SóProvas


ID
3235702
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Garantir os direitos da pessoa idosa é dever de todos

                                                                                           

03/10/2015 06:00


      Dados do IBGE indicam que a expectativa de vida do brasileiro, que no ano 2000 girava em torno de 70 anos, passou para 75 em 2015 e deverá aproximar-se dos 79 em 2030. A previsão, portanto, é de crescimento proporcional constante dessa parcela da população, situação que exige a conscientização de todos para a garantia dos direitos da pessoa idosa. No mês em que se comemora o Dia do Idoso, o MP-PR lembra que desde a atenção e o amor da família até a implantação de políticas públicas para os idosos, a defesa de seus direitos é dever de todos. No Brasil, além das determinações constitucionais quanto aos direitos e garantias fundamentais que abrangem todos os cidadãos, o principal instrumento legal para a proteção específica desse segmento da população é o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1º. de outubro de 2000). Em seu artigo 3º, o Estatuto estabelece que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Dever de amor – Em que pese a explícita prioridade que a legislação dá para a proteção a essa parcela da população, para a promotora de Justiça Terezinha Resende Carula, da 1ª. Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos de Curitiba, o dever que os filhos têm de cuidar dos idosos da família “vem antes do dever legal”. “É dever da consciência, de solidariedade humana”, resume. No trabalho cotidiano, ela se depara com muitos casos de abandono e falta de cuidado aos idosos por parte dos próprios familiares. Diante disso, a promotora questiona, com indignação: “É possível imaginar que um filho não tenha consciência de que deve amparar o pai ou a mãe na velhice? Do ponto de vista da consciência humana, é um sentimento elementar”. E, a partir da experiência no dia a dia, declara: “O que mais espanta é a falta de amor. Quando a pessoa é chamada a cumprir a lei, é porque não cumpriu antes seu dever de amor”. A diretora do Asilo S. Vicente de Paulo, em Curitiba, Marilene Duarte, acredita que a sociedade precisa ter um olhar mais voltado para a pessoa idosa. “Vivemos numa sociedade excessivamente individualista, e o idoso acaba sofrendo muito com isso.” Ela cita especialmente o problema da solidão e do abandono. Diz que o fato de existir atualmente uma legislação de proteção aos direitos da pessoa idosa é um benefício importante e que há hoje um respeito um pouco maior da sociedade em relação às pessoas mais velhas, mas ainda insuficiente (...).

    Na luta diária pelos direitos do idoso, a promotora Terezinha Carula conta que cada vitória é importante. “Quando conseguimos dar uma solução acertada a uma situação, é tão gratificante que toda a equipe tem uma festa no coração. Ganhamos o dia, o mês, o ano. Porque é muito triste quando nos deparamos com o desamor, a falta de afeto, de compromisso com a própria mãe ou pai. É triste constatar que isso existe. Daí a importância da atuação do MP como substituto processual do idoso para ampará-lo e protegê-lo quando quem deveria fazer isso antes de qualquer outro se omite”. Para a promotora, a falta de vínculo afetivo é a causa principal de grande parte das situações de abandono familiar. “Uma boa base familiar, permeada de amor, afeto, respeito e compreensão certamente levará a que dificilmente haja problemas dessa natureza”.


Texto adaptado – fonte: http://www.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=5731

Assinale a alternativa em que se encontram destacados os termos que funcionam, respectivamente, como artigo, verbo e advérbio.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) ?O que mais espanta é a falta de amor. Quando a pessoa é chamada a cumprir a lei, é porque não cumpriu antes seu dever de amor? ? pronome demonstrativo, equivale a "aquilo", substantivo e advérbio.

    B) ?Quando conseguimos dar uma solução acertada a uma situação, é tão gratificante que toda a equipe tem uma festa no coração [...]? ? dar uma solução a algo (preposição "a", verbo e advérbio.

    C) ?Diz que o fato de existir atualmente uma legislação de proteção aos direitos da pessoa idosa é um benefício importante e que há hoje um respeito um pouco maior da sociedade [...]? ? nossa resposta, artigo indefinido, verbo de ligação e advérbio de tempo.

