SóProvas


ID
3215629
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Uma garotinha sobe em uma árvore. De galho em galho, ela se diverte, até que pede ajuda, não consegue descer. “Se subiu, desce”, diz o homem. Ela tenta, tenta e por fim consegue. Em poucos segundos, está no alto novamente: aprendeu a descer. Em torno dela, dezenas de crianças brincam com pedaços de madeira velha e canos, escalam grades, andam de patinete e dão cambalhotas – os adultos não reprimem. Essa grande bagunça é o recreio das crianças da Swanson Primary School, em Auckland, Nova Zelândia, e o homem é Bruce McLachlan, diretor que implementou na escola a política de zero regras.

      “Nós queremos que as crianças estejam seguras e queremos cuidar delas, mas acabamos embrulhando-as em algodão enquanto elas deveriam poder cair“, diz Mclachlan ao criticar a forma com que tratamos as crianças.

        A iniciativa do intervalo sem regras partiu de um experimento feito por duas universidades locais. A ideia é que ao dar às crianças a responsabilidade de cuidar de si mesmas, dá-se também a oportunidade de aprenderem com seus próprios erros. “Quando você olha para o nosso parquinho, parece um caos. De uma perspectiva adulta, parece que as crianças vão se machucar, mas elas não se machucam”, afirma.

      Ao manter as crianças livres para se divertir, foram registrados menos acidentes, casos de bullying e vandalismo, enquanto que a concentração das crianças nas aulas e a vontade de ir à escola aumentaram.

      O experimento deu tão certo que se tornou uma política permanente da escola.

(Bruna Rasmussen. https://www.hypeness.com.br/2015/01/conheca-aescola-sem-regras-e-seu-impacto-na-vida-dos-estudantes/ Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Com a iniciativa do intervalo sem regras, houveram menos casos de bullying e vandalismo na escola neozelandesa ? o correto é "houve", trata-se de um verbo com sentido de "existir" (=é um verbo impessoal e não deve ser flexionado)

    B) Na Swanson Primary School, que ficam na Nova Zelândia, os pequenos brincam em total liberdade no momento da recreação ? o correto é "fica" (=concordando com o pronome relativo "que", o qual retoma "Swanson Primary School".

    C) Duas universidades locais, que vêm fazendo experimentos na área pedagógica, foram as responsáveis por esse projeto.

    D) Para os que são superprotetores, as crianças que brincam sem nenhum controle provavelmente vai se machucar ? quem vai se machucar? As crianças (=o correto é "vão" se machucar).

    E) Esta prática educacional, diferentemente de muitas outras, trouxe apenas resultados positivos, portanto deveriam se tornar modelo para outros países ? o quê deveria se tornar? A prática (=deveria e não "deveriam").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    Duas universidades locais, que vêm fazendo experimentos na área pedagógica, foram as responsáveis por esse projeto.

  • Quando se usa “vêm”?

    A palavra “vêm” também é uma conjugação do verbo vir. Porém, ela é a conjugação da 3ª pessoa do plural (“eles”/“elas”).

    Veja nos casos a seguir:

       Os formandos vêm se esforçando muito para conseguir o diploma.

       As jogadoras vêm para o treino juntas.

       Eles vêm correndo para falar com você.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/vem-vem-veem.htm

    Letra C