anéis as relações de sinonímia. Por exemplo, lematização ou stemming, serve para reduzir uma palavra a sua raiz. Ele busca a conjugação do verbo e chega à sua matriz. São tirados os plurais, os gêneros são arrumados, prefixos e sufixos são extraídos. Logo, cria-se um termo indexado e uma fila de variações de palavras que acabam indexando o conteúdo. Por exemplo, “executando”, “executou” e “executor” são várias formas da palavra “executar”.

    Outro recurso na questão da busca é em relação à linguagem humana e a linguagem de indexação, entra em cena a lista de stopwords é uma lista com palavras irrelevantes para efeito de indexação de documentos, como preposições, pronomes e artigos: o, a, é, um, dois, tu, tua, tudo, etc.

    Isso tudo gera a tabela de termos indexada, que é utilizada na hora da busca para o cálculo da relevância. Mas aí já é outra história.

     

    GABARITO: CERTO

    BONS ESTUDOS

     

    " SIGA NA DIREÇÃO DE SUA META, PORQUE A FÉ REALIZA, O TRABALHO É ÁRDUO, MAS A VITÓRIA É CERTA"

  • é aquela famosa planilha que o chefe manda fazer pra controlar as notas fiscais que chegam por e-mail/correio rs

  • Os metadados são "dados sobre dados", ou seja, são dados sobre o documento, que servem para identificá-lo em um sistema de controle. Sendo assim, esses dados são indexadores, são termos que "traduzem" o documento para o usuário.

    Considerando o princípio de acesso à informação, os formatos e linguagens devem ser o mais simples e abrangente possível, tendo formatos abertos (para serem lidos no maior número de equipamentos possível), sendo independente do sistema de produção (para que mais sistemas possam operar com seus formatos), e armazenados na própria estrutura dos depósitos digitais (para que não fiquem refém de um único mantenedor e seus programas, nem alheios aos avanços tecnológicos).

    Gabarito do professor: Certo
  • De acordo com Humberto Innarelli:

    "Fazendo uma abordagem sistêmica e técnica, o documento digital e seus metadados, assim como qualquer tipo de outro documento, devem ser organizados e armazenados de forma que sejam acessados diretamente e independentemente de qualquer sistema gerenciador, ou seja, o depósito digital deve funcionar de forma totalmente independente, permitindo assim o acesso à documentação em situações críticas como, por exemplo, na falha do sistema, na descontinuidade do sistema ou até mesmo na quebra de contrato entre as partes".

    O autor ainda dá um exemplo, que se encaixa perfeitamente para a questão:

    "Um exemplo prático seria um Arquivista acessando o documento digital diretamente no repositório (diretório) e abrindo o documento de forma direta, sem necessariamente utilizar o sistema gerenciador."

    O autor continua:

    "[...] metadados também devem funcionar de forma independente e em formatos abertos".

    Fonte: livro ARQUIVÍSTICA: temas contemporâneos, pág 50.

  • Gab: CERTO

    Uma dica que a questão nos dá é incluindo as palavras indexadores e contextualizadores, que, como sabemos, possuem o papel de traduzir, recuperar a informação ou utilizar palavras-chave. Portanto, os metadados funcionam como dados que identificam e traduzem um documento.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Resolução: a questão está correta, mas o que significam esses conceitos?

    Abertos: lidos por vários softwares

    Independente: mais sistemas possam operar com seus formatos

    Armazenados na própria estrutura: refém de pessoas, programas e avanços tecnológicos

    Resposta: certa


ID
1663741
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No tocante à utilização e aplicação do Manual Normativo de Arquivos Digitais – MANAD (2006), analise as seguintes assertivas.

I. Os arquivos digitais deverão ser previamente validados pela empresa, utilizando VA (SRP), para avaliação e adequação ao MANAD.
II. O recibo de entrega contém a identificação dos arquivos e uma tabela indicando o número da linha onde ocorreu erro ou aviso, tipo de registro, tipo de mensagem e descrição da ocorrência.
III. O relatório de resumo da validação conterá, entre outras informações, a identificação do arquivo e uma tabela indicando a quantidade total de registros para cada tipo de registro.
IV. Quando o volume de dados a ser entregue ultrapassar a capacidade de armazenamento da mídia, os dados deverão ser distribuídos em outros dispositivos, conforme necessidade,contendo a respectiva etiqueta externa de identificação.

Estão CORRETAS as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
1671931
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais, estabelecidas pela Resolução nº  39 do Conselho Nacional de Arquivos, de 29 de abril de 2014, NÃO tomam por base, como texto de referência,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b

    De acordo com a Resolução 39 do conarq, pág 3,

    III. Padrões e normas de referência
    III.1 Modelo de referência OAIS
    III.2 Relatório da Research Library Group (RLG) e da Online Computer Library Center
    (OCLC) – Repositórios digitais confiáveis: atributos e responsabilidades
    III.3 Certificação e auditoria de repositórios confiáveis: critérios e checklist – TRAC
    III.4 Requisitos técnicos para entidades de auditoria e certificação de organizações candidatas a
    serem repositórios digitais confiáveis
    III.5 Metadados de preservação – PREMIS
    III.6 Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – ISAD(G)
    III.7 Norma Brasileira de Descrição Arquivistica – NOBRADE
    III.8 Metadados do e-ARQ Brasil
    III.9 Protocolo para coleta de metadados – OAI-PMH
    III.10 Padrão de codificação e transmissão de metadados – METS
    III.11 Descrição arquivística codificada – EAD

  • Segundo o RDC-Arq, as diretrizes para implementação de repositórios digitais confiáveis tomam por base as seguintes normas e padrões de referência:
              Modelo de referência OAIS 
              Relatório da Research Library Group (RLG) e da Online Computer Library Center (OCLC) - Repositórios digitais confiáveis: atributos e responsabilidades 
              Certificação e auditoria de repositórios confiáveis: critérios e checklist – TRAC 
              Requisitos técnicos para entidades de auditoria e certificação de organizações candidatas a serem repositórios digitais confiáveis
              Metadados de preservação – PREMIS 
              Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – ISAD(G) 
              Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE 
              Metadados do e-ARQ Brasil 
              Protocolo para coleta de metadados – OAI-PMH
              Padrão de codificação e transmissão de metadados – METS
              Descrição arquivística codificada – EAD

    Portanto ela não toma por base a I CNARQ.

    Gabarito do professor: Letra "B"

ID
1686058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.

A gestão do correio eletrônico faz parte da fase de reformatação do programa de gestão de documentos.


Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA -

    Pessoal lembrando das - FASES DA GESTÃO > PUD > PRODUÇÃO; UTILIZAÇÃO; DESTINAÇÃO

    Na produção de uma mensagem de correio eletrônico num âmbito organizacional, é fundamental o uso de uma escrita formal, bem como demais orientações indicadas na seção A mensagem de correio eletrônico e sua redação destas diretrizes. Nessa fase, tal documento também deve ser classificado, de acordo com o plano de classificação definido no programa de gestão documental do órgão ou entidade; o mesmo procedimento aplica-se à mensagem recebida.

    logo não existe fase da reformatação.........já vi alguém falar aqui que quando a questão está muito esquisita é porque esta errada! 

    fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/diretrizes_gestao_correio_eletronico.pdf

  • Reformatação
    Técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou manutenção dos dados, por exemplo: impressão ou transformação de documentos digitais em microfilme (tecnologia COM) ou transferência dos documentos de um sistema computacional para uma mídia móvel (tecnologia COLD). 


    http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/glossario/2010glossario_v5.1.pdf 
  • Reformatação - 1. Técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um
    documento para fins de acesso ou manutenção dos dados, por exemplo: impressão ou
    transformação de documentos digitais em microfilme (tecnologia COM) ou transferência dos
    documentos de um sistema computacional para uma mídia móvel.

  • Segunda questão que vejo com essa pegadinha...sou leiga no assunto, mas imagino que deve ser a gestão DE MENSAGENS de correio eletronico.

  • ERRADA.

    Não existe reformatação no programa de gestão de documentos.

  • Essa banca não cessa com suas perversidades. Não há reformatação na GED.

  • Não há reformatação no programa de Gestão de Documentos.

  • Só pra alertar: GED é uma coisa e Gestão de Documentos é outra. GED significa Gestão Eletrônica de Documentos. Não confundir quando utilizar as siglas com o objetivo de abreviar. ;) 

  • Um programa de gestão de documentos deve prever a existência de documentos tanto tradicionais (físicos) quanto digitais ou eletrônicos. Esta prevenção implica na adoção e elaboração de políticas, ferramentas, técnicas e métodos de gestão que se apliquem eficientemente em ambos os tipos de documentos, sem a necessidade de qualquer alteração ou adaptação.

    Portanto não se pode falar em reformatação do programa de gestão de documentos apenas para resolver uma questão menor, como a inserção de um tipo específico de documentos. O programa de gestão de documentos deve ser reformatado como um todo, quando o mesmo, em sua totalidade, não mais atender às necessidades da instituição.

    Sendo assim, o item está incorreto.

ID
1686157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao modelo de metadados do e-ARQ Brasil, a ser adotado pelos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item subsecutivo.


Um dos elementos de metadados vinculado ao agrupamento agente é o cálculo hash.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Agente refere-se aos usuários que acessam o SIGAD. O agente pode se apresentar como usuário, como 

    papel desempenhado e como grupo a que pertence. Grupos são conjuntos de usuários reunidos para 

    realização de uma atividade em comum, por tempo determinado. Papéis são funções ou cargos com 

    responsabilidadeseautoridadesbemdefinidas.Umusuáriopodeestarassociadoaumoumaispapéis.

    •Agentesrelacionam-seentresi,umavezqueosusuáriospodemseragregadosempapéisegrupos.

    •Agenterelaciona-secomoeventodegestãopeloqualfoiresponsável.

    •Agenterelaciona-secomoeventodepreservaçãopeloqualfoiresponsável


  • o calculo Hash é um item dentre os eventos de preservação. e-Arq Brasil página 95 .

    http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/e-arq-brasil-2011-corrigido.pdf



  • Errado.

    O cálculo hash é vinculado ao evento de preservação.

    Fonte: e-Arq Brasil.

  • Errada.

    Complementando...

    Metadado: são dados codificados e estruturados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar,compreender e /ou preservar outros dados ao longo do tempo.


    Felipe Petrachini

  • Os metadados definidos para as entidades, segundo o E-Arq Brasil, são:

    Classe, Documento, Evento de Gestão, Agente, Evento de Preservação e Componente Digital. A questão está errada, pois o elemento de metadado cálculo hash  não está vinculado ao agente e sim ao evento de preservação.
  • Só para colocar o que o e-arq diz sobre o cálculo hash dentro do evento de preservação:

     

    Cálculo Hash: Registro do cálculo hash de criptografia. Registrar informações tais como: identificação do cálculo, data do cálculo, agente responsável pelo cálculo e detalhes do cálculo.

     

    Só pra lembrar também que o cálculo hash é um metadado obrigatório, se aplicável (OA)

  • Segundo o E-arq Brasil 1.1, O agrupamento "Agente" possui os seguintes metadados vinculados: Nome, Identificador, Autorização de acesso, Credenciais de autenticação, Relação e Status do agente.

    O metadado "Cálculo hash" está vinculado ao agrupamento "Evento de preservação".

    Gabarito do professor: Errado
  • Metadados vinvulados ao Agente: nome,  identificador, autorização de acesso, credenciais de autenticação, relação e status do agente.

    Cálculo Hash - Registro do cálculo hash de criptografia (metadado do evento de preservação).