    D) ?A diretora do Asilo S. Vicente de Paulo, em Curitiba, Marilene Duarte, acredita que a sociedade precisa ter um olhar mais voltado para a pessoa idosa [...]? ? artigo definido, verbo e adjetivo.

    E) ?Ganhamos o dia, o mês, o ano. Porque é muito triste quando nos deparamos com o desamor [...]? ? artigo definido, conjunção coordenativa explicativa e advérbio.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Complemento..

    Quando aparecer um "o" + que = O = Pronome demonstrativo e o que = P. Relativo.

    Sucesso!

  • “Diz que o fato de existir atualmente uma legislação de proteção aos direitos da pessoa idosa é um benefício importante e que há hoje um respeito um pouco maior da sociedade [...]”

    Uma --> artigo indefinido feminino.

    é -> Verbo de ligação.

    hoje -> Adverbio de tempo.

  • GAB C

    QUESTÃO MUITO BOA

    Diz que o fato de existir atualmente uma --ART INDEFINIDOlegislação de proteção aos direitos da pessoa idosa é -VERBO um benefício importante e que há hoje ADVÉRBIO um respeito um pouco maior da sociedade [...]”.

  • "É" corresponde a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo ser, sendo, provavelmente, o verbo mais comum e recorrente em nossa língua portuguesa.

    Pra cima menino!!

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em classe de palavras. O candidato precisa indicar qual assertiva os termos destacados são respectivamente artigo, verbo e advérbio. Vejamos:

    Artigo⇨ classe de palavra representada por "a, o, uma e um", sendo que os dois primeiros particularizam e os dois últimos generalizam.

    Verbo⇨ classe de palavra que representa ação ou estado e são conjugados conforme a pessoa do discurso. Ex: Viver (eu vivo, tu vives, ele vive, nós vivemos, vós viveis, eles vivem).

    Advérbio⇨ é a classe de palavra que indica circunstância ao verbo, advérbio ou adjetivo. Ex: Sai hoje (indica o tempo que saí).

    Sabendo esses conceitos, iremos analisar cada assertiva. Analisemos:

    a) Incorreta.

    O que mais espanta é a falta de amor. Quando a pessoa é chamada a cumprir a lei, é porque não cumpriu antes seu dever de amor”.

    "O" ⇨ está com valor de "aquilo", assim, é pronome demonstrativo.

    "Amor" ⇨ não existe o verbo "amor", mas sim "amar", nesse caso, temos um substantivo.

    "Antes"⇨ advérbio de tempo em relação ao verbo "cumprir".

    b) Incorreta.

    “Quando conseguimos dar uma solução acertada a uma situação, é tão gratificante que toda a equipe tem uma festa no coração [...]”.

    "A"⇨ essa vogal está sendo exigida pelo verbo "acertar", dessa forma, apenas podendo ser preposição.

    "É" ⇨ verbo de ligação da conjugação do verbo "ser".

    "Tão"⇨ advérbio de intensidade.

    c) Correta.

    “Diz que o fato de existir atualmente uma legislação de proteção aos direitos da pessoa idosa é um benefício importante e que há hoje um respeito um pouco maior da sociedade [...]”.

    "Uma"⇨ artigo indefinido que generaliza o substantivo "legislação".

    "É"⇨ verbo de ligação da conjugação do verbo "ser".

    "Hoje"⇨ advérbio de tempo em relação ao verbo "há".

    d) Incorreta.

    A diretora do Asilo S. Vicente de Paulo, em Curitiba, Marilene Duarte, acredita que a sociedade precisa ter um olhar mais voltado para a pessoa idosa [...]”.

    "A"⇨ artigo definido que particulariza o substantivo "diretora".

    "Acredita"⇨ conjugação do verbo "acreditar".

    "Idosa"⇨ adjetivo que caracteriza o substantivo "pessoa".

    e) Incorreta.

    “Ganhamos o dia, o mês, o ano. Porque é muito triste quando nos deparamos com o desamor [...]”.

    "O"⇨ artigo que particulariza o substantivo dia.

    "Porque"⇨ essa palavra nunca será um verbo, no caso em tela, funciona como conjunção.

    "Muito"⇨ advérbio de intensidade.

    Portanto, somente a assertiva "C" possui respectivamente artigo, verbo e advérbio.

    Gabarito: C