SóProvas


ID
3229435
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Problemas de comportamento na escola podem ser indícios de TOD

    Crianças são naturalmente agitadas. Cabe à família estabelecer limites e regras, e à escola reforçá-las e fazer com que sejam respeitadas. Mas, quando pais e educadores não conseguem controlar excessos no comportamento de algumas crianças, é preciso auxílio profissional; o problema pode ser o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), que tem se tornado cada vez mais comum no ambiente escolar.

    De acordo com o neuropediatra Clay Brites, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber, o TOD é o excesso de um traço de comportamento inadequado e resulta da união de fatores genéticos com fatores ambientais desajustados. “É uma condição que leva a comportamentos altamente restritivos por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança e dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades”, explica. Ele ressalta que o transtorno costuma aparecer nos primeiros sete anos de vida e a incidência é maior em meninos.

    O tratamento para o TOD é feito por uma rede multidisciplinar composta por pais, escola e profissionais. A terapia é fundamental tanto para a criança com TOD, quanto para a família, que precisa aprender o manejo comportamental ideal para seus filhos e também necessita de equilíbrio para lidar com a situação. Embora não seja um problema simples, pois o tratamento é longo e requer persistência da família e da escola, os números são animadores: características do TOD desaparecem em 65% das crianças e adolescentes que recebem o tratamento adequado. Porém, quando o problema não tem a devida atenção, pode evoluir para outros quadros, como baixo rendimento escolar e problemas de aprendizagem.

(Lilian Martins. Gazeta do Povo. 02.03.2018. www.gazetadopovo.com.br. Adaptado) 

A expressão que substitui a destacada em – Embora não seja um problema simples, pois o tratamento é longo e requer persistência da família e da escola, os números são animadores... (3° parágrafo) – preservando o sentido e a correção da frase, conforme a norma-padrão da língua portuguesa, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ? Embora não seja um problema simples, pois o tratamento é longo e requer persistência da família e da escola, os números são animadores... (3° parágrafo) ?

    ? Temos em destaque uma ideia com teor semântico concessivo, a qual é marcada pela conjunção subordinativa concessiva "embora"; "apesar de" expressa esse mesmo valor concessivo.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

  • Assertiva D

    Apesar de não ser

  • A) Enquanto não será = temporal

    B) Até que não for = inclusiva

    C) A fim de que não fosse = finalidade

    E) Pois que não é = explicativa

  • Antes eu respondia as questões por uma análise visual e buscava acertar por intuição. Funciona? Sim! Mas depois de já ter respondido mais de 1.000 questões nesse app (com diversos erros, claro), aprendi a lembrar e entender que tipo de palavra é, qual classe é e como as coisas funcionam de verdade. Isso dá uma liberdade e uma sensação incrível. Tente. Você pode mais do que fazer por intuição.
  • concessiva equivalente

  • Concessão = Dá um contraste na frase, porém sem alterar o final dela.

  • Letra D

    Concessivas = Introduzem uma oposição entre duas ideias, Oposição não é forte o suficiente para impedir a outra ação.

    embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que pese, nem que, dado que, sem que (=embora não).

    Encontramos nossos amigos, mesmo sem os procurar.

  • Além dessa maneira de buscar a conjunção concessiva, outro modo de resolver era olhar para o tempo verbal.

    Veja que o enunciado requer que seja preservado o sentido e a correção gramatical da frase.

    Ou seja, o tempo verbal deveria permanecer no contexto da frase. Assim, de cara as alternativas A, B, C e E seriam eliminadas.

  • Vunesp ama Concessão, cuidado!!!