SóProvas


ID
3234709
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pedro, funcionário de uma organização pública, não se mostra satisfeito com o trabalho. No entanto, seu chefe reconhece que ele desempenha suas atribuições com responsabilidade e com a qualidade exigida. Quando perguntado por que continua a trabalhar na organização, em vez de buscar outras oportunidades, Pedro respondeu: “Não procuro outro emprego porque ganho bem e não há boas oportunidades no mercado, no momento”.

O comprometimento de Pedro em relação à organização é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Os 3 principais tipos de comprometimento são:

    Normativo: Continuam por sentir que devem um "débito", sentem na obrigação de retribuir algum "favor".

    Afetivo: Sente orgulho em pertencer à empresa.

    Instrumental: Dão importância ao salário e aos benefícios recebidos.

    Sendo este ultimo a reposta, letra D.

  • De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens encontradas normalmente na Bibliografia:

    Afetivo, também chamado atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.

    Calculativo ou instrumental: comprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.

    Sociológico: relação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.

    Normativo: internalização de pressões normativas de comportamento.

    Comportamental: manutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência.

  • Gabarito: d

    --

    O vínculo organizacional (comprometimento) pode ter 5 abordagens:

    Afetivo ou atidudinal: são colaboradores que mantém um vínculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam. Esses profissionais sentem-se valorizados e têm orgulho em estar na organização, se colocando sempre à disposição para contribuir em prol da empresa. Nesse tipo de comprometimento, os objetivos do funcionário estão aliados com os da empresa;

    Calculativo, instrumental ou "de continuação": são colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela. Para eles, a questão financeira é um motivador que os mantêm ativos dentro do ambiente corporativo. Esse tipo de comprometimento organizacional está relacionado a colaboradores com pouca qualificação profissional, e que precisam permanecer na empresa não porque querem, mas por necessidade;

    Sociológico: trata-se de uma relação de chefia e subordinação em que os colaboradores, normalmente com pouca qualificação e conhecimentos sobre de seus direitos trabalhistas, aceitam a dominação imposta pela empresa como algo normal ou natural. Normalmente, se mantêm na empresa muito mais pela garantia de um salário fixo do que por gostar de estar ali;

    Normativo: São colaboradores que permanecem em determinada empresa porque se sentem obrigados a estar dentro dela, seja por causa de um “débito” com a organização ou para retribuir um favor por algum benefício recebido. Ex.: gostaria de me aposentar, mas não penso nisso agora, porque não poderia deixar a empresa em um momento em que tenho projetos complexos e fundamentais para o sucesso do negócio sob minha responsabilidade;

    Afiliativo: sensação de identificação e pertencimento do colaborador com a empresa. O profissional vê a relação de seus objetivos profissionais alinhados com os da organização, sem interferência de suas ambições ou projeções pessoais. Sua ligação é extremamente relacionada a fatores profissionais e ao seu crescimento na mesma.

  • Em Administração, existem tipos para tudo.

  • a alternativa B refere-se a um tipo de organização (organização utilitária)de acordo com a Tipologia de Etzioni, que utiliza a remuneração como base principal de controle.

  • GAB.D

    NAO PORQUE GOSTA DO TRABALHO E SIM PORQUE PRECISA.

  • Instrumental: Dão importância ao salário e aos benefícios recebidos.

  • Errei essa questão, pois ela se confunde muito com UTILITÁRIO, mas perguntando a minha professora, ela explicou que

    resolve-se pela TEORIA DA EXPECTATIVA (EXPECTÂNCIA) DE VICTOR VROOM, o indivíduo atinge objetivos por expectativa de satisfação pessoal ( Não necessariamente por necessidade financeira).

  • Questão formulada a partir do Modelo Tridimensional de Meyer e Allen. Segundo esse modelo, existem três tipos de comprometimento organizacional: afetivo, instrumental e normativo. 

    Vejamos esse modelo, a partir dos artigos de Bastos, Brandão, Pinho (1997) e Medeiros e Enders (1998):

    Comprometimento afetivo associa-se à ideia de lealdade, sentimento de pertencer, desejo de contribuir e dar energia para a organização. Envolve ainda sentimento de orgulho e desejo de filiação ou prazer de ser membro. Empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem.

    Comprometimento instrumental (continuação) reflete o grau em que o indivíduo se sente prisioneiro de um lugar pelos altos custos associados a abandoná-lo. Esse tipo de comprometimento é consistente com a teoria da troca ou instrumental, na qual o trabalhador se sente recompensado com o que lhe é oferecido pela organização, sendo que sua saída implicaria sacrifício significativos: econômicos, sociais, ou psicológicos. Empregados com um forte comprometimento instrumental permanecem na organização porque precisam.

