SóProvas



Questões de Durkheim


ID
213826
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo 'espírito' ou 'consciência' humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que

Alternativas
Comentários
  • Durkheim via na educação o mecanismo básico para a contituição de sistemas sociais e de manutenção e perpetuação destes em forma de sociedades. 
  • Gabarito C   Durkeim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade em que vivem. Nem sempre utilizava a força física. Interiorização de normas e regras, que são socialmente construídas e que pensamos que são escolhas pessoais. E assim afirma que o homem é produto da sociedade pois apenas internaliza o que lhe é imposto.

ID
312292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo estudos apresentados por Max Weber, existem três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional.

    A dominação legal baseia-se em estatutos que podem ser modificados e criados desde que o mesmo esteja pré-estabelecido.

    A dominação tradicional é aquela baseada na crença e nos poderes de senhores, onde um manda e o outro obedece e, diferentemente da dominação legal, ela não é baseada na formalidade.

    Já a dominação carismática é dada em virtude da devoção, e por pessoas que possuem caráter comunitário onde quem manda é o líder e o que obedece é o apóstolo.

    Fonte: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/os-tres-tipos-de-dominacao-segundo-max-weber-1284076.html

  • Questão incorreta

    "Em forma totalmente pura, as bases da dominação são somente três (a carismática, a legal e a tradicional), cada uma das quais se acha entrelaçada – no tipo puro – com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversa do quadro e dos meios administrativos"
    Fonte: http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/weber.pdf
  • MAX WEBER  FALA EM TRÊS TIPOS DE EDUCAÇÃO :


    Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente),


    Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional)


    Dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados)


    FONTE: http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm


    ERRADA!


    FOCOFORÇA FÉ#@

  • ERRO SUBLINHADO: Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.

    - Essa teoria é de Max Weber.

  • Essa ideia é a de Max Weber.


ID
406783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.

A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada!!

    Para Durkheim, quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade.


    Frases de Émile Durkheim: 

    "A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto" 

    "A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza"

    Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emile-durkheim-307266.shtml
     
  • Retificando o comentário da colega Lejum está errado, pois a teoria "Tábula Rasa" é de JOHN LOCKE e não de Durkeim.
  • Obrigada pela informação colega! Já retifiquei o comentário, retirando apenas a frase que estava incorreta. Para alertar os colegas, a informação havia sido retirada do livro da professora Fabiana Lagar (2ª edição) lançado pela editora Gran Concursos.. Acredito que é mais válido e construtivo alterar a resposta e conscientizar o pessoal quanto ao erro no material (já que ela é bem conhecida entre os concurseiros mais velhos, e por isso seu material é bem utilizado), do que simplesmente apagar o comentário (como foi solicitado por mensagem). Apesar de ter bastante informações bacana no livro da referida professora, e eu continuar gostando do seu trabalho, seria triste errar uma questão devido ao material :(


    Abraços a todos e bons estudos

  • Durkheim entende em “Educação e Sociologia” que nem todos os homens são feitos para refletir; será preciso que sempre haja homens de sensibilidade e homens de ação. Os homens não podem dedicar, todos, ao mesmo gênero da vida; existem diferentes funções a preencher. É preciso construir uma harmonia para o trabalho. A educação é em essência, um fenômeno social que consiste em socializar os indivíduos. Educar uma criança é prepará-la (ou forçá-la) a participar de uma ou de várias comunidades. A educação é um processo social, e cada sociedade tem as instituições pedagógicas que lhe convém



    (...) Cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quando do físico e moral, um ideal que de certo ponto é o mesmo para todos os homens. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação.


    Fonte: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art18_40.pdf


    Gabarito: Errado.



    Bons estudos!!!^^

  • errado, "Durkheim ao se debruçar nos conceitos de Educação, sua natureza e o seu papel, afirma que não existe nada que confirme a hipótese de que a educação é válida, universal e única para todos os homens, indistintamente. Defende o argumento que “a educação variou infinitamente conforme os tempos e as regiões”.

    fonte: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/10024/7275


ID
468916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Durkheim acredita que a educação é feita a partir da geração mais velha para a mais nova, por meio da transmissão de valores dominantes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    Segundo Émile Durkheim, haveria duas gerações - de jovens e de adultos - esta repassaria os códigos e os valores dominantes àquela. Ressalta-se que o autor considerava a geração de jovens "vazia", ou seja, esses indivíduos seriam apenas receptáculos para os conhecimentos. 

