A- Errado: conhecimento procede do objeto da ação sobre o indivíduo e a ação, que se repete ou se generaliza, gera um “esquema” que ordenará as informações dos novos objetos.
Correção: o conhecimento procede da ação do indivíduo sobre o objeto e esta ação, que se repete ou se generaliza gera um “esquema” que ordenará as informações dos novos objetos (formando novos esquemas de ação); não por associação, mas por assimilação.
B- Errado: conhecimento é mero produto da observação, pois desconsidera-se a estruturação devida às atividades do indivíduo.
Correção: o conhecimento não é mero produto da observação, pois se visto desta
maneira, desconsidera-se a estruturação devida às atividades do indivíduo
C- Correto.
D- Errado: epistemologia da psicogênese pode ser empírica e pré-formista.
Correção: epistemologia da psicogênese não pode ser empírica e nem pré-formista, mas construtivista, uma vez que o conhecimento é construído mediante o processo das possibilidades da inteligência do indivíduo.
E- Errado: pré-formação da inteligência ou as predeterminações são indiscutíveis e definidoras dos estágios de desenvolvimento da criança.
Correção: pré-formação da inteligência ou as predeterminações, pela constatação de estágios no desenvolvimento da criança que “parecem testemunhar uma construção contínua”.
Fonte: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/3712/4066