    Comprometimento normativo: decorre da internalização ou identificação com os valores e objetivos da organização. Esse tipo de comprometimento difere do comprometimento afetivo porque reflete um sentimento de dever, uma obrigação ou um chamado para trabalhar pela organização, porém não necessariamente um apego emocional. Empregados com forte comprometimento normativo permanecem na organização porque se sentem obrigados.

    Pedro afirma que :“Não procuro outro emprego porque ganho bem e não há boas oportunidades no mercado, no momento”. Perceba que não existe no discurso de Pedro um comprometimento afetivo (lealdade, sentimento de pertencer, contribuir), tampouco um comprometimento normativo (sentimento de que deve permanecer na organização, sentimento de compartilhar valores). Na verdade, a relação de Pedro é pautada exclusivamente na troca, ou seja, nas recompensas e ganhos decorrentes do trabalho. Trata-se, portanto, de um comprometimento instrumental.

    GABARITO: D

  • ADM

    A normativo; internalização de pressões normativas de comportamento; se sentem em débito, na obrigação de retribuir a um favor

    B utilitário; satisfação pessoal, não necessariamente financeira

    C objetivo;

    D Calculativo ou in$trumental ou "de continuação; $ e benefícios

    E coercitivo

    Afetivo ou atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela; associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.

    Sociológico: relação de autoridade e de subordinação; legitimidade da relação autoridade/subordinação.

    Comportamental: esse comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento.

  • Pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. Ou seja, O comprometimento com o emprego é do tipo instrumental, Dão importância ao salário e aos benefícios recebidos.

  • Especifica:

    Os 3 principais tipos de comprometimento são:

    Normativo: Continuam por sentir que devem um "débito", sentem na obrigação de retribuir algum "favor".

    Afetivo: Sente orgulho em pertencer à empresa.

    Instrumental: Dão importância ao salário e aos benefícios recebidos.

  • Eu fiz a seguinte associação:

    Afetivo - Michael Scott - Ama a Dunder Mifflin e se sente bem nela.

    Instrumental - Jim Halpert - Está na Dunder Mifflin por necessidade.

    Normativo - Dwight Schrute - Pertence a Dunder Mifflin por obrigação moral.

    Obs: Dependendo do episódio o Michael e o Dwight podem trocar de lugar, rs.

  • São nessas hora que penso ? Qual necessidade dessa matéria no concurso pmce?

    Oh matéria chata do Carvalho.

  • ADM

    normativo; internalização de pressões normativas de comportamento; se sentem em débito, na obrigação de retribuir a um favor

    utilitário; satisfação pessoal, não necessariamente financeira

    objetivo;

    Calculativo ou in$trumental ou "de continuação; $ e benefícios

    coercitivo

    Afetivo ou atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela; associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.

    Sociológico: relação de autoridade e de subordinação; legitimidade da relação autoridade/subordinação.

    Comportamental: esse comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento.

  • GABARITO: LETRA D

    De acordo com Meyer e Allen (1997 apud  PAIVA, 2009), comprometimento organizacional é o nível do vínculo psicológico de um indivíduo com a organização com a implicação na resolução do empregado em permanecer nela. Sendo assim, o comprometimento organizacional pode ser dividido em três componentes:

    • COMPROMETIMENTO AFETIVO: comprometimento como um apego, como um envolvimento, onde ocorre identificação com a organização, ou seja, os empregados permanecem na organização porque querem.
    • COMPROMETIMENTO INSTRUMENTAL: percebido como custos/riscos associados a deixar a organização, ou seja, os empregados PERMANECEM NA ORGANIZAÇÃO PORQUE ELES PRECISAM.
    • COMPROMETIMENTO NORMATIVO: entendido como uma obrigação em permanecer na organização, ou seja, os empregados com permanecem na organização porque eles sentem que são obrigados.

    Dessa forma, Pedro, ao firmar que não procura outro emprego porque ganha bem e não há boas oportunidades no mercado, no momento, está decidindo permanecer na organização porque precisa (COMPROMETIMENTO INSTRUMENTAL).

    FONTE: Professor Marcos André Tec Concursos

  • Sou formado em T.I, alguém ai é formado em ADM? me expliquem, administração é um mar infinito de teorias, para tudo tem teorias? ué já li vários autores renomados de adm porém sempre aparece uma coisa nova nas questões kkkkk

  • É tanta teoria para explicar tudo que não explica é nada!