  • Se eu não tô sabendo nem o que é cálculo hash, quem dirá saber em qual metadado ele faz parte :(

    Aqui é fácil fazer a assimilação, só entrar no e-arq Brasil. Quero ver lembrar isso na hora da prova. Questãozinha difícil. A verdade é que o e-arq Brasil possui muuuuuitos requisitos de metadados. É bom a gente ler as vezes pra pelo menos ter uma noção e conseguir fazer associações.

    Pra ajudar a fixarmos os conceitos:

    Agente: Nome - Identificador - Autorização de acesso - Credenciais de autenticação - Relação - Status do agente

    Evento de preservação: Compressão - Decifração - Validação de assinatura digital - Verificação de fixidade - Cálculo hash - Migração - Replicação - Verificação de vírus - Validação 

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 95)

  • Direto ao ponto

    Um dos elementos de metadados vinculado ao agrupamento agente (EVENTO DE PRESERVAÇÃO) é o cálculo hash.

    GABARITO: ERRADO


ID
1694707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da realidade arquivística brasileira, julgue o item a seguir.

O uso de tecnologias da informação sem o devido tratamento arquivístico contribui para o surgimento de massas documentais digitais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    Os documentos precisam estar adequadamente arquivados, organizados, descritos e disponibilizados. As arquivistas explicam a importância de gestão de documentos e como fazer para que eles se transformem em ferramenta de trabalho e não em pilhas de papéis acumulados (massas documentais digitais).


    BOA SORTE

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: Técnico de Administração Pública; Ano: 2014; Banca: CESPE; Órgão: TC-DF

    A acumulação de massas documentais resulta da ausência de tratamento adequado durante o período em que o valor primário dos documentos é maior

    GABARITO: CERTA.

  • CERTA.

    Mesmo no meio eletrônico deve-se ter o GED (Gestão Eletrônica de Documentos). Sem ele, forma massas documentais digitais, analogamente com os documentos em papel, por exemplo, se não fossem gerenciados.

  • Correta.

    É importantíssimo que haja uma gestão arquivística adequada para o cuidado dos documentos eletrônicos. Pois se não tiver esse total controle de documentos: saindo/entrando documentos, controle de uso, registro,localização dos documentos, formas de preservação e manutenção etc, vai haver um prejuízo muito grande para a organização poder reverter o problema e muitos documentos serão perdidos.

  • Massa, a meu ver, neste contexto, refere-se à acumulação a mais de papeis empilhados por exemplo. Não cuidado nem utilizando as tecnologias adequadas surge a massa arquivística. 

  • CORRETA. Se não houver um gerenciamento específico e normatizado dos documentos numa instituição, certamente as massas documentais irão se acumular. De maneira correlata, no âmbito do gerenciamento eletrônico, se não houver um tratamento específico para os documentos digitais, esses irão se acumular. 

     

    ARQUIVOLOGIA FACILITADA

  • Se você pegar um conjunto de documentos sem gerenciamento e mudar o suporte, você vai ter um conjunto de documentos sem gerenciamento em outro suporte. Bagunça é bagunça, independente do suporte ser convencional ou digital. 

  • As massas documentais são resultado da produção assistemática e descontrolada de documentos, que cria um corpo amorfo, um volume sem definição nem padrão.

    Infelizmente é de comum que pessoas acreditem que criar documentos em sistemas digitais resolverá esse problema, quando na verdade apenas lhe deram uma nova forma: a digital.

    Em resumo, se produzir documentos sem critérios e controle gera a massa documental acumulada, da mesma forma produzir documentos digitais nas mesmas condições gera a massa documental digital.

    Gabarito do professor: Certo
  • É aquela história né? Não adianta a instituição ter a melhor tecnologia disponível no mercado se não organiza seus arquivos de acordo com os princípios arquivísticos. Sem o mínimo de organização, a massa documental só vai continuar se acumulando.

    Vamos ficar atentos, pois a banca vira e mexe gosta de fazer essa associação.


ID
1694803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme as normas aprovadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue o próximo item a respeito da gestão de documentos arquivísticos digitais.

Entre as pessoas envolvidas na produção de materiais digitais, incluem-se o autor, o originador e o destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Nomes das pessoas envolvidas na produção dos materiais digitais, que incluem:


    • O AUTOR – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) responsável(eis) por emitir os materiais;


     • O REDATOR – a(s) pessoa(s) física(s) ou cargo(s) responsável(eis) por articular o conteúdo dos materiais;


    • O ORIGINADOR – a pessoa física, cargo ou unidade administrativa responsável pela conta de correio eletrônico ou pelo ambiente tecnológico onde os materiais são gerados e/ou a partir do qual são transmitidos (Nota: A identificação do originador é importante apenas em casos em que a pessoa, cargo ou unidade administrativa responsável por produzir fisicamente e/ou transmitir os materiais não é o autor nem o redator; ela também é essencial quando o fato de o nome do originador aparecer nos materiais, ou de estar associado a eles, coloca em questão o verdadeiro autor e/ou redator dos mesmos. Isto é mais comumente percebido em casos de mensagens de correio eletrônico nas quais o nome do originador aparece no cabeçalho e/ou nos anexos que foram, de fato, de autoria ou redigidos por outra pessoa, mas fisicamente manifestados e/ ou transmitidos em nome de tal pessoa pelo originador);


    • O DESTINATÁRIO – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) para quem os materiais são destinados;


    • O RECEPTOR – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) para quem os materiais podem ter sido enviados como cópia ou cópia oculta.

  • Nomes das pessoas envolvidas na produção dos materiais digitais:


    Autor – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) responsável(eis) por emitir os materiais; 


    Redator – a(s) pessoa(s) física(s) ou cargo(s) responsável(eis) por articular o conteúdo dos materiais;  


    Originador – a pessoa física, cargo ou unidade administrativa responsável pela conta de correio eletrônico ou pelo ambiente tecnológico onde os materiais são gerados e/ou a partir do qual são transmitidos (Nota: A identificação do originador é importante apenas em casos em que a pessoa, cargo ou unidade administrativa responsável por produzir fisicamente e/ou transmitir os materiais não é o autor nem o redator; ela também é essencial quando o fato de o nome do originador aparecer nos materiais, ou de estar associado a eles, coloca em questão o verdadeiro autor e/ou redator dos mesmos. Isto é mais comumente percebido em casos de mensagens de correio eletrônico nas quais o nome do originador aparece no cabeçalho e/ou nos anexos que foram, de fato, de autoria ou redigidos por outra pessoa, mas fisicamente manifestados e/ ou transmitidos em nome de tal pessoa pelo originador); 


    Destinatário – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) para quem os materiais são destinados; 


    Receptor – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) para quem os materiais podem ter sido enviados como cópia ou cópia oculta.


    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/ip2_produtor_siteip3.pdf.pdf

  • REFERÊNCIA: E-arq Brasil pg 29 e 30.

    "Além do código de classificação, descritores, número de protocolo e número de registro, a captura pode

    prever a introdução de outros metadados, tais como data e hora da produção, da transmissão e do

    recebimento do documento; nome do autor, do originador, do redator e do destinatário, entre outros.

    Esses metadados podem ser registrados em vários níveis de detalhamento, dependendo das necessidades

    geradas pelos procedimentos do órgão ou entidade e do seu contexto jurídico-administrativo."

    autor: nome da pessoa física com autoridade e capacidade para emitir o documento ou em nome da

    qual ou sob cujo comando o documento é emitido;

    originador: identificação da pessoa física ou jurídica designada no endereço eletrônico ou login em

    que o documento é gerado ou enviado.

    destinatário (com identificação do cargo): organização ou pessoa para quem o documento foi dirigido;

  • Mnemonico 

    REDE AU REO.

    REdatot

  • Mnemônico

    RE DE AU RE O

    REceptor;

    DEstinatário;

    AUtor;

    REdator e

    Originador.

  • aos não assinantes: questão certa

  • Resolução: vamos conhecer os agentes envolvidos na produção dos documentos digitais?

    AUTOR: quem emite (nome)

    ORIGINADOR: remetente (e-mail)

    DESTINATÁRIO: a quem se destina

    REDATOR: quem articula o conteúdo do documento

    RECEPTOR: destinatários com cópia ou cópia ocultaResposta: certa

    Resposta: certa


ID
1694809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme as normas aprovadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue o próximo item a respeito da gestão de documentos arquivísticos digitais.

Os documentos digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

    ...............vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos;

     

    LEMBRAR que devem tb vir acompanhados de Listagem, Termo, Declaração e dentre outros. DICA > LTDA

    fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=93&sid=48

     

  • Errada.

    Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;


    Felipe Petrachini

  • Segundo o professor LINCOLN BARROS (Ponto dos Concursos): "Nos termos do art. 1º da Resolução CONARQ nº 24, de 3 de agosto de 2006, os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão, entre outros, vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência e de declaração de autenticidade".

  • ANEXO 1 DA PORTARIA Nº 252, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015.

     

    Procedimentos para transferência ou recolhimento de acervos arquivísticos públicos,

    em qualquer suporte, pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal para o Arquivo Nacional

    (...)

    2) os documentos digitais deverão ser conferidos de acordo com a Listagem Descritiva que os acompanha (Anexo 2), bem como com relação à falhas técnicas (erros, corrompimento de arquivos, existência de vírus). Para os documentos digitais, será emitido Atestado de Validação (Anexo 5).

  • QUESTÃO - Os documentos digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade (ERRADO, pois não existe tal declaração, sendo necessário estar acompnhado de Termo de transferência/recolhimento + Delcaração de Autenticidade).

    EXPLICAÇÃO

    1. Documentos digitais RECOLHIDOS / TRANSFERIDOS nos termos do art. 1º da Resolução CONARQ nº 24, de 3 de agosto de 2006: “os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão, entre outros, vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência e de declaração de autenticidade”;

    ALÉM DO TERMO TERMO DE TRANSFERÊNCIA + DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE os documentos digitais transferidos ou recolhidos deverão ter (LTDA) – Res. 24/06 CONARQ:

    a.      Previamente organizados (Identificados, Classificados, Avaliados, Destinados);

    b.     Integridade e Confiabilidade (meios que assegurem a integridade do arquivo);

    c.      Listagem descritiva;

    d.     Termo de transferência/recolhimento;

    e.      Digital (Formato digital adequado previsto em legislação);

    f.       Autenticidade (declaração);

    g.      Mídia ou protocolo de transmissão previsto em norma.

    OBSERVAÇÃO 1

    Os documentos digitais terão o ATESTADO DE VALIDAÇÃO = comprovante emitido pelo A.N. para comprovar que os documentos digitais que foram entregue/recebido pelo A.N. estão em acordo com a lei, e com esse documento + o TER a entidade pode ELIMINAR permanente de seu sistema tais documentos (só existe tal atestado para documentos digitais);

     

    2. Regra GERAL para documentos comuns: Os acervos arquivísticos a serem transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional (A.N.) deverão estar organizados, classificados, avaliados, higienizados e acondicionados, bem como acompanhados de instrumentos de controle que permitam sua identificação e acesso, como orientado neste ato.

    OBSERVAÇÃO 2

    Os orgãos que T/R pela REGRA GERAL, ganham o TERMO DE ENTREGA E RECEBIMENTO (TER) = comprovante emitido pelo A.N. para comprovar que os documentos que foram Transferidos/Recolhidos pelo A.N. estão em acordo com a lei;

     

  • O CONARQ, no papel de órgão central do Sistema Nacional de Arquivos,  elabora muitas diretrizes e normas a respeito do tratamento de documentos de arquivos. No caso dos documentos digitais, em especial sobre seu recolhimento, a Resolução nº 24 do CONARQ determina o seguinte (grifos do professor):
    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:
    (...)
    c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;
    d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;
    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;
    (...)
    Ou seja, no caso de recolhimento de documentos digitais, que a sua passagem para a fase permanente, os mesmos devem estar acompanhados de termo de recolhimento, listagem descritiva e declaração de autenticidade. Não há qualquer obrigação, segundo esta norma, de estarem acompanhado de "declaração de responsabilidade" ou qualquer outro documento além dos três supracitados.
    Gabarito do professor: Errado
  • Declaração de autencidade

  • O CONARQ, no papel de órgão central do Sistema Nacional de Arquivos,  elabora muitas diretrizes e normas a respeito do tratamento de documentos de arquivos. No caso dos documentos digitais, em especial sobre seu recolhimento, a Resolução nº 24 do CONARQ determina o seguinte (grifos do professor):

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    (...)

    c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;

    d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;

    (...)

