-
GABARITO: LETRA E
A) dos quais precisam resolver. ? nenhum termo exige a preposição "de", logo está incorreto.
B) cujos se dispõem em enfrentar. ? dispõem-se a algo e não "em" (a enfrentar é o correto).
C) de que não conseguem solucionar.
D) aos quais procuram por resolver ? procuram alguma coisa (resolver).
E) nos quais há empenho em enfrentar. ? há emprenho em enfrentar em algum lugar (em+os= nos).
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Ótima questão para estudar regência + pronome relativo, inclusive errei rs.
-
Países nos quais há empenho em enfrentar
Há empenho em enfrentar nos países desenvolvidos o envelhecimento populacional
Há empenho em trabalhar na empresa
-
A)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) PRECISAM RESOLVER o problema do envelhecimento populacional.
(Países precisam resolver o problema)
B )...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) SE DISPÕEM A ENFRENTAR o problema do envelhecimento populacional.
(Países se dispõem a enfrentar o problema)
C)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) NÃO CONSEGUEM SOLUCIONAR o problema do envelhecimento populacional.
(Países não conseguem solucionar o problema)
D)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos QUE(OS QUAIS) PROCURAM RESOLVER o problema do envelhecimento populacional.
(Países procuram resolver o problema)
E)...é a resposta perfeita para países desenvolvidos NOS QUAIS HÁ EMPENHO EM ENFRENTAR o problema do envelhecimento populacional.
(Nos Países há empenho em enfrentar o problema)
Gab E
-
Há empenho, NOS países desenvolvidos, EM enfrentar o problema...
Portanto, "é a resposta perfeita para países desenvolvidos NOS QUAIS há emprenho EM enfrentar o problema..."
;)
-
GABARITO: LETRA E
Países desenvolvidos que enfrentam o problema do envelhecimento populacional.
Substitui, mantendo-se o sentido da frase:
Nos países desenvolvidos há empenho em enfrentar o envelhecimento populacional.
-
Mas quanto a letra A, quem precisa, precisa de algo certo ?? achei que era cabível a preposição DE.
A) dos quais precisam resolver.
-
Não entendi essa questão mesmo com Arthur fofinho explicando.
-
países desenvolvidos
a) dos quais precisam resolver. E
precisar:
quando tiver como complemento verbo no infinivo, dispensa a preposição de
"- No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto. Observe:
Preciso de carinho e atenção.
Preciso de você.
- Quando o complemento é um verbo no infinitivo, a preposição não é exigida. Analise:
Preciso sair.
Preciso relaxar um pouco."
fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/regencia-dos-verbos-namorar-lembrar-precisar.html
b) cujos se dispõem em enfrentar. E
cujos: deve haver nome diante de cujo/a/s
c) de que não conseguem solucionar. E
conseguem: VTD
d) aos quais procuram por resolver E
procuram: VTD
e) nos quais há empenho em enfrentar. C
empenho: empenha em
-
ERREI E CONCORDO COM O GAB. BANCA IMUNDA
-
O verbo precisam rege a preposição "de" a letra A também ta certa
-
Na alternativa (A),
é preciso identificar que estamos diante de uma locução verbal ( precisam resolver ). E quem precisa resolver, precisa resolver alguma coisa, ou seja, não pede preposição.
(E) CORRETA
O pronome relativo "que" retoma o termo anterior => países desenvolvidos - que é lugar = onde = em que = no qual.
-
A. quem resolve, resolve algo, os quais
B. cujo só é entre substantivos com ideia de posse
C. Quem soluciona, soluciona algo, que não conseguem
D. Quem resolve, resolve algo, os quais
E. Certa. Quem tem empenho, tem empenho em algo.
-
Esta questão exige conhecimento acerca do uso dos pronomes relativos e suas funções sintáticas; regência verbal e nominal.