  • Como a educação é entendida por Durkheim como um meio de manutenção das estruturas sociais estabelecidas, é correto concluir que se trata da transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    Como a educação é entendida por Durkheim como um meio de manutenção das estruturas sociais estabelecidas, é correto concluir que se trata da transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
821776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". Afirmando Emile Durkheim que pais, responsáveis e professores (geração adulta pela geração jovem) devem se preocupar em transmitir os valores que os educando precisam para viver em sociedade.
  • Como Durkheim defendia a educação como meio de manutenção da estrutura social, pais e professores possuíam a responsabilidade de inculcar, ou seja, “colocar na cabeça” dos educandos os valores sociais dominantes na sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    Como Durkheim defendia a educação como meio de manutenção da estrutura social, pais e professores possuíam a responsabilidade de inculcar, ou seja, “colocar na cabeça” dos educandos os valores sociais dominantes na sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
1406242
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os nomes dos pensadores clássicos com suas respectivas definições de educação.

1. Émile Durkheim
2. Max Weber
3. Karl Marx

( ) A educação é um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
( ) A consolidação da solidariedade orgânica da sociedade passa pela difusão de uma educação secular e científica.
( ) A educação é fator de seleção e de estratificação social.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 3 1 2


ID
1494160
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gadotti (1997) menciona em seu livro que: "O pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa de educação. [...] Para os pensadores positivistas, a liberação social e política passava pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sob o controle das elites. São representantes do pensamento positivista:

Alternativas
Comentários
  • Auguste Comte propôs um método de estudo - o positivismo - no qual a investigação científica dos fatos deveria

  • Ops! A alternativa correta era a “B” de acordo com o gabarito oficial.

  • No que concerne às características do positivismo nas ciências humanas na segunda metade do século XIX, assinale a opção correta.

    Ops! A alternativa correta era a “A” de acordo com o gabarito oficial.

  • Auguste Comte fundamenta a sua concepção de ciência no (na)

    A.religião

    B.história.

    C.lei dos três estados.

    D.equilíbrio do mundo industrial nascente.


    Parabéns! Esta é a resposta certa de acordo com o gabarito oficial. 
    Comente essa questão e ajude outros estudantes!

    Próxima questão 

  • Considerando o pensamento de um dos fundadores da sociologia, Auguste Comte, que tinha a sociologia como ciência positiva, assinale a opção correta.




    Ops! A alternativa correta era a “A” de acordo com o gabarito oficial.

  • "Os sentidos, cujas percepções empíricas moldaram as idéias de tempo e espaço, certo e errado, lei e justiça, e a natureza do comportamento do homem em sociedade, não eram confiáveis. As novas teorias que surgiam, transmitiam a mesma mensagem: o mundo não era o que parecia ser."

    Os textos que minaram os códigos que balizavam a civilização européia, na passagem do século XIX para o século XX, são, EXCETO:





    Ops! A alternativa correta era a “D” de acordo com o gabarito oficial.

  • A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA C.

    Esse "Márcio Deus" só pode estar de palhaçada. Falta do que fazer.

     

  • Fiz este concurso em 2014, este mesmo cargo. Prova difícil e era pra um cargo de nível médio!

  • Segundo os ensinamentos do professor Moacir Gadotti, são pensadores positivistas: Augusto Comte, Herbert Spencer e Émile Durkheim.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
1513204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação educação e sociedade, julgue o item a seguir.

A visão sociológica de Durkheim se fundamenta em pressupostos progressistas que vêem na educação um fator de desenvolvimento e de superação de estruturas societárias arcaicas.

Alternativas
Comentários
  • pressupostos funcionalistas

  • Durkheim foi o fundador do funcionalismo defendeu a ideia de uma sociedade harmônica que deveria ser preservada.

