SóProvas


ID
3229609
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pelo fim das fronteiras

     Imigração é um fenômeno estranho. Do ponto de vista puramente racional, ela é a solução para vários problemas globais. Mas, como o mundo é um lugar menos racional do que deveria, pessoas que buscam refúgio em outros países costumam ser recebidas com desconfiança quando não com violência, o que diminui o valor da imigração como remédio multiuso.
    No plano econômico, a plena mobilidade da mão de obra seria muito bem-vinda. Segundo algumas estimativas, ela faria o PIB mundial aumentar em até 50%. Mesmo que esses cálculos estejam inflados, só uma fração de 10% já significaria um incremento da ordem de US$ 10 trilhões (uns cinco Brasis).
    Uma das principais razões para o mundo ser mais pobre do que poderia é que enormes contingentes de humanos vivem sob sistemas que os impedem de ser produtivos. Um estudo de 2016 de Clemens, Montenegro e Pritchett estimou que só tirar um trabalhador macho sem qualificação de seu país pobre de origem e transportá-lo para os EUA elevaria sua renda anual em US$ 14 mil.
    A imigração se torna ainda mais tentadora quando se considera que é a resposta perfeita para países desenvolvidos que enfrentam o problema do envelhecimento populacional.
    Não obstante tantas virtudes, imigrantes podem ser maltratados e até perseguidos quando cruzam a fronteira, especialmente se vêm em grandes números. Isso está acontecendo até no Brasil, que não tinha histórico de xenofobia. Desconfio de que estão em operação aqui vieses da Idade da Pedra, tempo em que membros de outras tribos eram muito mais uma ameaça do que uma solução.
    De todo modo, caberia às autoridades incentivar a imigração, tomando cuidado para evitar que a chegada dos estrangeiros dê pretexto para cenas de barbárie. Isso exigiria recebê-los com inteligência, minimizando choques culturais e distribuindo as famílias por regiões e cidades em que podem ser mais úteis. É tudo o que não estamos fazendo.

(Hélio Schwartsman. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/.28.08.2018. Adaptado)

No trecho do quarto parágrafo – ... é a resposta perfeita para países desenvolvidos que enfrentam o problema do envelhecimento populacional. –, a substituição da expressão em destaque resulta em regência e emprego de pronome adequados em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) dos quais precisam resolver. ? nenhum termo exige a preposição "de", logo está incorreto.

    B) cujos se dispõem em enfrentar. ? dispõem-se a algo e não "em" (a enfrentar é o correto).

    C) de que não conseguem solucionar.

    D) aos quais procuram por resolver ? procuram alguma coisa (resolver).

    E) nos quais há empenho em enfrentar. ? há emprenho em enfrentar em algum lugar (em+os= nos).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Ótima questão para estudar regência + pronome relativo, inclusive errei rs.

  • Países nos quais há empenho em enfrentar

    Há empenho em enfrentar nos países desenvolvidos o envelhecimento populacional

    Há empenho em trabalhar na empresa

  • A)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) PRECISAM RESOLVER o problema do envelhecimento populacional.

    (Países precisam resolver o problema)

    B )...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) SE DISPÕEM A ENFRENTAR o problema do envelhecimento populacional.

    (Países se dispõem a enfrentar o problema)

    C)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) NÃO CONSEGUEM SOLUCIONAR o problema do envelhecimento populacional.

    (Países não conseguem solucionar o problema)

    D)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) PROCURAM RESOLVER o problema do envelhecimento populacional.

    (Países procuram resolver o problema)

    E)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos NOS QUAIS HÁ EMPENHO EM ENFRENTAR o problema do envelhecimento populacional.

    (Nos Países há empenho em enfrentar o problema)

    Gab E

  • Há empenho, NOS países desenvolvidos, EM enfrentar o problema...

    Portanto, "é a resposta perfeita para países desenvolvidos NOS QUAIS há emprenho EM enfrentar o problema..."

    ;)

  • GABARITO: LETRA E

    Países desenvolvidos que enfrentam o problema do envelhecimento populacional.

    Substitui, mantendo-se o sentido da frase:

    Nos países desenvolvidos há empenho em enfrentar o envelhecimento populacional.

  • Mas quanto a letra A, quem precisa, precisa de algo certo ?? achei que era cabível a preposição DE.

    A) dos quais precisam resolver.

  • Não entendi essa questão mesmo com Arthur fofinho explicando.

  • países desenvolvidos 

    a) dos quais precisam resolver. E

    precisar:

    quando tiver como complemento verbo no infinivo, dispensa a preposição de

    "- No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto. Observe:

    Preciso de carinho e atenção.

    Preciso de você.

    - Quando o complemento é um verbo no infinitivo, a preposição não é exigida. Analise:

    Preciso sair.

