Em azul estão os trechos da NBR 5674/2012 Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.
A - A manutenção rotineira é caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, trocas de revestimentos, reparos estruturais, pequenas reformas de até 40m², etc.
"manutenção rotineira, caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns" (p. 3)
B - A manutenção corretiva é caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação.
"manutenção corretiva, caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários" (p. 3)
C - A manutenção preventiva é caracterizada por serviços que demandam ação para permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.
"manutenção preventiva, caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação" (p. 3)
D - O programa de manutenção consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, sua periodicidade, responsáveis pela execução, documentos de referência, referências normativas e embora não abranja a questão dos recursos financeiros necessários, auxilia na estruturação dos orçamentos.
"O programa consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, sua periodicidade, responsáveis pela execução, documentos de referência, referências normativas e recursos necessários (...)" (p. 4)
E - Recomenda-se que os indicadores de eficiência da gestão do sistema de manutenção sejam periodicamente avaliados e estabelecidos, de forma a contemplar alguns parâmetros a serem adaptados em função da complexidade do empreendimento, entre eles, o atendimento ao desempenho das edificações e de seus sistemas, conforme descrito na ABNT NBR 15575.
"Recomenda-se que os indicadores de eficiência da gestão do sistema de manutenção sejam periodicamente avaliados e estabelecidos, de forma a contemplar alguns parâmetros a serem adaptados em função da complexidade do empreendimento:
a) atendimento ao desempenho das edificações e de seus sistemas, conforme descrito na ABNT NBR 15575 (Partes 1 a 6); (...)"
insta: @revisa.arq