    Logo a questão está errada.
     

  • Educação em uma perspectiva conservadora, de integração social, estruturas preestabelecidas. Escolas como instrumento de manutenção das estruturas sociais vigentes.

  • Essa questão cobra o pensamento de Durkheim. Vamos analisa-la.

    A visão sociológica de Durkheim se fundamenta em pressupostos progressistas...

    Errado! A visão deste autor é conservadora, tal como sua base ideológica, que é a doutrina positivista.

    ... que veem na educação um fator de desenvolvimento e de superação de estruturas societárias arcaicas.

    Errado! Para Durkheim a educação é um fator de manutenção das estruturas sociais e não de desenvolvimento.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • Se fundamenta em pressupostos LIBERAIS. ( manutenção do status quo, contrário a transformação.)

    Questão ERRADA .

  • A visão de Durkheim é conservadora, tal como sua base ideológica, que é a doutrina positivista.

    Para Durkheim a educação é um fator de manutenção das estruturas sociais e não de desenvolvimento.


ID
1582321
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Segundo Durkheim, a educação “é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não amadureceram para a vida social e tem por fim suscitar certo número de estados físicos, intelectuais e morais”.

Alternativas

ID
1582324
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Nas Regras do Método Sociológico, Durkheim afirma que a educação não é um fato social, pois não possui uma das características que o define – a coercitividade.

Alternativas

ID
1582327
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Por conceber a finalidade da educação como um ideal sócio-histórico, ou seja, variável no tempo e no espaço, Durkheim criticou as definições de educação de Kant, Stuart Mill, James Mill e Spencer, por postularem a existência de uma educação ideal, perfeita, universal e única, válida indistintamente para todos os homens em todas as épocas.

Alternativas

ID
1630147
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Chico Brito

Canta: Paulinho da Viola. Composição: Wilson Batista e Afonso Teixeira


Lá vem o Chico Brito,

Descendo o morro nas mãos do Peçanha,

É mais um processo!

É mais uma façanha!

Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte,

É valente no morro,

Dizem que fuma uma erva do norte.

Quando menino teve na escola,

Era aplicado, tinha religião,

Quando jogava bola era escolhido para capitão,

Mas, a vida tem os seus revezes,

Diz sempre Chico defendendo teses,

Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou,

A culpa é da sociedade que o transformou.


A letra da canção revela alguns tipos de crenças sobre a vida social e sobre a educação que são elucidadas por Émile Durkheim (1858-1917). Na perspectiva das concepções desse autor, foram feitas as afirmações a seguir.


I – Os fatos sociais são aqueles modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior e apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possam ter, o que justifica a última frase da canção.


II – A sociedade está introjetada na mente das pessoas como uma ideia ou como um ideal que diga respeito ao modo como as coisas deveriam ser, gerando uma representação mental, uma espécie de chave interpretativa que construímos para lidar com o que não conhecemos, o que está relacionado ao fato de Chico saber lidar com os processos e façanhas em que se envolve.


III – Chico esteve na escola, passando por um processo de socialização e vivendo uma exigência das sociedades complexas, que é a de promover um tipo de educação unitária, que retira o indivíduo do meio moral de que compartilha, o que explica a opção do personagem por permanecer em um ambiente moral que não conserva os valores aprendidos na escola.


IV – O personagem recebeu influências das gerações adultas por meio de uma educação que objetiva suscitar e desenvolver um certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral a que o indivíduo, particularmente, se destina.


De acordo com o pensamento de Durkheim sobre a educação, são corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • D-I, II e IV, apenas.

  • GABARITO: LETRA D

    O erro da afirmação III está em negar a influência da escola no processo de sociabilização que introjeta no indivíduo os valores morais de uma sociedade. A escola não retira do meio moral, a escola introduz.


ID
2035978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.

De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.

Alternativas
Comentários
  • Na concepção de Émile Durkheim, educação é socialização e assume significado de educação moral para preservação da coesão social.

    A proposta de que a ação educativa seja exercida pela geração mais velha sobre a mais jovem caracteriza a perspectiva sociológica da educação conservadora socializadora de Durkheim.

