Para Durkheim, a moral era essencialmente uma disciplina, cujo objetivo era realizar uma certa regulação nas condutas dos indivíduos e impor limites. As demais alternativas não se amoldam ao pensamento de Durkheim. Destacarei os principais erros a seguir.
A) a educação deveria ser totalmente libertária, conduzindo as crianças a alcançar maturidade para escolher entre o certo e o errado. (A educação, para Durkheim, é um meio de manutenção das estruturas sociais. Portanto, o que ocorre é a transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.)
C) a criança era naturalmente dotada de capacidade de dominar os próprios desejos, cabendo à educação despertar a consciência adormecida. (Essa ideia se aproxima mais do Pensamento de Pestalozzi.)
D) as punições constituíam uma estratégia pedagógica equivocada, pois despertavam o medo na criança, não o respeito. (Para Durkheim, há uma disciplina na escola, assim como na cidade; as penas e recompensas não deixam de ter semelhança com as penas e recompensas que são sanção às leis dos adultos.)
E) os castigos corporais aplicados em sua época eram necessários e fundamentais para que o caráter moral das crianças fossem moldados. (A moral é que visa realizar uma regulação nas condutas dos indivíduos, impondo limites; e não o castigo)
GABARITO: alternativa “B”