    Ou seja, no caso de recolhimento de documentos digitais, que a sua passagem para a fase permanente, os mesmos devem estar acompanhados de termo de recolhimento, listagem descritiva e declaração de autenticidade. Não há qualquer obrigação, segundo esta norma, de estarem acompanhado de "declaração de responsabilidade" ou qualquer outro documento além dos três supracitados.

    Gabarito do professor: Errado

     

    Por: Mayko Gomes

  • Os documentos digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de:

    -> termo de transferência ou recolhimento

    -> listagem descritiva

    -> declaração de autenticidade

     

    Gab: ERRADO

  • Os documentos digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade. Resposta: Errado.

     

    Comentário: documentos digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de termo de transferência ou recolhimento e de declaração de autenticidade, conforme consta no Art. 1º da Resolução CONARQ nº 24, de 03 de agosto de 2006.

  • TERMOS DE TRANSFERÊNCIA OU TERMO DE AUTENTICIDADE

  • Treino treino treino! Alguma hora a gente consolida a informação e não erra mais. Cespe já cobrou isso outras vezes.

    Eu sei que "declaração de responsabilidade" parece bem condizente para transferência e recolhimento de documentos a instituições arquivísticas. Mas a legislação não fala isso. O examinador força a barra, pois sabe que o termo, querendo ou não, pode fazer algum sentido.

    Pois cespe, esse tipo de item não me pega mais!! Espero ter aprendido!! A declaração é de autenticidade.

    Q928641 - IPHAN 2018

    Quando do seu recolhimento em instituições arquivísticas, os documentos digitais devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade. (Gab: errado)

    Q107171 - STM 2011

    O órgão que fizer a transferência do documento arquivístico digital deve emitir uma declaração de autenticidade do documento. (Gab: certo)

  • Gab: ERRADO

    Documentos Digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar Acompanhados de termo de TRANSFERÊNCIA ou RECOLHIMENTO e de declaração de autenticidade, conforme consta no Art. 1º da Resolução CONARQ nº 24, de 03 de agosto de 2006.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Documentos Digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de termo de TRANSFERÊNCIA ou RECOLHIMENTO e de Declaração de Autenticidade, conforme consta no Art. 1º da Resolução CONARQ nº 24, de 03 de agosto de 2006.


ID
1694812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao modelo de metadados do e-ARQ Brasil, a ser adotado pelos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item subsecutivo.

Prazo de guarda na fase corrente é um elemento de metadado vinculado a evento de gestão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    É um metadado vinculado a classe.

    Fonte: e-Arq Brasil p. 94

  • Errado. 

    prazo de guarda

    Prazo, definido na tabela de temporalidade e baseado em estimativas de uso, em que

    documentos deverão ser mantidos no arquivo corrente(2) ou no arquivo intermediário(2),

    ao fim do qual a destinação é efetivada.

  • chinayder, seu comentário contribuiu muito para o site.

  • "Prazo de guarda na fase corrente é um elemento de metadado vinculado à classe."

    Classe se refere aos diversos níveis de agregação do plano de classificação (classes, subclasses, grupos, subgrupos, etc.). Em cada "classe" estão associadas informações sobre a temporalidade e a destinação previstas para os documentos nela classificados. Todas as alterações ocorridas no plano de classificação devem ficar registradas nos metadados da classe.

    Classe, documento, evento de gestão, agente, componente digital e evento de preservação são entidades para as quais existem metadados definidos.

    Fonte: e-Arq Brasil (modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos).

  • De acordo com o e-Arq Brasil, os elementos de metadado vinculados ao evento gestão são os seguintes: 

    Captura, Tramitação, Transferência, Recolhimento, Eliminação, Abertura de processo / dossiê, Encerramento de processo / dossiê, Abertura de volume, Encerramento de volume, Juntada por anexação, Juntada por apensação, Desapensação, Desentranhamento, Desmembramento, Classificação de sigilo, Desclassificação de sigilo, e Reclassificação de sigilo.

    O Prazo de guarda é um elemento de metadado vinculado à "temporalidade associada à classe".

    Portanto, o Prazo de guarda não é um elemento de metadado vinculado a evento de gestão, e por isso o item está incorreto.
  • Acontece isso qdo n se transforma informação em conhecimento:

    Em 01/10/2017, às 13:35:03, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 21/08/2017, às 13:55:17, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 14/08/2017, às 09:08:11, você respondeu a opção C.Errada!

  • De acordo com o e-Arq Brasil, os elementos de metadado vinculados ao evento gestão são os seguintes: 

    Captura, Tramitação, Transferência, Recolhimento, Eliminação, Abertura de processo / dossiê, Encerramento de processo / dossiê, Abertura de volume, Encerramento de volume, Juntada por anexação, Juntada por apensação, Desapensação, Desentranhamento, Desmembramento, Classificação de sigilo, Desclassificação de sigilo, e Reclassificação de sigilo.

    O Prazo de guarda é um elemento de metadado vinculado à "temporalidade associada à classe".

    Portanto, o Prazo de guarda não é um elemento de metadado vinculado a evento de gestão, e por isso o item está incorreto.

     

    Por: Mayko Gomes


ID
1776805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito dos requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.

Documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação foram definidos como metadados para as entidades.

Alternativas
Comentários
  • Correto (segundo o Cespe).

    metadados= Dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.


  • QUESTÃO CORRETA

    PORQUE? 

    O que são metadados - dados sobre dados.

     

  • Discordo. são entidades para os metadados, e não o contrário.

  • CERTA.

    Foram definidos metadados para as entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação.

    Fonte: e-Arq Brasil. p. 92

  • CERTO. Encontramos o seguinte enunciado no documento Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos:  "Foram definidos metadados para as entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação" (2011, p. 92).

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf 

  • Sobre o mesmo assunto:

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: TRT - 17ª Região (ES);  Analista Judiciário - Arquivologia.

     

    Em relação aos metadados, julgue o próximo item.

    Há metadados definidos para as seguintes entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação. (CERTO)

     

  • são metadados das entidades:  DECECA

    Documentos

     

    Evento de gestão

     

    Classe

     

    Evento de preservação

     

    Componente digital

     

    Agente

     

     

  • Segundo o e-arq Brasil (2011) os elementos de metadados estão reunidos de acordo com a estrutura a seguir:

    • documento;

    • evento de gestão;

    • classe;

    • agente;

    • componente digital e

    • evento de preservação.

    Como se nota, evento de gestão consta na lista de metadados para entidades.

    Resolução: certa

  • Metadados no SIGAD = SÃO 6 (DECADE)

    • Documentos = ID o doc
    • Ev. de gestão = Tudo relacionado à gestão (Captura, tramitação, ciclo de vida dos docs...)
    • Classe = Plano de Classificação + configurações
    • Agente = usuários que acessam o SIGAD
    • Componente digital = Som, imagens, legendas...
    • Evento preservação = HASH, migração, decifração...

  • - Há metadados definidos para as seguintes entidades:

    a) Documento

    b) Evento de gestão

    c) Classe

    d) Agente

    e) Componente digital

    f) Evento de preservação.

    - Bizu: DE CACE

    - Lembrar que são dois eventos

  • CERTO O e-ARQ organizou os metadados por entidades: classe, documento, evento de gestão, agente, evento de preservação e componente digital.

ID
1808557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da automação aplicada aos arquivos, julgue o item subsequente.

A adoção de novas tecnologias, com a adoção de mecanismos modernos, dispensa, em casos específicos, a organização técnica do acervo.

Alternativas
Comentários
  • A organização do acervo, com base em critérios técnicos e objetivos, é requisito fundamental não apenas para manter os documentos acessíveis, como para orientar quaisquer atividades a serem realizadas no arquivo.

    A tecnologia inova a maneira como os trabalhos e atividades são desenvolvidos, mas os trabalhos ainda são necessários, inclusive a organização técnica do acervo.

    Gabarito do professor: Errado
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    A organização do acervo, com base em critérios técnicos e objetivos, é requisito fundamental não apenas para manter os documentos acessíveis, como para orientar quaisquer atividades a serem realizadas no arquivo.

    A tecnologia inova a maneira como os trabalhos e atividades são desenvolvidos, mas os trabalhos ainda são necessários, inclusive a organização técnica do acervo.

    Gabarito do professor: Errado

  • pense na seguinte hipótese por mais que existam maquinhas que fabricam carros ainda será cenessário uma pessoa para comandar essas maquinas, da mesma forma a questão, por mais que exista adoção de tecnologias não substituirá a necessidade de organização tecnica do acervo, pois as novas tecnoligias estão para auxiliar para tornar mais célere o processo e não para substitui-lo. bons estudos.

  • "Organização técnica" devemos entender uma técnica (qualquer) de organização. De qualquer maneira tem de haver uma técnica, por mais que seja simples ou complexa, envolvendo procedimentos manuais ou tecnológicos, computacionais, robotizados, etc.

  • as bancas amam falar que as tecnologias fazem com que as práticas arquivísticas se tornem desnecessárias e isso não é verdade. A organização do documento é necessária, independente do suporte no qual o documento está registrado.

    Resposta: errada

  • Vamos pensar no arranjo? Não é porque uma nova tecnologia surgiu que o arranjo poderá ser descartado. Não existe isso.

    A organização técnica deve continuar normalmente, respeitando inclusive os princípios arquivísticos.

    Acredito que bons exemplos na área são a microfilmagem e a digitalização. As duas necessitam que os arquivos estejam bem organizados para que possam ser utilizadas.

  • De acordo com os comentários questão errada.

ID
1914550
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O sistema informatizado de gestão arquivística de documentos é aplicado no ambiente de documentos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: é  um  conjunto  de  procedimentos  e  operações  técnicas,  característico  do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.  Pode  compreender  um software  particular,  um  determinado  número  de softwares  integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.[E-ARQ]

     

    http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?u=/ensino/notasaula/gerenciamento_arq._doc._eletronicos/sigad_e_ged

     

     

  • Gab: Letra E.

     

    Requisitos arquivísticos que caracterizam um SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos):

    - captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos;

    - captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os componentes digitais do documento arquivístico como uma unidade complexa;

    - integração entre documentos digitais e convencionais;

  • GABARITO: LETRA E

    SIGAD – SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

    O SIGAD é aplicável em sistemas híbridos, isto é, que utilizam documentos digitais e documentos convencionais.

    E-Arq Brasil.


ID
1915405
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerar a publicação “Diretrizes para implementação de repositórios digitais confiáveis de documentos arquivísticos”, para responder à questão.

O desenvolvimento de repositórios digitais confiáveis é fundamental para se assegurar a autenticidade, preservação e o acesso de longo prazo aos documentos arquivísticos. Segundo o disposto na publicação citada, os pesquisadores do grupo de trabalho RLG/OCLC entendem que repositório digital confiável é aquele que tem como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Um repositório digital confiável é um repositório digital que é capaz de manter autênticos os materiais digitais, de preservá-los e prover acesso a eles pelo tempo necessário.