     

     

  • É um dos principais expoentes do pensamento pedagógico positivista. Considera que a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta.

  • Os jovens são socializados pelos adultos é a manutenção do status quo da sociedade. O homem, além de ser formador da sociedade é um produto dela. Durkhein é um dos mentores de uma educação pública e laica.

  • A educação socializa as novas gerações. É por meio da ação educativa que a sociedade passa de uma geração para outra as regras e valores para que ela ( sociedade) continue existindo. Educação, então, é o processo pelo qual os individuos aprendem a ser membros da sociedade. Educação é socialização. Socializar-se é aprender  a ser membro, é aprender o seu devido lugar na sociedade.

    Émile Durkheim 

     

    FONTE: Conhecimentos pedagógicos para concursos públicos. Fabiana Lagar,

     

    CERTO !

     

    FOCOFORÇAFÉ#@

  • Durkheim está dentro da concepção tradicional, onde a escola prepara o aluno para assumir seu papel na sociedade.

  • Para Durkheim, a educação é um processo social que propicia uma convivência harmônica em sociedade; dessa maneira, ele entendia que educar é socializar, sendo a socialização um meio de ajustamento à sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
2165926
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia os trechos selecionados e assinale a opção com o nome do pensador que desenvolveu as ideias abaixo citadas:
“Não existe sociedade na qual o sistema de educação não apresente o duplo aspecto: o de, ao mesmo tempo, apresentar-se como uno e múltiplo.”
“Cada profissão constitui um meio sui generis, que reclama aptidões particulares e conhecimentos especiais, meio que é regido por certas ideias, certos usos, certas maneiras de ver as coisas; e, como a criança deve ser preparada em vista de certa função, a que será chamada a preencher, a educação não pode ser a mesma, desde certa idade, para todos os indivíduos.”

Alternativas
Comentários
  • O trecho é extraído da obra "Da divisão do trabalho social", de Émile Durkheim. Portanto, alternativa A.

  • O pensamento expresso no comando da questão é de Émilie Durkheim. A ideia de a educação servir como ferramenta de manutenção das estruturas sociais, caracteriza o aspecto uno. Por outro lado, como as funções na divisão social do trabalho (profissões) são diversas, essa mesma educação deverá atender às diferentes formações, de modo que, embora ela seja um meio necessário à manutenção das estruturas sociais, também possui um aspecto múltiplo, vale dizer, a divisão social do trabalho.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
2165932
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O papel do Estado no que concerne à educação varia de acordo com a teoria sociológica sobre a qual se debruça. Segundo Durkheim:

Alternativas
Comentários
  • A- A ação do Estado não pode ficar restrita ou negativa, pois a educação tem por fim adaptar a criança ao meio social para o qual se destina, não podendo esta ser inteiramente abandonada ao arbítrio dos particulares.

  • A) A ação do Estado não pode ficar restrita ou negativa, pois a educação tem por fim adaptar a criança ao meio social para o qual se destina, não podendo esta ser inteiramente abandonada ao arbítrio dos particulares.

    Certa! Essa questão aborda corretamente o papel do Estado de acordo com o pensamento de Durkheim.

    B) Os direitos da família se opõem quase sempre ao Estado, sendo a criança, antes de tudo, de seus pais, cabendo a estes, e a mais ninguém, a direção de seu desenvolvimento intelectual e moral.

    Errada! Na visão de Durkheim, como a educação tem por finalidade adaptar a criança ao meio social, seu direcionamento, para além da família, deve contar com a participação do Estado.

    C) A educação é socialmente privada e doméstica, sendo, portanto, a intervenção do Estado, mínima, devendo este negar-se a qualquer ação positiva.

    Errada! Para Durkheim a educação é um processo social que propicia uma convivência harmônica em sociedade, desse modo, não poderá isentar-se de uma ação positiva.

    D) O Estado deve atuar como auxiliar e substituto apenas quando a família não estiver em condições de cumprir seus deveres.

    Errada! Mesma justificativa da letra “B”.

