SóProvas


ID
3228253
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pública realizou uma pesquisa de satisfação junto aos funcionários. Os resultados indicaram que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o porquê dessa situação, pois os funcionários têm estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos).


Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos dois fatores

    Segundo Frederick Herzberg, um dos teóricos das teorias motivacionais, há dois fatores que explicam o comportamento das pessoas: os higiênicos e os motivacionais.

    Fatores Higiênicos: previnem a insatisfação. Tangíveis (políticas da empresa, condições de trabalho, relacionamentos, segurança, salário, benefícios) – Extrínsecos, são visíveis.

    Fatores Motivacionais: associados a sentimentos positivos, colaboram para a motivação. Intangíveis (crescimento, autonomia, responsabilidades, reconhecimento, realização profissional) – Intrínsecos, sentimentais.

    De acordo com Herzberg a pessoa pode apresentar 4 variedades de comportamentos: insatisfeito e desmotivado; insatisfeito e motivado; satisfeito e desmotivado; satisfeito e motivado.

  • Estabilidade é tangível, é extrínseco?

  • Estabilidade está ligada à segurança (fator extrínseco).

  • Gabarito E

    ·       FREDERICK HERZBERG teoria dos dois fatores:  

    o  Higiênicos - insatisfação – EXTRÍNSECOS Ex.: dinheiro, contexto do cargo;

    o  Motivacionais - satisfação - INTRÍNSECOS Ex.: desafios, conteúdo do cargo;

  • Segundo RIBAS (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento". A questão em análise trata especificamente sobre a Teoria Motivacional de Herzberg ou Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial. Essa Teoria proposta por Frederick Irving Herzberg, nos mostra que existem dois fatores, um interno ou motivacional e outro externo ou higiênico, que impactam na motivação e na satisfação das pessoas. Os fatores internos estão relacionados ao conteúdo do trabalho exercido, como: aprendizado, reconhecimento, promoção, desafios. Já os fatores externos estão relacionados ao ambiente em que esse trabalho ocorre, como: benefícios, salário, relacionamentos, condições de trabalho, políticas etc.

    Após essa breve explicação e a partir da análise da questão, podemos perceber que os fatores apresentados, como: condições de trabalho, estabilidade e ambiente seguro estão relacionados aos fatores higiênicos de Herzberg. Segundo a Teoria, esses fatores não promovem a satisfação dos trabalhadores, eles apenas geram uma não-insatisfação ou uma insatisfação. Os fatores satisfacientes são os motivacionais, relacionados aos aspectos intrínsecos do trabalho.

    Em face do exposto, a alternativa correta é a letra “E", as demais estão relacionadas a fatores motivacionais.

    Gabarito do professor: LETRA “E".

    FONTE:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • >> Teoria dos Dois Fatores - Frederick Herzberg (motivacionais e higiênicos);

    MOTIVACIONAIS: Referem-se ao contexto do cargo, geram satisfação:

    > Alcances de promoção;> Possibilidade de crescimento;> Reconhecimento;> Responsabilidade;> Realização;(São fatores intrínsecos).

    HIGIÊNICOS : Referem-se ao ambiente de trabalho (é importante, mas não gera satisfação, apenas evitam insatisfação)

    > Qualidade de supervisão;> Salário;> Políticas da empresa;> Relações;(São os fatores extrínsecos, ou profiláticos).

  • Teoria Motivacional de Herzberg ou Teoria dos 2 Fatores ou Bifatorial (Frederick Herzberg):

    Fatores hIgiênicos: previnem a Insatisfação. Tangíveis (políticas da empresa, condições de trabalho, relacionamentos, segurança, salário, benefícios) – Extrínsecos, são visíveis.

    Fatores MOtivacionais: associados a sentimentos positivos, colaboram para a MOtivação. Intangíveis (crescimento, autonomia, responsabilidades, reconhecimento, realização profissional) – Intrínsecos, sentimentais.

    De acordo com Herzberg a pessoa pode apresentar 4 variedades de comportamentos:

    insatisfeito e desmotivado;

    insatisfeito e motivado;

    satisfeito e desmotivado;

    satisfeito e motivado.

  • Fatores motivacionais estão relacionados ao trabalho em si, influenciam a satisfação. Fatores higiênicos estão relacionados ao ambiente de trabalho e influenciam a insatisfação.

  • A letra D não está de todo errada. Porém, a questão pede a afirmação em relação à teoria de Herzberg, o que faz o gabarito ser a letra E.

  • fatores HIGIÊNICOS ---------X--------- fatores MOTIVACIONAIS

    -salário ------------------------------------------realização

    -condição de trabalho ------------------------ reconhecimento

    -relação interpessoais -----------------------responsabilidade

    -seguridade -------------------------------------crescimento

  • fatores higiênicos: não-insastifação (quando tem) | INSATISFAÇÃO (quando NÃO tem)

    fatores emocionais: satisfação quando tem | NÃO-satisfação quando NÃO tem

  • fatores HIGIÊNICOS ---------X--------- fatores MOTIVACIONAIS

    -salário ------------------------------------------realização

    -condição de trabalho ------------------------ reconhecimento

    -relação interpessoais -----------------------responsabilidade

    -seguridade -------------------------------------crescimento

  • GAB E

    TEORIA DOS DOIS FATORES OU BIFATORIAL DE HERZBERG

    A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores ou bifatorial.

    1. Os FATORES MOTIVACIONAIS seriam aqueles relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    2. Já os FATORES HIGIÊNICOS influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisso: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

    Fatores Motivacionais: Está relacionado ao Conteúdo do trabalhode dentro para fora.

    1. Presença de Fatores Motivacionais --> Satisfação
    2. Ausência de Fatores Motivacionais --> Não-Satisfação (NEUTRO)

    Fatores Higiênicos: Está relacionado ao Ambiente de Trabalho: de fora para dentro.

    1. Presença de Fatores Higiênicos --> Não-Insatisfação (NEUTRO)
    2. Ausência de Fatores Higiênicos --> Insatisfação.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GABARITO: LETRA E

    Nos estudos de Frederick Herzberg, a TEORIA DOS DOIS FATORES aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Nesse contexto, existem dois fatores que afetavam o indivíduo:

    FATORES DE HIGIENE (EXTRÍNSECOS/INSATISFACENTES): estão relacionados às condições do ambiente em que o trabalho é realizado. São necessários para evitar/prevenir a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.

    Exemplos: higiene física, salário, benefícios sociais, tipo de chefia, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima e relacionamentos entre a organização e empregados, regulamentos internos etc.

    FATORES DE MOTIVAÇÃO (INTRÍNSECOS): associados ao conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa, seja com sentimentos positivos ou negativos dos empregados. Envolvem sentimentos de crescimento individualreconhecimento profissional autorrealização. Esses fatores podem provocar satisfação ou insatisfação, entretanto, SE NÃO EXISTEM OU NÃO SÃO RELEVADOS PELOS INDIVÍDUOS, NÃO PROVOCAM SATISFAÇÃO.

    FONTE: Professor Marcos André Tec Concursos