ID
1927450
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Gestão arquivística de documentos ou "gestão documental"

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Art. 1o É dever do Poder Público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.
    Art. 2o Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
    Art. 3o Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    Art. 4o Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujos sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.
    Art. 5o A Administração Pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma desta lei.
    Art. 6o Fica resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal, civil e administrativa.

  • Gabarito: A

    Gestão documental

    Lei 8.159/91.

    Art. 3o Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    P rodução

    A valiação

    U so

    T ramitação

    A rquivamento

  • Gestão arquivística de documentos


    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

     

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf


ID
1977145
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a associação de cada conceito à sua respectiva definição. 

           COLUNA I 

1. Sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos.

2. Documento arquivístico eletrônico original.

3. Documento digital.

4. Digitalização. 


COLUNA II 

( ) Documento em meio eletrônico, com um formato digital, processado por computador.

( ) Processo de conversão de um documento convencional para o formato digital ou processo de conversão de imagens e sons de código analógico para código digital por meio de dispositivo apropriado como um scanner.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas, característicos do sistema de gestão de documentos arquivísticos processado eletronicamente e aplicável em ambientes eletrônicos digitais ou em ambientes híbridos, isto é, documentos eletrônicos e convencionais ao mesmo tempo.

( ) É o primeiro documento completo e efetivo, capaz de alcançar os efeitos para os quais foi produzido. Exemplos: notas e frequência de alunos, aviso de férias etc. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Nesse tipo de questão basta o candidato ter conhecimento de um item para acertar os demais.

  • Documento Digital: Documento em meio eletrônico, com um formato digital, processado por computador.

    Digitalização: Processo de conversão de um documento convencional para o formato digital ou processo de conversão de imagens e sons de código analógico para código digital por meio de dispositivo apropriado como um scanner.

    Sistema Eletrônico de Gestão Arquivística de Documentos: Conjunto de procedimentos e operações técnicas, característicos do sistema de gestão de documentos arquivísticos processado eletronicamente e aplicável em ambientes eletrônicos digitais ou em ambientes híbridos, isto é, documentos eletrônicos e convencionais ao mesmo tempo.

    Documento Arquivístico Eletrônico Original: É o primeiro documento completo e efetivo, capaz de alcançar os efeitos para os quais foi produzido. Exemplos: notas e frequência de alunos, aviso de férias etc. 


ID
2346997
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Diferentes usuários (partes, juízes, servidores e outras pessoas interessadas), desde que previamente cadastrados, podem obter informações sobre o andamento de processos junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, por meio de correio eletrônico. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Push provê o envio de emails com informações sobre o andamento dos processos previamente cadastrados pelo usuário

    http://www4.tjce.jus.br/spush/paginas/logon.asp


ID
2357146
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“A produção de documentos digitais levou à criação de sistemas informatizados de gerenciamento de documentos. (...) Nesse sentido, é importante estabelecer a diferença entre sistema de informação, gestão arquivística de documentos, sistema de gestão arquivística de documentos, gerenciamento eletrônico de documentos e sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.”

De acordo com a afirmativa anterior, relacione adequadamente os tipos de sistemas informatizados de gerenciamento de documentos aos seus respectivos conceitos.

1. Sistema de gestão arquivística de documentos.

2. Gerenciamento eletrônico de documentos.

3. Sistema de informação.

4. Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.

5. Gestão arquivística de documentos.


( ) Conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficiência e a eficácia da gestão arquivística de documentos.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

( ) Conjunto organizado de políticas, procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e proveem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil

    ACESSÍVEL EM http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf

     

  • Pessoal, a banca quis saber se o candidato sabe diferenciar os diversos conceitos relacionados ao gerenciamento da informação e o e-Arq mesmo diz que "é importante estabelecer a diferença entre sistema de informação, gestão arquivística de documentos, sistema de gestão arquivística de documentos, gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD)."

    Os conceitos encontram-se nas páginas 10 e 11 do documento (link disponibilizado pelo colega Paulo Santos).

     

     

    1. Sistema de gestão arquivística de documentos.

    O conceito de Sistema de gestão arquivística de documentos está na página 10 do e-arq Brasil e somente foi reproduzido pela banca.

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficiência e a eficácia da gestão arquivística de documentos.

     

     

    2. Gerenciamento eletrônico de documentos.

    (GED) Gente, quando falar em informação não estruturada, é GED. E tem um mnemônico bem legal pra lembrar das funcionalidades - CGAD (captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição). Esse mnemônico é legal porque a pronúncia nos remete ao SIGAD  que é o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos. Espero que tenham entendido o trocadilho (hahaha).

    "Conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição."

     

     

    3. Sistema de informação.

    O conceito de Sistema de Informação está na página 10 do e-arq Brasil e foi somente reproduzido pela banca.

    Conjunto organizado de políticas, procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e proveem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade.

     

     

    4. Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.

    O conceito de SIGAD está na página 11 e-arq e somente foi reproduzido pela banca. Essa parte do e-arq é importante porque explica, inclusive, os requisitos que caracterizam o SIGAD, assim como diversas outras questões. Acho importante a leitura.

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado.

     

     

    5. Gestão arquivística de documentos

    Conceito também retirado da página 10 do e-arq. 

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Os detalhes estavam na própria questão.

  • Sabendo a 3 já matava a questão

  • Palavras-chave:

    Organização da informação não estruturada - GED

    Eficiência e a eficácia da gestão arquivística de documentos - Sistema de gestão arquivística de documentos.

    Procedimentos e operações técnicas podução, utilização e destinação na fase corrente e intermediária - Gestão arquivística de documentos.

    Proveem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas - Sistema de informação

    Controle do ciclo de vida dos documentos e versões - SIGAD Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.


ID
2357215
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Um repositório digital confiável é um repositório digital que é capaz de manter autênticos os materiais digitais, de preservá-los e prover acesso a eles pelo tempo necessário. (...) É bom esclarecer que o acesso direto aos documentos no repositório não exclui a necessidade de um SIGAD para apoiar a gestão arquivística.”

(Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq, p. 11, 2015. Disponível em: http://conarq.gov.br/ images/publicacoes_textos/diretrizes_rdc_arq.pdf.)

Analise as afirmativas acerca da gestão de documentos digitais, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (Open Archival Information System).

( ) A preservação dos documentos arquivísticos digitais, nas fases corrente, intermediária e permanente, deve estar associada a um repositório digital confiável.

( ) O pacote SIP (Submission Information Package) refere-se à eliminação dos documentos digitais e seus metadados associados.

( ) O pacote DIP (Dissemination Information Package) refere-se ao acesso a documentos digitais e seus metadados associados.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere - se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

    Resolução 39 do CoNArq, pág. 13

  • Sigam no Instagram Mundo da Arquivologia

    Gabarito: D

    (V) O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (Open Archival Information System).

    Resolução nº 43, p. 8

    (V) A preservação dos documentos arquivísticos digitais, nas fases corrente, intermediária e permanente, deve estar associada a um repositório digital confiável.

    Resolução nº 43, p. 4

    (F) O pacote SIP (Submission Information Package) refere-se à eliminação dos documentos digitais e seus metadados associados.

    O pacote SIP refere à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

    (V) O pacote DIP (Dissemination Information Package) refere-se ao acesso a documentos digitais e seus metadados associados.

    Resolução nº 43, p. 13

    _____________________________

    Comentário adicional:

    Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados. 

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/conarq_diretrizes_rdc_arq_resolucao_43.pdf


ID
2416696
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Resolução nº 10, de 06 de dezembro de 1999, trata da adoção de símbolos da “ISO” no processo de microfilmagem de documentos nacionais. ”ISO” são três letras que compõem a abreviatura de importante entidade de padronização e normatização que tem alcance mundial, criada em 1947, em Genebra, na Suíça, com o objetivo de aprovar normas internacionais dos campos técnicos que, em português, significam:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    International Organization for Standardization - Organização Internacional para Padronização

  • Organização Internacional para Padronização. 


ID
2450428
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que representa corretamente a definição do termo “Captura”, segundo o Glossário de Documentos Arquivísticos Digitais, da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos – CTDE – do Conselho Nacional de Arquivos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    Captura
    A captura é a incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística
    , quando passará a seguir as rotinas de tramitação e arquivamento. 

    O termo “captura” é usado para abarcar os processos de registar um documento de arquivo, decidir qual a classe em que será classificado, acrescentar-lhe metainformações e armazená-lo num SGAE.

    A captura consiste em declarar um documento como sendo um documento arquivístico por meio das ações de: Registro; classificação; indexação; atribuição de outros metadados; arquivamento.

     

    FONTE: http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?id=218


ID
2515801
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre o gerenciamento de documentos de um repositório digital confiável, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • REPOSITÓRIO DIGITAL CONFIÁVEL: Tem como missão fornecer à sua comunidade-alvo acesso confiável, por longo prazo, aos recursos digitais por ele administrado, agora e no futuro.

    (RLG/OCLC 2002)


ID
2575267
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nas Diretrizes que norteiam a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico, a mensagem de correio eletrônico, para ser considerada como um documento arquivístico, precisa ser declarada como tal, ou seja, incorporada ao conjunto documental do órgão ou entidade, a fim de manter sua __________, seu(sua) ______________ e sua ______________ pelo tempo que for necessário.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • gabarito (B), notei que a area arquivistica está meio abandonada aqui, são raros os comentários

  • A mensagem de correio eletrônico considerada como um documento arquivístico precisa ser declarada como tal, ou seja, incorporada ao conjunto de documentos do órgão ou entidade, a fim de manter sua autenticidade, confiabilidade e acessibilidade pelo tempo que for necessário.

     

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Correio_eletronico_completo_2.pdf

  • Segundo o Conarq “A mensagem de correio eletrônico considerada como um documento arquivístico precisa ser declarada como tal, ou seja, incorporada ao conjunto de documentos do órgão ou entidade, a fim de manter sua autenticidade, confiabilidade e acessibilidade pelo tempo que for necessário.”


ID
2606203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às tipologias documentais e aos suportes físicos em arquivologia, julgue o item subsequente.


É dispensável submeter documentos arquivísticos digitalizados ou natodigitais ao plano de classificação ou à tabela de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • GAB ERRADA Decreto 8539 Art 16

    Art. 16.  Os documentos que integram os processos administrativos eletrônicos deverão ser classificados e avaliados de acordo com o plano de classificação e a tabela de temporalidade e destinação adotados no órgão ou na entidade, conforme a legislação arquivística em vigor.

  • Um dos motivos, além de outros, é que no plano de classificação terá que classificar e ordenar, que é de suma importancia classificar um documento.Então, não é dispensável.

  • gab= errado

    tudo vai passar pela tabela de temporalidade.

    sigamos!

  • Gabarito: Errado

    Pessoal, o CESPE ama essa palavra dispensável.

  • É dispensável submeter documentos arquivísticos digitalizados ou natodigitais ao plano de classificação ou à tabela de temporalidade. (ERRADO)

    Não é dipensável, pois deverão ser classificados de acordo com o plano de classificação e a tabela de temporalidade. 

  • Se pensarmos que digitalização é cópia e que não substitue o original ( diferente da microfilmagem), então fica mais fácil de entender q essa cópia vai seguir a tabela da mesma maneira q seu original.
  • ERRADO

     

    Todos os documentos estão sujeitos à tabela de temporalidade, independentemente do seu suporte ! 

  • Gab: Errado

     

    Q601961

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Prova: Analista - Conhecimentos Básicos - Cargo 1

     

    Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos, julgue o item a seguir.

    Os documentos eletrônicos devem ser avaliados de acordo com a tabela de temporalidade e classificados a partir do plano de classificação. (CERTO)

  • NATODIGITAL é o documento que nasceu em formato digital, tal como um documento produzido pelo Libreoffice, por uma câmera digital, etc.