    E) O Estado deve monopolizar o ensino, pois a educação é função essencialmente social, e tudo que tenha a ver com ela deve ser submetido à sua influência e fiscalização.

    Errada! Embora realmente o Estado exerça influência e fiscalização sobre o ensino, não é correto afirmar que Durkheim defendia a monopolização do Ensino pelo Estado. Além da atuação deste, a iniciativa privada também possui legitimidade para atuar, desde que dentro de certos limites.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Para Durkheimb a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações mais jovens com vistas a prepará-las para a vida social.

    A educação é uma preparação para a vida, que ocorre por meio da transmissão de valores das gerações mais velhas para aquelas despreparadas diferente de práticas socialmente isoladas.

    A educação é um processo social que propicia uma convivência harmônica em sociedade; dessa maneira, ele entendia que educar é socializar, sendo a socialização um meio de ajustamento à sociedade.


ID
2213149
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social (...)". (Aranha, 1996) O mérito desta abordagem está no fato de ter acentuado o caráter social dos fins da educação e instituído a pedagogia como disciplina autônoma, desligada da filosofia, da moral e da teologia.

A qual sociólogo refere-se essa abordagem? 

Alternativas

ID
2283754
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da relação entre educação e sociedade, assinale a alternativa FALSA.

Alternativas
Comentários
  • Durkheim é o pai da sociologia. Augusto Comte é o do positivismo.

  • Isso mesmo Deiveson


ID
2427526
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Durkheim, citado por Sanches (2001) , "a educação é um processo de socialização mais que de individualização. E a sociedade que produz os homens, portanto a educação não é um processo de extração, nem de desenvolvimento de algo natural, mas posição a partir de fora, da sociedade, elementos que configuram a personalidade." Esse pensamento sociológico apoia-se nas ideias de

Alternativas

ID
2432452
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Sanches (2001) , assinale a opção que NÃO se refere a Durkheim.

Alternativas

ID
2682919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.


A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social.

Alternativas
Comentários
  • Durkheim   -----> Pedagógia Tradicional.

  • Para Durkheim, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. 

    https://novaescola.org.br/conteudo/456/criador-sociologia-educacao

  • Para Émile Durkheim,  a educação exerce força coercitiva sobre as pessoas para que elas se integrem à sociedade. Dessa forma, define a educação como " a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social.".

     

    FocoForçaFÉ@

  • Pelas minhas leituras acerca de Durkhein, conclui que sua teoria coaduna com o capitalismo, ou seja, é adepto as teorias não críticas (pedagogias liberais) não quer promover diálogo e socialização nenhuma. Alguém poderia me explicar porque o item é certo???

  • Certa! Para Durkheim, a educação deve preparar o indivíduo para a vida social, para uma convivência harmônica em sociedade. Trata-se a educação de um fato fundamentalmente social que será exercido pelo Estado, juntamente com outras instituições, ensejando a ação das gerações adultas sobre as mais jovens, de modo a promover uma socialização metódica.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Durkheim

    A educação é um fato social.

    A educação e coercitiva,ou seja, é imposta as pessoas, independentemente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante de ação educativa.

    Há homens que devem ser preparados para refletir, para pensar,para serem os dirigentes do país, seja nas empresas, seja no governo.

    Outros devem ser educados para a ação, para a execução do trabalho manual e a obediência.

    Para assegurar a inculcação dos valores dominantes, é necessário que a geração adulta exerça a ação educativa sobre a geração mais jovem.


ID
2855437
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:


Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.


A citação acima foi extraída da obra de

Alternativas
Comentários
  • A- Émile Durkheim.

  • Para Durkheim, como a educação possui uma função fundamentalmente social, não poderia ficar fora do controle do Estado, de modo que, mesmo quando a iniciativa privada atue nessa área, o poder público deverá realizar a devida fiscalização para verificar o cumprimento de regras e condições.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Emile Durkein é contra a anomia (ausência de regras) por isso afirma que o estado deva controlar a educação. O Estado é no cérebro da sociedade.


ID
2886259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue o item a seguir.