    Preciso relaxar um pouco."

    fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/regencia-dos-verbos-namorar-lembrar-precisar.html 

    b) cujos se dispõem em enfrentar. E

    cujos: deve haver nome diante de cujo/a/s

    c) de que não conseguem solucionar. E

    conseguem: VTD

    d) aos quais procuram por resolver E

    procuram: VTD

    e) nos quais há empenho em enfrentar. C

    empenho: empenha em

  • ERREI E CONCORDO COM O GAB. BANCA IMUNDA

  • O verbo precisam rege a preposição "de" a letra A também ta certa

  • Na alternativa (A),

    é preciso identificar que estamos diante de uma locução verbal ( precisam resolver ). E quem precisa resolver, precisa resolver alguma coisa, ou seja, não pede preposição.

    (E) CORRETA

    O pronome relativo "que" retoma o termo anterior => países desenvolvidos - que é lugar = onde = em que = no qual.

  • A. quem resolve, resolve algo, os quais

    B. cujo só é entre substantivos com ideia de posse

    C. Quem soluciona, soluciona algo, que não conseguem

    D. Quem resolve, resolve algo, os quais

    E. Certa. Quem tem empenho, tem empenho em algo.

  • Esta questão exige conhecimento acerca do uso dos pronomes relativos e suas funções sintáticas; regência verbal e nominal.

    Em “... é a resposta perfeita para países desenvolvidos que enfrentam o problema do envelhecimento populacional", o pronome relativo “que" retoma a expressão “países desenvolvidos" cujo núcleo desse sintagma nominal é “países" - substantivo locativo . Os pronomes relativos os quais são empregados para retomar um substantivo locativo, ou seja, substantivo que faça referência a lugar, são os pronomes onde ou em que ou no qual. Perceba que, nesse caso, os pronomes que ou qual são precedidos da preposição “em".

    “Países desenvolvidos onde/ em que / nos quais."

    Alternativa (A) incorreta - Temos uma locução verbal “precisam resolver" (verbo auxiliar modal “precisam" - com valor semântico de obrigação ou necessidade -  + verbo principal “resolver"). Quem precisa resolver, precisa resolver alguma coisa. A regência recai sempre no verbo principal, e este é transitivo direto; portanto, não exige preposição. 

    O correto é “É a resposta perfeita para países desenvolvidos os quais precisam resolver o problema do envelhecimento populacional". O pronome “os quais" retoma “países desenvolvidos", que exerce a função sintática de sujeito na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva). “Os países desenvolvidos precisam resolver o problema do envelhecimento populacional". (Sujeito: Os países desenvolvidos).

    Alternativa (B) incorreta - Está faltando um substantivo após o pronome relativo “cujos" e a regência do verbo pronominal dispor-se está errada. Quem se dispõe, dispõe-se a alguma coisa. 

    O correto é “Dispõem-se a enfrentar." (Sujeito: Os países desenvolvidos).

    Alternativa (C) incorreta - Temos uma locução verbal “conseguem solucionar" (verbo auxiliar modal “conseguem" - com valor semântico de resultado, consecução - + verbo principal “solucionar" ). Quem consegue solucionar, consegue solucionar alguma coisa. A regência recai sempre no verbo principal, e este é transitivo direto; portanto, não exige preposição. 

    O correto é “É a resposta perfeita para países desenvolvidos que não conseguem solucionar o problema do envelhecimento populacional". O pronome “que" retoma “países desenvolvidos", que exerce a função sintática de sujeito na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva). “Os países desenvolvidos não conseguem solucionar o problema do envelhecimento populacional". (Sujeito: Os países desenvolvidos).

    Alternativa (D) incorreta - Temos uma locução verbal “procuram resolver" (verbo auxiliar “procuram" + verbo principal “resolver"). Quem procura resolver, procura resolver alguma coisa. A regência recai sempre no verbo principal, e este é transitivo direto; portanto, não exige preposição. Além disso, a preposição “por" entre os verbos da locução não é necessária, dado a regência do verbo procurar. (Sujeito: Os países desenvolvidos).

    O correto é “É a resposta perfeita para países desenvolvidos os quais procuram resolver o problema do envelhecimento populacional". O pronome “os quais" retoma “países desenvolvidos", que exerce a função sintática de sujeito na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva). “Os países desenvolvidos procuram resolver o problema do envelhecimento populacional". (Sujeito: Os países desenvolvidos).

    Alternativa (E) correta - Primeiramente, a regência do nome “empenho" está correta. Quem tem empenho, tem empenho em alguma coisa.

    “... é a resposta perfeita para países desenvolvidos nos quais há empenho em enfrentar o problema do envelhecimento populacional."

    O pronome relativo “nos quais" retoma “países desenvolvidos" que, por sua vez, exerce a função de adjunto adverbial de lugar na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva); por isso, a preposição em. Desmembrando o período composto em dois períodos simples, teremos:

    “É a resposta perfeita para países desenvolvidos." / “Há empenho em enfrentar o problema do envelhecimento populacional nos países desenvolvidos". (Há empenho em enfrentar o problema onde? Nos países desenvolvidos.)

    Gabarito da professora: alternativa E.
  • Zuaram esse inspetor de aluno, hein!

  • Gentem colocam uma questão de analista do TCU, fiscal da Receita kkkkk coitado do inspetor...