  • ERRADO, todos os documentos devem seguir a tabela de temparalidade, não importando seu suporte (carregador físico de documentos), S + I = D, Suporte + Informação = Documento. Os documentos digitalizados serão deletados seguindo a TT. 

  • Considerando que o documento de arquivo independe de suas características, ou seja, qualquer documento pode ser "de arquivo", também as políticas e ferramentas utilizadas nos arquivos devem ser o mais abrangente e flexivel possível, para atender a todos os tipos de documentos.

    Sendo assim, todos os documentos de arquivo, independentemente de suas características, devem ser submetidos às polítícas, técnicas e ferramentas da gestão de documentos, ou seja, é indispensável que todos os documentos se submetam à gestão de documentos, sobretudo ao plano de classificação e à tabela de temporalidade, que são suas ferramentas básicas.

    Gabarito do professor: Errado
  • Cara, essas questões de nível médio de arquivologia do Cespe estão de lascar... Muito medo do que vem aí no MPU! Rs!

  • Todos os documentos de arquivo, independentemente de suas características, devem ser submetidos às polítícas, técnicas e ferramentas da gestão de documentos, ou seja, é indispensável que todos os documentos se submetam à gestão de documentos, sobretudo ao plano de classificação e à tabela de temporalidade, que são suas ferramentas básicas.

    Gabarito do professor: Errado

  • INDISPENSÁVEL!!

  • GABARITO: ERRADO

    Considerando que o documento de arquivo independe de suas características, ou seja, qualquer documento pode ser "de arquivo", também as políticas e ferramentas utilizadas nos arquivos devem ser o mais abrangente e flexivel possível, para atender a todos os tipos de documentos.

    Sendo assim, todos os documentos de arquivo, independentemente de suas características, devem ser submetidos às polítícas, técnicas e ferramentas da gestão de documentos, ou seja, é indispensável que todos os documentos se submetam à gestão de documentos, sobretudo ao plano de classificação e à tabela de temporalidade, que são suas ferramentas básicas.

    FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

  • Gabarito: Errado

    É INdispensável e:

    Documentos nato digitais são aqueles que já “nasceram” digitais, possuem validade legal equiparando-os aos documentos físicos.

    Ex: documento produzido pelo Libreoffice ou por uma câmera digital.

  • GABARITO ERRADO.

    O plano de classificação e a tabela de temporalidade devem ser aplicados a todos os documentos de arquivo da instituição, independentemente do suporte.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
2627317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne às funções arquivísticas, julgue o item subsecutivo.


Os critérios técnicos de avaliação de documentos digitais incluem a possibilidade de leitura dos dados em longo prazo, a fragilidade dos suportes, a presença de metadados e os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Metadados ou metainformação são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador.

  • blz, me diz aí então, o que a fragilidade do suporte tem a ver com critério técnico de avaliação de documentos digitais?????

    Só completando a informação trazida pela Marcela Lira, um metadado é uma informação inteligível por um software e ao mesmo tempo ininteligível para o usuário final do arquivo (entenda-se arquivo, nesse contexto, como sendo a informação gerada em um computador).

  • Jardel a fragilidade do suporte tem tudo a ver com a avliação do documento. Imagina documentos com suporte frágil, eles precisam de um tratamento diferenciado dos documentos de suporte mais forte. Um documento em fita é tratado diferente de um documento em CD, por exemplo.

  • Errei a questão, pois não concordo com a parte que diz "...possibilidade de leitura dos dados em longo prazo...", os programas mudam, caso vc tenha alguma informação salva apenas em disquete, por exemplo, está bem dificil o acesso a tal informação, a tecnologia é dinâmica, por mais que os suportes são mais resistentes,materialmente falando, mas as ferramentas de acesso a informação mudam muito, o que se torna até um limite para tal acesso. Um vídeo em VHS, por exemplo, é uma informação, que está lá, mas a "possibilidade de leitura não está mais tão acessível" por conta das mudanças de suportes e programas que leem tais documentos, então não acho que durou tanto tempo assim

    .

    Preciso de ajuda para entender esta parte.

  • Jaqueline, por tudo isso que você colocou, a "possibilidade de leitura dos dados em longo prazo" é um critério técnico importantíssimo que deve ser avaliado!

  •  

    O Gerenciamento Eletrônico de Documento ou GED é a aplicação de todas as tecnologias e produtos com finalidade de gerenciar informações de forma eletrônica. Não é necessário que os documentos estejam em meio eletrônico, mas sim, que o tratamento utilizado ou os instrumentos de gestão documental sejam produzidos com o uso destas tecnologias.

     

    Existem inúmeras estratégicas para lidar com a obsolescência tecnológica,porém vou citar três consideradas mais relevantes:

     

    Preservação Tecnológica – É necessário que o software e o hardware se mantenham em condições que permitam consultar a informação custodiada. Trata-se de uma estratégica de alto custo e complexa a nível tecnológico.

     

    Migração - Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de objetos digitais serem acessados mesmo com mudanças tecnológicas. A migração consiste na transferência de um objeto digital: a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo; b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado; c) de uma plataforma computacional para uma outra mais moderna. A migração pode ocorrer por conversão, por atualização ou por reformatação.

     

    Emulação - Estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas.

  • GABARITO: CERTO.

  • Não concordo com o gabarito. No meu entender, a definição aproxima-se muito mais do conceito de preservação digital do que de avaliação do documento. Até porque, como a própria E-ARQ definine, "a avaliação é o processo de análise dos documentos, visando estabelecer os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores primários e secundários."

     

    Em contrapartida, a mesma instituição define preservação digital como "conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo acesso e interpretação dos documentos digitais pelo tempo que for necessário."

     

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf

  • Rapá, o examinador estava com o "cão" no coro!

  • A avaliação é um processo complexo, e por isso mesmo realizado por uma equipe multidisciplinar, que vai definir os valores dos documentos com base em critérios subjetivos, em sua maioria, ou seja, considerando as conveniências e necessidades da instituição. Contudo, existem também critérios objetivos, em menor quantidade, que devem ser considerados, como legislação, por exemplo.

    Mas, dentre os critérios de avalição dos documentos digitais, devem estar a possibilidade de leitura a longo prazo (emulação), a fragilidade dos suportes (migração), os metadados (recuperação) e recursos necessários à sua integridade.

    De certo que estes elementos possuem ligação mais íntima com a preservação, mas a política de preservação existe para manter os documentos que foram avaliados como sendo permanentes e os que deverão ser mantidos por longos prazos.

    Gabarito do professor: Certo
  •  comentários do professor:

    avaliação é um processo complexo, e por isso mesmo realizado por uma equipe multidisciplinar, que vai definir os valores dos documentos com base em critérios subjetivos, em sua maioria, ou seja, considerando as conveniências e necessidades da instituição. Contudo, existem também critérios objetivos, em menor quantidade, que devem ser considerados, como legislação, por exemplo.

    Mas, dentre os critérios de avalição dos documentos digitais, devem estar a possibilidade de leitura a longo prazo (emulação), a fragilidade dos suportes (migração), os metadados (recuperação) e recursos necessários à sua integridade.

    De certo que estes elementos possuem ligação mais íntima com a preservação, mas a política de preservação existe para manter os documentos que foram avaliados como sendo permanentes e os que deverão ser mantidos por longos prazos.

    Gabarito : Certo

  • A avaliação é um processo complexo, e por isso mesmo realizado por uma equipe multidisciplinar, que vai definir os valores dos documentos com base em critérios subjetivos, em sua maioria, ou seja, considerando as conveniências e necessidades da instituição. Contudo, existem também critérios objetivos, em menor quantidade, que devem ser considerados, como legislação, por exemplo.

    Mas, dentre os critérios de avalição dos documentos digitais, devem estar a possibilidade de leitura a longo prazo (emulação), a fragilidade dos suportes (migração), os metadados (recuperação) e recursos necessários à sua integridade.

    De certo que estes elementos possuem ligação mais íntima com a preservação, mas a política de preservação existe para manter os documentos que foram avaliados como sendo permanentes e os que deverão ser mantidos por longos prazos.

    GABARITO: CERTO

    FONTE: Prof. Mayko Gomes.

  • Pegando pesado nessas questões!


ID
2627323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne às funções arquivísticas, julgue o item subsecutivo.


No ambiente digital, os metadados têm papel fundamental na função criação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto.

     

    Segundo o DBTA (2005), os metadados = Dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.

  • Metadados ou metainformação são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Metadados

  • Podemos considerar que os metadados são instrumentos para a busca e recuperação da informação mas, no caso dos documentos têm uma função adicional do ponto de vista arquivístico: atender aos requisitos de administração, como por exemplo a determinação do ciclo de vida e portanto o prazo de retenção dos documentos, base para decisões sobre localização e meio de armazenamento, migração, etc.

    Portanto, CORRETO.

    Fonte: http://www.metadados.pt/oquesaometadados

  • METADADOS representam todo o conjunto de informações - representação, descrição de preservação, empacotamento e referência -, que auxiliam o público alvo a entender e a localizar o conteúdo da informação pretendida. 

     

    Gab: CERTO

  • cespe adora esses tais de METADADOS

  • Certo

    A importância dos metadados para a websemântica está basicamente ligada à facilidade de recuperação dos dados, uma vez que estes terão um significado e um valor bem definidos. Nesse sentido, todos os documentos publicados na web devem ser catalogados

     

    Fonte: http://www.metadados.pt/oquesaometadados

  • Eu sei o que são metadados, mas não entendi essa parte da função criação. Alguém poderia me auxiliar?

  • São 7 as principais funções arquivísticas: 1) produção/criação; 2) classificação; 3) avaliação; 4) descrição; 5) aquisição; 6) difusão; 7) preservação.

    Diante dos comentários já feitos sobre metadados, entende-se que eles têm papel fundamental na função CRIAÇÃO, pois permitem disponibilizar a informação de forma clara, padronizada, sem duplicidade ou dados desnecessários.

    Trabalho interessante sobre o tema: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/download/1477/1271

  • Os metadados são "dados sobre os dados", ou seja, são os dados que permitem identificar outros dados em um sistema ou conjunto.

    São exemplos de metadados a identificação, no documento, de data, destinatário, remetente, número de controle, número de páginas, número sequencial, número de protocolo, assunto, local de produção, etc.

    Os metadados estão ligados diretamente à criação ou produção de documentos, visto que eles servem como uma "identidade" única para os mesmos. Em uma comparação esdrúxula, os metadados são a certidão de nascimento de um bebê, que não pode deixar a maternidade sem ela. Sem os metadados, o documento produzido "se perde" dentro do sistema de controle, sendo este incapaz de recuperá-lo. Torna-se um "indigente".

    Gabarito do professor: Certo
  • Gabarito: certo

    ✏Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados. 

  • Resolução: na função criação, os arquivistas podem interferir na decisão sobre a criação dos documentos. Então ele vai ajudar na melhor estrutura que o documento pode ter, isso inclui a decisão dos metadados que vão compô-lo. Então, sim, no ambiente digital, os metadados têm papel fundamental na função de criação.

    Resposta: certa

  • blz, dados sobre dados, mas oq isso ajuda na criação? de forma direta, pq indireta da pra criar mil respostas da conspiração

  • Encontrei no meu resumo...

    Sobre o metadado ter papel fundamental na função criação...

    Criação refere-se à criação da digitalização do documento:

    Necessidade de Sistema; Software (planilhas etc) ;SGBD; Controle / Protocolo

    Sendo assim o metadado faz parte da etapa de criação da digitalização do documento.

    Digitalização: conversão do analógico para o digital.

  • Oferecem contexto

  • AMBIENTE DIGITAL x METADADOS

    No ambiente digital, os metadados têm papel fundamental na função criação.

    OFERECEM CONTEXTO.