De acordo com Durkheim, o objetivo da educação é desenvolver aptidões que proporcionem a criação de novas estruturas sociais pelas crianças.

Alternativas
Comentários
  • Para o autor, é papel da educação fixar na crianças as exigências da vida em sociedade, criando sujeitos homogêneos.

  • Durkheim: Foi sucessor de Comte na França, ele compara a sociedade a um organismo vivo em que cada indivíduo tem uma função específica. Para Durkheim a educação é a ação exercida pelas gerações adultas (já socializadas) sobre as gerações mais jovens (que ainda não se entregaram à convivência social).! Segundo Durkheim, há homens que devem ser preparados para refletir, para pensar, para serem os dirigentes do país, seja nas empresas, seja no governo, enquanto outros devem ser educados para a ação, para a execução do trabalho manual e a obediência. Essa é uma função importante da educação na visão de Durkheim: preparar os homens para desempenhar os diferentes e harmônicos papéis sociais. Fundador do funcionalismo defendeu a ideia de uma sociedade harmônica que deveria ser preservada

    Fonte: Profas. Fernanda Lima e Fabiana Firmino. Estratégia Concursos.

    Gabarito ERRADO.

    Bons Estudos!!!

  • Durkhein não fala sobre a transformação das estruturas sociais e sim da manutenção.

  • Errada! Durkheim sustentava que a educação se prestava à manutenção das estruturas sociais estabelecidas, e não à criação de novas estruturas.

    GABARITO: questão “ERRADA”


ID
2920975
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um professor, em uma palestra sobre a educação escolar, destacou seu papel fundamental para a socialização de conhecimentos, habilidades, e comportamentos das novas gerações, contribuindo para sua convivência harmônica em sociedade e ao mesmo tempo preparando-as para ocupar determinadas funções na divisão social do trabalho. O pensamento expresso por esse professor é baseado:

Alternativas
Comentários
  • Principal função do professor: formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.

    Educação: fato social.

    Educação: socialização da jovem geração pela geração adulta.

    A sociedade é superior aos indivíduos.

    É a educação que transforma a criança desprovida de um senso social, em uma peça ativa na SOCIEDADE.

    MORAL= DISCIPLINA

  • Falou em FUNÇÃO pode marcar Durkheim sem medo.

  • O papel fundamental da socialização de conhecimentos, habilidades, e comportamentos das novas gerações, contribuindo para sua convivência harmônica em sociedade e ao mesmo tempo preparando-as para ocupar determinadas funções na divisão social do trabalho (profissões) é um pensamento de Durkheim.

    GABARITO: alternativa “D”


ID
3048703
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na análise de De La Taille (In: De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), Piaget contrapõe-se claramente aos conselhos pedagógicos de Durkheim. Piaget concorda com ele quando afirma que __________________ se dá a todo instante na participação social da criança. No entanto, discorda totalmente quando Durkheim afirma que somente ______________ possibilita o desenvolvimento moral.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A: educação moral/ imposição da autoridade.


ID
3229297
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à educação moral, Durkheim enfatizava a necessidade de que os pais e educadores em geral colocassem limites para as crianças. Conforme Taille (2000), Durkheim afirmava que

Alternativas
Comentários
  • B

    a moral era essencialmente uma disciplina, cujo objetivo era realizar uma certa regulação nas condutas dos indivíduos e impor limites.

  • Para Durkheim, a moral era essencialmente uma disciplina, cujo objetivo era realizar uma certa regulação nas condutas dos indivíduos e impor limites. As demais alternativas não se amoldam ao pensamento de Durkheim. Destacarei os principais erros a seguir.

    A) a educação deveria ser totalmente libertária, conduzindo as crianças a alcançar maturidade para escolher entre o certo e o errado. (A educação, para Durkheim, é um meio de manutenção das estruturas sociais. Portanto, o que ocorre é a transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.)

    C) a criança era naturalmente dotada de capacidade de dominar os próprios desejos, cabendo à educação despertar a consciência adormecida. (Essa ideia se aproxima mais do Pensamento de Pestalozzi.)