Em “... é a resposta perfeita para países desenvolvidos que enfrentam o problema do envelhecimento populacional", o pronome relativo “que" retoma a expressão “países desenvolvidos" cujo núcleo desse sintagma nominal é “países" - substantivo locativo . Os pronomes relativos os quais são empregados para retomar um substantivo locativo, ou seja, substantivo que faça referência a lugar, são os pronomes onde ou em que ou no qual. Perceba que, nesse caso, os pronomes que ou qual são precedidos da preposição “em".
“Países desenvolvidos onde/ em que / nos quais."
Alternativa (A) incorreta - Temos uma locução verbal “precisam resolver" (verbo auxiliar modal “precisam" - com valor semântico de obrigação ou necessidade - + verbo principal “resolver"). Quem precisa resolver, precisa resolver alguma coisa. A regência recai sempre no verbo principal, e este é transitivo direto; portanto, não exige preposição.
O correto é “É a resposta perfeita para países desenvolvidos os quais precisam resolver o problema do envelhecimento populacional". O pronome “os quais" retoma “países desenvolvidos", que exerce a função sintática de sujeito na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva). “Os países desenvolvidos precisam resolver o problema do envelhecimento populacional". (Sujeito: Os países desenvolvidos).
Alternativa (B) incorreta - Está faltando um substantivo após o pronome relativo “cujos" e a regência do verbo pronominal dispor-se está errada. Quem se dispõe, dispõe-se a alguma coisa.
O correto é “Dispõem-se a enfrentar." (Sujeito: Os países desenvolvidos).
Alternativa (C) incorreta - Temos uma locução verbal “conseguem solucionar" (verbo auxiliar modal “conseguem" - com valor semântico de resultado, consecução - + verbo principal “solucionar" ). Quem consegue solucionar, consegue solucionar alguma coisa. A regência recai sempre no verbo principal, e este é transitivo direto; portanto, não exige preposição.
O correto é “É a resposta perfeita para países desenvolvidos que não conseguem solucionar o problema do envelhecimento populacional". O pronome “que" retoma “países desenvolvidos", que exerce a função sintática de sujeito na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva). “Os países desenvolvidos não conseguem solucionar o problema do envelhecimento populacional". (Sujeito: Os países desenvolvidos).
Alternativa (D) incorreta - Temos uma locução verbal “procuram resolver" (verbo auxiliar “procuram" + verbo principal “resolver"). Quem procura resolver, procura resolver alguma coisa. A regência recai sempre no verbo principal, e este é transitivo direto; portanto, não exige preposição. Além disso, a preposição “por" entre os verbos da locução não é necessária, dado a regência do verbo procurar. (Sujeito: Os países desenvolvidos).
O correto é “É a resposta perfeita para países desenvolvidos os quais procuram resolver o problema do envelhecimento populacional". O pronome “os quais" retoma “países desenvolvidos", que exerce a função sintática de sujeito na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva). “Os países desenvolvidos procuram resolver o problema do envelhecimento populacional". (Sujeito: Os países desenvolvidos).
Alternativa (E) correta - Primeiramente, a regência do nome “empenho" está correta. Quem tem empenho, tem empenho em alguma coisa.
“... é a resposta perfeita para países desenvolvidos nos quais há empenho em enfrentar o problema do envelhecimento populacional."
O pronome relativo “nos quais" retoma “países desenvolvidos" que, por sua vez, exerce a função de adjunto adverbial de lugar na oração introduzida pelo pronome relativo (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva); por isso, a preposição em. Desmembrando o período composto em dois períodos simples, teremos:
“É a resposta perfeita para países desenvolvidos." / “Há empenho em enfrentar o problema do envelhecimento populacional nos países desenvolvidos". (Há empenho em enfrentar o problema onde? Nos países desenvolvidos.)
Gabarito da professora: alternativa E.
-
Zuaram esse inspetor de aluno, hein!
-
Gentem colocam uma questão de analista do TCU, fiscal da Receita kkkkk coitado do inspetor...