ID
2638648
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004, trata sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos. De acordo com a referida Resolução, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESP: B

     Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004: Art. 3º A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos. §1º Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

  • a) O documento arquivístico digital é aquele codificado em dígitos binários. Art.1º,§1º

    b) Os requisitos funcionais referem-se à utilização de padrões abertos e independência de fornecedor. Requisitos não funcionais - Art.3º,§2º. Gabarito

    c)  Os profissionais de arquivo devem participar da concepção dos sistemas eletrônicos de gestão de documentos. Art.4º

    d) Os metadados são informações estruturadas e codificadas que permitem gerenciar os documentos digitais ao longo do tempo. Art.3º, §5º.

    Resolução nº20, de 16 de julho de 2004. http://unesp.br/ccad/mostra_arq_multi.php?arquivo=6966 

  •            §1º Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

               §2º Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

    Fonte: Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004 (CONARQ)


ID
2638666
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“A mensagem de correio eletrônico considerada como um documento arquivístico precisa ser declarada como tal, ou seja, incorporada ao conjunto de documentos do órgão ou entidade, a fim de manter sua autenticidade, confiabilidade e acessibilidade pelo tempo que for necessário.”

(Conselho Nacional de Arquivos. Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. Diretrizes para a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico Corporativo. P. 14.)

Referente às mensagens de correio eletrônico, consideradas como documentos arquivísticos, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Mensagem cujo conteúdo inicia, autoriza ou completa uma ação de um órgão.
( ) Mensagem cujo conteúdo é de caráter pessoal.
( ) Mensagem cujo conteúdo refere-se à pauta ou registro de reunião.
( ) Mensagem cujo conteúdo é nota, relatório final ou recomendação para uma ação.
( ) Mensagem com material de referência ou documentos usados apenas para subsídio teórico de uma atividade.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "D";

     

    (CONARQ/Resolução 36/12) ONU, ao estabelecer orientações sobre como gerenciar a mensagem de correio eletrônico, aponta situações em que possível identificá-lá como documento arquivístico; dentre elas, destacamos (UNITED NATIONS, 2010):

    - Mensagem cujo conteúdo inicia, autoriza ou completa uma ação de um órgão ou entidade;

    - Mensagem trocada entre pessoas da mesma equipe ou de outras equipes, em trabalho conjunto, e cujo conteúdo se refere à atividade do órgão ou entidade;

    - Mensagem recebida de fonte externa (pessoa física ou jurídica) que compõe um documento arquivístico oficial;

    - Mensagem cujo conteúdo refere-se à pauta ou registro de reunião;

    - Mensagem cujo conteúdo é nota, relatório final ou recomendação para uma ação em desenvolvimento ou finalizada.

     

    (CONARQ/Resolução 36/12) As mesmas orientações da ONU apontam situações em que a mensagem de correio eletrônico NÃO é considerada documento arquivístico; dentre elas, destacamos:

    - mensagem cujo conteúdo é de caráter pessoal (não tem relação com as atividades do órgão ou entidade);

    - mensagem cujo conteúdo se refere a “correntes”, propagandas, promoções e afins;

    - cópia de mensagem enviada para grupos de trabalho ou coordenações, com a única finalidade de referência ou informação;

    - material de referência, isto é, documentos usados apenas para subsídio teórico no desenvolvimento de uma atividade.


ID
2662834
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para testar a autenticidade de um valor numérico e evitar fraudes ou erros em seu registro ou transmissão, utiliza-se, a exemplo do que ocorre nos processos do Poder Judiciário, o chamado

Alternativas
Comentários
  • Dígito verificador ou algarismo de controle é um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a validade e a autenticidade de um valor numérico, evitando dessa forma fraudes ou erros de transmissão ou digitação.

    Letra A


ID
2664394
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre documentos de arquivo em ambiente digital, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO: Todo documento digitalizado é um documento digital, mas nem todo documento digital é um documento digitalizado (http://conarq.arquivonacional.gov.br/documentos-eletronicos-ctde/perguntas-mais-frequentes.html)

     

    B) ERRADO: é o SIGAD que contempla o ciclo vital dos arquivos (E-Arq, pg 11)

     

    C) ERRADO: "Um SIGAD tem que ser capaz de manter a relação orgânica entre os documentos"  (E-Arq, pg 11)

     

    D) CERTO: "todas as cópias dos documentos eliminados, incluindo cópias de segurança e cópias de preservação, independentemente do suporte, deverão ser destruídas" (http://conarq.arquivonacional.gov.br/documentos-eletronicos-ctde/perguntas-mais-frequentes.html)

     

    E) ERRADO:" A finalidade principal da digitalização não é a eliminação, e sim facilitar a disseminação e o acesso, além de evitar o manuseio do original, contribuindo para a sua preservação." (http://conarq.arquivonacional.gov.br/documentos-eletronicos-ctde/perguntas-mais-frequentes.html)

  • Prof Elvis Miranda: A digitalização de documentos permite inúmeras vantagens, e não apenas a eliminação dos documentos originais (que, inclusive, só passou a ser permitida a partir de legislação de 2019).


ID
2672152
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos digitais, analise as afirmativas abaixo:


I – É necessário definir, no sistema, os espaços para a realização dos procedimentos de gestão de documentos.

II – É necessário identificar o status do documento para controlar as diversas versões do documento arquivísticos.

III – No ambiente eletrônico, deve-se prever o estabelecimento de três espaços de produção: individual, de grupo e geral.

IV – Os status do documento são: minuta, original e cópia.


Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • d)

    I, II, III e IV.

  • Então rascunho nem merece digitalização?

  • I. Sim, por exemplo: um espaço para a classificação do documento de acordo com o Plano de Classificação da instituição

    II.                  Sim, se estamos falando de uma minuta ou de um original, por exemplo.

    III.                O espaço individual é aquele que somente você vê, o de grupo é um espaço de criação coletivo e o geral provavelmente é um espaço em que o documento já está pronto.

    IV.               Também temos o rascunho, por exemplo, mas está correto.


ID
2693050
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso de papel está sendo a cada dia mais racionalizado no âmbito da Administração Pública. Em breve, quase que 100% dos processos tramitando nos órgãos serão digitais. Sendo assim, no que diz respeito aos documentos e processos digitais, segundo a Portaria interministerial 1.677/2015, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Excepcionalmente  documentos avulsos digitais também podem ser expedidos por meio de correio eletrônico ou em mídias removiveis

  • Excepcionalmente, documentos avulsos digitais também podem ser recebidos por meio de correio eletrônico (centralizado em uma unidade de protocolo/protocolizadora ou diretamente para o destinatário) ou em mídias removíveis (centralizado em uma unidade de protocolo/protocolizadora), desde que o órgão ou entidade possua capacidade tecnológica para o recebimento e leitura, empregando recursos para apoiar a confiabilidade, autenticidade e acessibilidade desses documentos

    fonte: file:///C:/Users/Adriana/Downloads/Portaria%20Interministerial%20MJ%20e%20MP%20n%C2%BA%201677-2015%20procedimentos%20de%20protocolo.pdf

  • Vamos analisar o caso, considerando o que se determina a Portaria interministerial 1.677/2015, mais especificamente o seu documento anexo: 

    A - É obrigatório registrar no sistema informatizado a unidade administrativa na qual o processo será instruído. Essa informação deve constar para cada distribuição/movimentação/tramitação do processo. As informações de trâmites deverão ser apresentadas sempre junto com as demais informações de identificação do processo digital. Errado.
    B - Excepcionalmente documentos avulsos digitais também podem ser recebidos por meio de correio eletrônico (centralizado em uma unidade de protocolo/protocolizadora ou diretamente para o destinatário) ou em mídias removíveis (centralizado em uma unidade de protocolo/protocolizadora), desde que o órgão ou entidade possua capacidade tecnológica para o recebimento e leitura, empregando recursos para apoiar a confiabilidade, autenticidade e acessibilidade desses documentos. Correto.
    C - No caso de mídias removíveis, o protocolo deve registrar o documento físico que encaminha a mídia removível. Quanto à mídia, pode-se adotar qualquer dos dois procedimentos, a depender do caso:
    1 - manter a mídia junto ao documento físico, e enviar ambos ao destinatário; ou
    2 - enviar o documento físico ao destinatário e carregar o conteúdo da mídia removível em sistema informatizado para envio ao destinatário por meio deste.
    Em qualquer caso, o anexo será o documento digital, e não o documento físico. Errado.
    D - Na expedição de documentos digitais, o registro será feito automaticamente (caso o documento seja expedido dentro do próprio sistema informatizado) ou manualmente no sistema informatizado (caso o documento seja expedido por email). Ainda, deverá ser registrado como anexo a documento físico, caso seja expedido em mídia removível. Em todo caso, sempre deve haver o registro da expedição de documentos digitais. Errado.
    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Gab. B - Excepcionalmente, documentos avulsos digitais também podem ser expedidos por meio de correio eletrônico ou em mídias removíveis.

  • O Erro da Alternativa C

    O(s) documento(s) digital(is), contido(s) na mídia removível, será(ão) encaminhado(s) ao destinatário como anexo(s) a um

    documento não digital.


ID
2693239
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Beatriz, recém-empossada numa Universidade Pública Federal, participou de capacitação no que concerne à Portaria Interministerial nº 1.677/2015. Ao iniciar suas atividades, verificou que uma de suas atribuições de seu cargo é o encerramento e a abertura de volumes quanto aos processos não digitais.

Considerando a legislação, qual situação Beatriz deverá evitar?

Alternativas
Comentários
  • GAB- C

    Cada volume de um processo deverá conter, no máximo, duzentas folhas, incluindo o “Termo de Encerramento de Volume”.

  • PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.677, DE 7 DE OUTUBRO DE 2015

    2.8 - Encerramento e abertura de volumes

    2.8.1 - Quanto aos processos não digitais:

    Cada volume de um processo deverá conter, no máximo, duzentas folhas, incluindo o "Termo de Encerramento de Volume".

  • A letra B também tá certa

ID
2754883
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A construção de repositórios digitais confiáveis para os arquivos obedece a diretrizes que se apoiam em determinados documentos de referência. 

O mais importante deles é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Repositório digital confiável de documentos arquivísticos – principais requisitos: A norma mais importante da área é o Open Archival Information System – OAIS, um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Committee for Space Data Systems – CCSDS, que resultou na norma ISO 14721:2003. O OAIS descreve as funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso dos materiais digitais gerenciados pelo repositório, que constituem um modelo funcional e um modelo de informação.

     

    fonte:  Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos. Digitais Confiáveis – RDC-Arq

    GAB: LETRA C

  • O nível de importância das normas é definido pelas "Diretrizes para impementação de repositórios arquivísticos digitais - RDC-Arq", do Conarq, como sendo o OAIS. As diretrizes podem ser acessadas por esse link

    a) EAD - Encoded Archival Description - Descrição Arquivística Codificada
    Trata-se de uma codificação desenvolvida e utilizada para a descrição de metadados arquivísticos  baseados na linguagem de marcação XML. 

    b) METS - Metadata Encoding and Transmission Standard - Padrão de Codificação e Transmissão de Metadados 
    É um esquema XML que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos administrativos e estruturais relativos a objetos digitais.

    c) OAIS - Open Archival Information System 
    É um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetivos de dados e informações.

    Segundo as Diretrizes do RDC-Arq do Conarq, "A norma mais importante da area é o OAIS, um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Commitee for Space Data System - CCSDS, que resultou na norma ISO 14721:2003. O OAIS descreve as funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso dos materiais digitais gerenciados pelo repositório, que constituem um modelo funcional e um modelo de informação."

    d) PREMIS - Preservation Metadata: implementation strategies
    É uma norma internacional que apresenta um conjunto básico (core) de elementos de metadados de preservação para apoiar sistemas que gerenciam objetos digitais.

    e) OAI - PMH - Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting
    É um protocolo que coleta metadados que permite a interoperabilidade entre repositórios. 