    D) as punições constituíam uma estratégia pedagógica equivocada, pois despertavam o medo na criança, não o respeito. (Para Durkheim, há uma disciplina na escola, assim como na cidade; as penas e recompensas não deixam de ter semelhança com as penas e recompensas que são sanção às leis dos adultos.)

    E) os castigos corporais aplicados em sua época eram necessários e fundamentais para que o caráter moral das crianças fossem moldados. (A moral é que visa realizar uma regulação nas condutas dos indivíduos, impondo limites; e não o castigo)

    GABARITO: alternativa “B”


ID
3459832
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Queiroz e Moita (2007), “o Conceito de Educação não é consenso, ao contrário, abrange uma diversidade significativa de concepções e correntes de pensamento, que estão relacionadas diretamente ao período histórico, ao movimento social, econômico, cultural, político nacional e internacional”. Conforme essas autoras, Émile Durkheim, que viveu em um rico e conturbado momento histórico (de um lado, a Revolução Francesa; de outro, a Revolução Industrial), entendia que “Educação é essencialmente o processo pelo qual aprendemos a ser

Alternativas
Comentários
  • Membros da sociedade

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre sociologia da educação. Deve-se indicar a alternativa que apresenta como o sociólogo Émile Durkheim entendia a educação. 

    Para Durkheim (1978), a Educação é socialização. Dessa forma, a educação é, essencialmente, o processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade. A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio moral a que a criança, particularmente, se destine.

    Fonte: DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 

    Portanto, a resposta correta é a letra A: membros da sociedade. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Durkheim defendia a educação como meio de manutenção da estrutura social, por isso, é correto afirmar que a educação é essencialmente o processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Émile Durkhein é considerado o pai da sociologia.


ID
3539644
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas palavras de Durkheim (considerado o pai da Sociologia), "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.


Durkheim sugeria que a ação educativa funcionasse de forma normativa. A criança estaria pronta para assimilar conhecimentos - e o professor bem preparado, dominando as circunstâncias. "A criança deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente; é por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-la na sua consciência e aí se conformar a ela".


O sociólogo francês foi criticado por Jean Piaget (1896- 1980) e Pierre Bourdieu (1930-2002), defensores da ideia de que a:

Alternativas
Comentários
  • criança determina seus juízos e relações apenas com estímulos de seus educadores, sem que estes exerçam, necessariamente, força autoritária sobre ela.

  • Letra B Jean Piaget e Bordieau defendem uma educação pós-crítica, ou seja construtivista então o professor é apenas auxiliar do desenvolvimento ativo do educando exercendo o mínimo de interferência


ID
3681982
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Émile Durkheim e Max Weber enxergaram a religião como fenômeno possível de ser analisado sociologicamente. Sobre esse assunto é correto afirmar que:


Alternativas

ID
3707689
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o pensamento de alguns autores sobre Educação, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.


I – Paulo Freire
II – Durkheim
III – Marx
IV – Platão
V – Weber e os newliberianos

( ) A educação bancária é monológica e conduz à opressão; nela os estudantes são objetos.

( ) A educação desenvolve, na força de trabalho, habilidades e atitudes convenientes às estruturas econômica e de poder.

( ) A educação é vista como o mecanismo básico para a constituição de sistemas sociais e de manutenção e perpetuação destes em forma de sociedades.

( ) Reserva à educação um papel de fundamental importância na sociedade. Para este pensador, o governo deveria ser controlado pelos filósofos, os únicos realmente capazes de solucionar os problemas sociais com sabedoria e justiça.

( ) A educação pode servir de marca de identificação de um grupo de status, assim como critério de seleção que não está, necessariamente, ligado à competência.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Alguma explicação? Não concordo com o gabarito.

  • quem condenou educacao bancária foi Freire

  • Concordo com o comentário da Andreia!Verdade! Quem condenou a educação bancária foi Freire!


ID
3993112
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa. Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.


I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política.


II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.


III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento.


IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.



Está correto apenas o que se afirma em: 

Alternativas

ID
3993541
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa.

Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.


I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política.

II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.

III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento.

IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Questão repetida com gabaritos diferentes.


