-
Robert L. Katz, identificou três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Todo administrador precisa das três (em proporções diferentes, dependendo do nível hierárquico).
●Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.
●Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.
●Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de um organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).
Fonte: administradores.com.br/artigos/habilidades-necessarias-aos-administradores
-
Nível Estratégico ======> Habilidades CONCEITUAIS
Nível Tático ==========> Habilidades HUMANAS
Nível Operacional =====> Habilidades TÉCNICAS
GABARITO: D
-
☑ GABARITO: LETRA D
☛ HABILIDADES CONCEITUAIS: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas
-
Se a banca tivesse colocado uma opção com o nome "Estratégica" iria confundir muita gente. É muito comum haver a confusão do nível com as características do nível.
-
Para resolução desta questão, admite do candidato o entendimento das 3 habilidades do administrador. Segundo Chiavenato (2016), são:
I - habilidade _CONCEITUAL:
Envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade de toda a organização e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são manifestações da habilidade conceitual.
*Predomina no nível institucional (estratégico)
II - habilidade _HUMANA:
Abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes típica
na gerência de nível intermediário.
*Predomina no nível intermediário (tático)
III - habilidade _TÉCNICA:
Relaciona-se com a atividade específica do gerentes e supervisores caracterizada pelos conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas.
*Predomina no nível Operacional
-Desta forma, fica evidente que o gabarito da questão é a alternativa (D)
Fontes: CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos. Editora Manole, 2016.
-
A questão tratou sobre os três tipos de habilidades defendidos por Katz. O administrador não deve possuir apenas uma dessas habilidades, mas usar uma combinação delas de acordo com o nível da organização em que atua. Chiavenato (2014, pág 9) explica cada habilidade da seguinte maneira:
- Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".
Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.
- Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."
As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.
- Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".
O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas.
A questão quer a habilidade mais utilizada pelos gestores do nível estratégico ou institucional.
A habilidade mais utilizada por eles é a habilidade conceitual, conforme podemos ver na explicação acima. As alternativas "b" e "e" não trazem habilidades, de acordo com a classificação de Katz.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D