    Gabarito do Professor: C

ID
2754886
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A construção de repositórios digitais confiáveis para os arquivos obedece a diretrizes que se apoiam em determinados documentos de referência. 

Aquele que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos, administrativos e estruturais relativos a objetos digitais é o

Alternativas
Comentários
  • Interoperabilidade
    Um repositório digital deve estar em conformidade com as normas e padrões estabelecidos, de forma a possibilitar níveis de interoperabilidade com outros repositórios digitais e sistemas informatizados que tratam de documentos arquivísticos. Podem ser citados como exemplos dessas normas e padrões: o “Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting – OAI-PMH”, para coleta de registros de metadados em repositórios digitais; o “Metadata Encoding and Transmission Standard – METS”, para a codificação de metadados descritivos, administrativos e estruturais; o “Encoded Archival Description – EAD”, para a codificação de metadados descritivos de documentos arquivísticos; e os “Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – e- PING”, no caso dos órgãos e entidades do governo federal.

     

    fonte:  Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos. Digitais Confiáveis – RDC-Arq, pg 11

    GAB: LETRA A

  • O conceito e alternativas foram retirados das "Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC - Arq", do Conarq, que pode ser acessado pelo link

    a) METS (Metadata Encoding & Transmission Standard - Padrão de Codificação e Transmissão de Metadados.

    É um esquema XML que permite a codificação e o intercâmbio de metadados descritivos administrativos e estruturais relativos a objetos digitais.

    Exatamente o conceito dado pelo enunciado.

    b) OAIS (Open Archival Information System) - Sistema Aberto de Arquivamento de Informação. No Brasil, a sigla é SAAI. 

    Modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações. 

    c) EAD (Encode Archival Description) - Descrição Arquivística Codificada.

    Codificação desenvolvida e utilizada para descrição de metadados arquivísticos baseados na linguagem de marcação XML.

    d) PREMIS - Metadados de Preservação

    É uma norma internacional que apresenta um conjunto básico (core) de elementos de metadados de preservação para apoiar sistemas que gerenciam objetos digitais. 

    Gabarito do Professor: A

ID
2769637
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre os requisitos necessários para um repositório digital confiável, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) estabeleceu as diretrizes necessárias para a sua implementação, por meio da Resolução nº 43, de 04 de setembro de 2015. De acordo com o CONARQ, os requisitos estão organizados em três conjuntos:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    A resposta está na página 18 das DIRETRIZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS CONFIÁVEIS - RDC-Arq, disponível no site do CONARQ.


ID
2782258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão eletrônica de documentos, julgue o item que se segue.


Após a microfilmagem, os documentos oficiais ou públicos com valor de guarda permanente poderão ser eliminados, desde que se garanta sua inutilização por completo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Documentos permanentes não podem ser eliminados, mesmo após sua microfilmagem.

     

  • Gab.: Errado.

    Documentos com valor permanente não podem ser eliminados nem retornar às fases anteriores, independentemente de microfilmagem, digitalização, etc.

  • GALERA, ESSE TEMA CAI DMS !!


    Outra ajuda a responder :


    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico Administrativo

    Os documentos originais considerados de guarda permanente somente poderão ser eliminados depois de microfilmados e digitalizados. ( ERRADO)

  • me poupe neh Rayssa! ¬¬

  • A classificação dessa questão está errada é Arquivologia.

  • ERRADO

     

    Os documentos, após sua fase corrente e intermediária, têm dois destinos: arquivo permanente ou eliminação.

     

    A classificação do documento para a guarda/arquivo permanente é irretratável e final. O documento jamais voltará ao arquivo corrente ou intermediário e não será eliminado. 

  • GABARITO: E


    Decreto 1.799/96

    Regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências.

    Art. 12. A eliminação de documentos, após a microfilmagem, dar-se-á por meios que garantam sua inutilização, sendo a mesma precedida de lavratura de termo próprio e após a revisão e a extração de filme cópia.

    Parágrafo único. A eliminação de documentos oficiais ou públicos só deverá ocorrer se prevista na tabela de temporalidade do órgão, aprovada pela autoridade competente na esfera de sua atuação e respeitado o disposto no art. 9° da Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

    Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

  • Errado.

    Esse tipo de questão está igual aquela do processo penal que insiste em afirmar que o delegado de polícia poderá mandar arquivar o inquérito policial.

    Guarde isso no seu coraçãozinho: documentos permanentes JAMAIS poderão ser eliminados.

     

    Bons estudos!

  • Leonardo feijó, achei seu comentário um pouco errôneo; visto que alguns documentos permanentes podem sim retornar as fases anteriores. Posso citar um exemplo: Imagine que um contrato que esteja na fase permanente, o valor dele tem como fim histórico, cultural, probatório e informativo. Com um certo tempo, precisa-se desse contrato para alguma ocasião onde seja utilizado para fins administrativos, fiscais ou legais, logo o mesmo retornará para a fase corrente.

    Obs: Caso eu esteja errado, peço que me corrijam.

  • A microfilmagem não tem como consequência a eliminação dos documentos originais. Portanto, se um documento de guarda permanente for microfilmado, o físico terá que ser mantido da mesma forma.

    Gabarito do Professor: errado

  • permanente permanece

  • Permanente > Nunca serão ELIMINADOS!
  • Decreto nº 1.799/96 - Art. 12. A eliminação de documentos, após a microfilmagem, dar-se-á por meios que garantam sua inutilização, sendo a mesma precedida de lavratura de termo próprio e após a revisão e a extração de filme cópia. Entretanto, documentos de valor permanente não podem ser eliminados.

    Resposta: errada

  • GABARITO: ERRADO

    A microfilmagem não tem como consequência a eliminação dos documentos originais. Portanto, se um documento de guarda permanente for microfilmado, o físico terá que ser mantido da mesma forma.

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia

  • ERRADO

    DECRETO No 1.799, DE 30 DE JANEIRO DE 1996 Regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências.

    Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.


ID
2785930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere a repositórios digitais e aos repositórios digitais arquivísticos confiáveis (RDC-Arq), julgue o item seguinte.


Quando do seu recolhimento em instituições arquivísticas, os documentos digitais devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Explicações? 

  • RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 - Conarq

     

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;

     

    A questão trocou autenticidade por responsabilidade. Gabarito: ERRADO

  • Quando do seu recolhimento em instituições arquivísticas, os documentos digitais devem estar acompanhados de declaração de responsabilidadeResposta: Errado.

     

    ComentárioDocumentos digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de termo de transferência ou recolhimento e de declaração de autenticidade, conforme consta no Art. 1º da Resolução CONARQ nº 24, de 03 de agosto de 2006.

  • Declaração de autenticidade.

  • ERRADO

    RESOLUÇÃO Nº 24/2006:

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;

  • RESOLUÇÃO Nº 24/2006:

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:

    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;

    Quando do seu recolhimento em instituições arquivísticas, os documentos digitais devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade.

    Quando do seu recolhimento em instituições arquivísticas, os documentos digitais devem estar acompanhados de declaração de autenticidade.

  • Como eu já disse em outra questão... Declaração de responsabilidade parece bem lógica né? E foi aí que a banca quis nos pegar. Tanto faz se os documentos forem transferidos ou recolhidos, o correto é que devem ser acompanhados de uma declaração de autenticidade, conforme os colegas já falaram

    Isso já foi cobrado antes...

    Q564934 - MPOG 2015

    Os documentos digitais recolhidos às instituições arquivísticas devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade. (gab: errado)

    Q107171 - STM/2011

    O órgão que fizer a transferência do documento arquivístico digital deve emitir uma declaração de autenticidade do documento. (gab: certo)

  • As instituições arquivísticas públicas na esfera de competência da instituição podem recolher, por meio do recolhimento, ou receber, por meio de transferência, documentos de outras instituições.

    Exemplo: o Arquivo Nacional pode recolher os documentos da Universidade de Brasília, pois a UnB faz parte do Poder Executivo Federal e o Arquivo Nacional é o arquivo público na esfera de competência desse poder.

    Entretanto, a movimentação desse conjunto documental possui alguns pré-requisitos elencados na Resolução nº  24, de 3 de agosto de 2006, do Conarq, que estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas públicas. 

    Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:
    (...)
    c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;
    (...)

    A declaração de responsabilidade elencada pela questão não é citada, o que torna a afirmativa incorreta.

    Fonte: CONARQ. Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006. Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas públicas. Disponível em: Portal do Conarq. Acesso em: 12 de setembro de 2021. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2785933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere a repositórios digitais e aos repositórios digitais arquivísticos confiáveis (RDC-Arq), julgue o item seguinte.


Um RDC-Arq deve incorporar funcionalidades relativas à gestão de prazos de guarda e destinação de documentos arquivísticos.

Alternativas
Comentários
  • Conforme definições do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) é uma solução que apoia o gerenciamento dos materiais digitais, pelo tempo que for necessário, e é formado por elementos de hardwaresoftware e metadados, bem como por uma infraestrutura organizacional e procedimentos normativos e técnicos capazes de manter autênticos os materiais digitais, e preservá-los e prover acesso a eles pelo tempo necessário.

    Fonte: https://portalsei.uffs.edu.br/gestao-documental/repositorio-arquivistico-digital-confiavel-rdc-arq-1

  • GABARITO CERTO para os não assinantes.

  • "Um RDC-Arq deve incorporar funcionalidades relativas à gestão de prazos de guarda e destinação de documentos arquivísticos".

    Certo,

    O Repositório Digital está associado com SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos) que tem como finalidade o controle do ciclo de vida do documento e o cumprimento da destinação prevista.

    *Ciclo vital dos documentos: Sucessivas fases por que passam os documentos arquivísticos, de sua produção a guarda permanente ou eliminação. 

  • "Um RDC-Arq deve incorporar funcionalidades relativas à gestão de prazos de guarda e destinação de documentos arquivísticos".

    Certo,

    O Repositório Digital está associado com SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos) que tem como finalidade o controle do ciclo de vida do documento e o cumprimento da destinação prevista.

    *Ciclo vital dos documentos: Sucessivas fases por que passam os documentos arquivísticos, de sua produção a guarda permanente ou eliminação. 

    FONTE: CONARQ - DIRETRIZES RDC.

    (Não foi possível colocar o endereço do site, porque o Qconcursos apaga na hora de publicar o comentário)

  • Direto ao ponto!

    Um RDC-Arq deve incorporar funcionalidades relativas à gestão de prazos de guarda e destinação (T. de Temporalidade) de documentos arquivísticos.

    GABARITO: CERTO

    Sei que não é justificativa, mas pense, senão incorporar isso que é o cerne da Arquivologia vai incorporar o quê? Ainda mais, hoje, que se fala tanto em Gestão Arquivística, sobretudo o Plano de Classificação + T. de Temporalidade

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • As Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq, do Conselho Nacional de Arquivos estabelece que:

    "Os documentos arquivísticos digitais em fase corrente e intermediária devem, preferencialmente, ser gerenciados por meio de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD, a fim de garantir o controle do ciclo de vida, o cumprimento da destinação prevista e a manutenção da autenticidade e da relação orgânica, características fundamentais desses documentos.

    Já nessas fases, os produtores precisam tomar cuidados especiais, previstos em um plano de preservação digital, com relação aos documentos digitais que serão mantidos por médio e longo prazos, de forma a garantir sua autenticidade e seu acesso.