ID
3996070
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa. Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.


I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política.

II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.

III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento.

IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
3997462
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa.

Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.


I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política.


II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.


III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento.


IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.



Está correto apenas o que se afirma em: 

Alternativas

ID
4000648
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa.

Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.


I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política.

II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.

III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento.

IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
4002277
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa. Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.

I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política.
II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.
III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento.
IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
4939492
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas:

Na concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana.

I - A construção do ser social, é feita em boa parte pela educação.
II - É a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo.
III - O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
IV - As consciências individuais são inatas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E). O erro da questão é falar que as "consciências individuais são inatas". A educação, para Durkheim, é impositiva. Como para o autor a criança é desprovida de um senso social, cabe aos adultos a tarefa de inculcar na nessa os estados físicos, morais, intelectuais que possibilitem a vida conjunta em sociedade. Resumo: as consciências individuais não são inatas.

    #vousernomeado


ID
5179840
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As ideias de E. Durkheim tiveram, durante o século XX, influência em práticas educacionais em diversos países, entre eles, o Brasil. Em sua obra “Regras do método sociológico”, Durkheim afirma que a primeira e fundamental regra é considerar os fatos sociais como coisas. Essa ideia influenciou a educação e as pesquisas nessa área, no sentido de sua objetividade, em função de variáveis medíveis e generalizáveis. A postura descrita corresponde

Alternativas
Comentários
  •  Durkheim é um pensador positivista, pois acreditava que a sociedade possa ser analisada da mesma forma que os fenômenos da natureza. ... O papel fundamental da sociologia seria o de explicar a sociedade para manter a ordem vigente.

    Educação forma sujeitos para melhor se adequar à sociedade.

  • Gabarito D). O pensamento de Émile Durkheim é essencialmente positivista. Veja, o excerto trata sobre objetividade e das variáveis medíveis, essas características são do positivismo.

    #vousernomeado


ID
5402914
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durkheim, importante sociólogo e pai da sociologia da educação, afirmava que a construção do ser social se dava com a assimilação de princípios morais, religiosos e éticos. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". A partir da afirmação, analise as afirmativas sobre do ideário do autor e identifique as corretas:

I- Para esse autor, o estudo da sociedade é demarcado pelos fatos sociais entendidos como “coisas”, ou seja, fatos exteriores aos indivíduos, de caráter objetivo e que obedecem a leis gerais.
II- Possuía uma concepção positivista de sociedade para qual os indivíduos deveriam se moldar e não transformar.
III- A teoria durkheimiana de educação é conservadora estabelecendo diferenciação entre os papéis sociais e o tipo de educação.
IV- Para o autor, cada sociedade considerada em momento determinado de seu desenvolvimento possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E). Podemos enumerar algumas ideias básicas de Émile Durkheim:

    - a sociedade é determinante, logo a criança deve moldar-se a ela;

    -a educação é aqui entendida como instrumento dessa adaptação do indivíduo para a sociedade;

    -cabem aos adultos, desenvolver na criança um ideal de homem do ponto de vista físico, moral, intelectual (homegeinização dos indivíduos);

    - os indivíduos devem ser preparados para desenvolver seus papéis sociais;

    -a educação é voltada para desenvolver no indivíduo, estados morais e físicos que são requeridos pela sociedade.

    #vousernomeado

  • Boa noite.para o filósofo o homem é mais do que formador da sociedade,é o produto dela .A concepção também conhecida como funcionalista. O homem se constrói a parftir da educação,sendo construido pelo indivíduo em que ele assimila uma série de normas,e perincípios morais,religosos,éticos ... Ideário de Durkeim " Ordem e Progresso.


ID
5449906
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em cada aluno há dois seres inseparáveis; porém, distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito, o jovem bruto, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século XIX. (...) “Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de ideias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte”, explica Demerval Saviani. Acerca das ideias do sociólogo francês Émile Durkheim, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Durkheim diz que a sociedade é determinante, a escola, segundo o autor, tem a função de suscitar um conjunto de valores morais e estados físicos que são requeridos pela sociedade. Gabarito D).

    #vousernomeado