    A partir da destinação para guarda permanente, ocorre uma alteração na cadeia de custódia, passando a responsabilidade pela preservação dos documentos dos produtores para a instância de guarda. Os documentos digitais em fase permanente são dependentes de um bom sistema informatizado que apoie o tratamento técnico adequado, incluindo arranjo, descrição e acesso, de forma a assegurar a manutenção da autenticidade e da relação orgânica desses documentos.
    Considerando que a preservação dos documentos arquivísticos digitais em um repositório digital acontece a partir das três idades documentais e que o SIGAD é desenvolvido nas fases corrente e intermediária, há uma associação entre as funcionalidades apresentadas e o RDC-ARQ, apesar das Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq, do Conselho Nacional de Arquivos, não estabelecer essa correlação diretamente.

    Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq, 2015.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
2785936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere a repositórios digitais e aos repositórios digitais arquivísticos confiáveis (RDC-Arq), julgue o item seguinte.


No OAIS (Open Archival Information System), modelo conceitual de repositório digital, os pacotes de informação são representados pelas siglas SIP (Submission Information Package), AIP (Archival Information Package) e DIP (Dissemination Information Package).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    RESOLUÇÃO 43 - CONARQ

    O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação).

    - Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.
     

    - Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

     

    Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP) – refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

     

    (FCC/TRT11/2017) A implantação de repositórios digitais confiáveis, elemento fundamental para assegurar a preservação e a autenticidade de longo prazo dos materiais digitais, vem sendo objeto de discussão desde a década de 1990. O modelo conceitual de referência, então elaborado, ficou consolidado b) OAIS – Open Archival Infomation System;

  • Concurso para órgão do executivo federal do EUA?

  • sacanagem 

  • Fecha o olho, firma o dedo e chuta que é gol!

  • Não fiz a menor idéia do que se tratava esta questão, mas foram tantas siglas em inglês que só me restou marcar o gabarito como CERTO.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Essa é branco na certa.

  • Nossa resposta pode ser encontrada em estudo das Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq. O Open Archival Information System - OAIS é um modelo conceitual de referência para a construção, planejamento, elaboração e implementação de um repositório digital confiável. Em termos leigos, é uma receita de bolo para quem quiser construir ou designar um local ou objeto computacional para armazenar documentos digitais.

    Segundo o OAIS, o gerenciamento dos documentos digitais nesses repositórios ocorre com a formação de pacotes de informação, identificados pelas siglas  SIP, AIP e DIP, que significam, respectivamente:

    Submission Information Package – SIP (Pacote de Informação para Submissão): refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

    Archival Information Package – AIP (Pacote de Informação para Arquivamento): refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

    Dissemination Information Package – DIP (Pacote de Informação para Disseminação): refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

    Ao adentrar no repositório, os documentos e seus metadados são convertidos nesses pacotes: no SIP ao ser capturado, no AIP ao ser armazenado, e no DIP ao ser distribuído.

    Gabarito do professor: Certo
  • GABARITO: CERTO

    Nossa resposta pode ser encontrada em estudo das Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq. O Open Archival Information System - OAIS é um modelo conceitual de referência para a construção, planejamento, elaboração e implementação de um repositório digital confiável.

    Em termos leigos, é uma receita de bolo para quem quiser construir ou designar um local ou objeto computacional para armazenar documentos digitais.

    Segundo o OAIS, o gerenciamento dos documentos digitais nesses repositórios ocorre com a formação de pacotes de informação, identificados pelas siglas SIP, AIP e DIP, que significam, respectivamente:Submission Information Package – SIP (Pacote de Informação para Submissão): refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.Archival Information Package – AIP (Pacote de Informação para Arquivamento): refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.Dissemination Information Package – DIP (Pacote de Informação para Disseminação): refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

    Ao adentrar no repositório, os documentos e seus metadados são convertidos nesses pacotes: no SIP ao ser capturado, no AIP ao ser armazenado, e no DIP ao ser distribuído.

    FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

  • Uhhhh outra questão difícil...

    CONARQ em "Diretrizes para implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis - RDC-Arq":

    O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação). São três os tipos de pacotes de informação:

    - Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP)

    - Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP)

    - Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP)

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/diretrizes_rdc_arq.pdf (pág 13)

    (Não é a primeira vez que o cespe cobra isso. Na prova DPU 2016 teve uma maldade absurda. A banca destrinchou esses pacotes de informação em 5 itens. Como que chuta um negócios desses? Afff...)

  • Eu só quero ser escrivão da PF, o que eu tô fazendo aqui?

  • Que dia é hoje? De onde vim? Para onde vou?

  • não sabia, mas parecia estar cert

  • Arquivista da NASA

  • Aqui deveria ter a opção de "descurtir" uma questão.


ID
2800735
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considere a definição:


Conjunto de tecnologias que suportam e facilitam o controle, o armazenamento, o compartilhamento, a busca e a recuperação de documentos e informações a eles agregadas em meio digital. Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.


Refere-se à gestão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Gestão eletrônica dos documentos é o conjunto de tecnologias que suportam e facilitam o controle, o armazenamento, o compartilhamento, a busca e a recuperação de documentos e informações a eles agregadas em meio digital. 

  • Gestão eletrônica dos documentos é o conjunto de tecnologias que suportam e facilitam o controle, o armazenamento, o compartilhamento, a busca e a recuperação de documentos e informações a eles agregadas em meio digital. 

  • Por que não é Gestão de arquivos eletrônicos?

  • a) Gestão de Arquivos Eletrônicos é uma gestão/condução/administração de arquivos que já são eletrônicos. É uma administração do que já é eletrônico, semanticamente falando.

    b) A definição da questão refere-se à GED (Gestão Eletrônica de Documentos), ou seja, uma gestão que administra documentos eletrônicos ou não a partir de um conjunto de tecnologias. 

    c) O conceito de dados é mais abrangente que documentos e a gestão eletrônica de dados não é tratada pela arquivologia. 

    d) Gerir Documentos Digitais significa que somente os documentos compostos por sistema computacionais vão ser incorporados à administração, ou seja, os compostos por codificações binárias. Na definição temos o microfilme, por exemplo, que não é digital e sim eletrônico.

    e) Gerir documentos escaneados também é um conceito limitado diante do conceito apresentado, que pode ser aplicado a qualquer origem, como citado.

    Gabarito do professor: B

  • essa questão recentíssima foi feita nos mesmos moldes da outra, por bancas diferentes. A diferença é que a FCC citou as origens de documentos que podemos gerir eletronicamente, mas GED continua sendo Gestão Eletrônica de Documentos.

    Resposta: B


ID
2815822
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as diretrizes aprovadas para sua implantação, os Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    III.10 ‒ Padrão de codificação e transmissão de metadados – METS

    É um esquema XML que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos, administrativos e estruturais relativos a objetos digitais. Trata-se de um padrão para empacotamento que permite organizar, em um único arquivo compactado, tanto os dados quanto os metadados. Atualmente, o METS é mantido pela Biblioteca do Congresso dos EUA (Library of Congress), que mantém um sítio oficial.

    Fonte: CONARQ - Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq / 2015. pg 24

  • Essa questão caiu na prova discursiva da ABIN; vale a pena a leitura.

  • a) Quem fixa padrões de interoperabilidade adotados pelo governo brasileiro é o e-ping.
    O EAD (Encoded Archival Description codifica metadados descritivos.
    b) O SINAR inclui mais instituições: o Arquivo Nacional; os arquivos estaduais do executivo/legislativo e judiciário; os arquivos do DF do executivo/legislativo/judiciário; e os arquivos municipais do executivo e legislativo. Além disso, pessoas físicas e jurídicas de direito privado detentoras de arquivos, mediante convênio com um órgão central.
    c) Gabarito
    d) A interdependência deve ser inerente a um repositório digital.
    e) o OAI_PHM também é utilizado como padrão de interoperabilidade

    Fonte: RDC-ARQ

    Gabarito do Professor: C
  • Sigam no Instagram Mundo da Arquivologia

    Gabarito: C

    Vamos comentar uma a uma?

    • estão alinhados com a Encoded Archival Description (EAD), que fixa os padrões de interoperabilidade adotados pelo governo federal brasileiro.

    Errado! Os padrões de interoperabilidade adotas pelo governo federal brasileiro se chama e-Ping

    • destinam-se exclusivamente aos integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), isto é, aos órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário federais.

    Errado! O Sinar abarca todos os entes federativos e seus Poderes. Lembrando que o Município não possui Judiciário.

    • adotam o Metadata Encoding and Transmission Standard (METS) para a codificação de metadados descritivos, administrativos e estruturais.

    Certo! Página 11 da Resolução 43 do CONARQ

    • devem se manter subordinados e dependentes das aplicações que com eles funcionam, de modo a permitir acesso democrático a seus usuários imediatos.

    Errado! Uma das considerações sobre os RDC-Arq é sua independência.

    • tornaram sem efeito o Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH), antes utilizado para coleta de registros de metadados em repositórios digitais.

    Errado! Utilizam o OAI-PMH


ID
2828545
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A implantação de um repositório digital confiável (RDC-Arq) é fundamental para assegurar a preservação, o acesso e a autenticidade de longo prazo dos materiais digitais. Considerando as diretrizes para a implementação desse repositório, atente ao que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) A norma mais importante da área é o Open Archival Information System – OAIS –, um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Committee for Space Data Systems – CCSDS –, que resultou na norma ISO 14721:2003.

( ) A norma ISO 16363: 2012 lista os critérios que um repositório digital confiável deve atender.

( ) Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

( ) Algumas implementações do padrão OAIS utilizam o METS para estruturar os pacotes SIP, AIP e DIP. Além disso, alguns repositórios digitais utilizam o METS para intercâmbio de objetos.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP)

    refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

    Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) –

    refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

    Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP) –

    refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

  • Sigam no Instagram Mundo da Arquivologia

    Gabarito: A

    Vamos comentar uma a uma?

    (V) A norma mais importante da área é o Open Archival Information System – OAIS –, um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Committee for Space Data Systems – CCSDS –, que resultou na norma ISO 14721:2003.

    Está na Resolução nº 43 do CONARQ, pg. 8.

    (V) A norma ISO 16363: 2012 lista os critérios que um repositório digital confiável deve atender.

    Está na Resolução nº 43 do CONARQ, pg. 8.

    (F) Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

    A questão aborda o pacote AIP (archival information package)

    (V) Algumas implementações do padrão OAIS utilizam o METS para estruturar os pacotes SIP, AIP e DIP. Além disso, alguns repositórios digitais utilizam o METS para intercâmbio de objetos.

    Certo. É o que disciplina a norma, p. 11


ID
2828551
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as diretrizes do preservador de documentos arquivísticos digitais, é correto afirmar que um “custodiador confiável” é

Alternativas
Comentários
  • GAB. A


ID
2828557
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a opção que NÃO corresponde a uma orientação para contratação de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD – instituída pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos – Conarq –.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D o SIGAD PRECISA SEGUIR a POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

ID
2856526
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), cuja plataforma foi lançada em junho de 2018, o Ministério Público do Estado de Pernambuco deixará de utilizar o Sistema de Gestão de Autos conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Letra D. De "diabéisso?".

  • Essa questão utiliza termos que não necessariamente são arquivísticos e que podem ter interpretações variáveis. 

    a) Arquivaria: termo utilizado semanticamente ou uma revista, mas não há fontes suficientes para afirmar. 
    b) Parece ser uma Consultoria.
    c) Parece ser uma Consultoria de Banco de Dados
    d) gabarito
    e) Não é um termo técnico e não há registros de significado que façam sentido para a arquivologia.

    Gabarito do Professor: D
  • O ARQUIMEDES é o sistema utilizado para gestão dos autos no Ministério Público, desde 2007

    O sistema permite:

    –Gerenciar documentos como processos de 1º e 2º graus, extra-judiciais, atuações ministeriais, documentos administrativos, entre outros;

    –Realizar e registrar tramitações e distribuições;

    –Controlar as informações dos documentos (metadados), mas não seu conteúdo

  • aequimedes foi a primeira que eliminei