SóProvas


ID
3244495
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às rotas acessíveis, levando em consideração os parâmetros da NBR9050/2015, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) A rota acessível não pode coincidir com a rota de fuga. ERRADO. Pode coincidir. (Item 6.1.1.3 da ABNT NBR 9050)

    B)Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 300 lux medidos a 1,00 m do chão. ERRADO

    O correto é iluminância min. de 150lux.  (Item 6.1.2 da ABNT NBR 9050)

    C) A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores, casas de máquinas, barriletes, etc. A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas, escadas, passarelas, etc.ERRADO

    A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas, escadas, passarelas e outros elementos da circulação.

    A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores e outros elementos da circulação.

     (Item 6.1.1.2 da ABNT NBR 9050)

    D)A rota acessível pode ser definida como um trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edificação, até atingir uma área segura. ERRADO

     (Item 6.1.1.2 da ABNT NBR 9050) A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos e internos de espaços e edificações, e que pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas.

    E)O percurso entre o estacionamento de veículos e os acessos deve compor uma rota acessível. Quando da impraticabilidade de se executar rota acessível entre o estacionamento e acessos, devem ser previstas, em outro local, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas, a uma distância máxima de 50 m até um acesso acessível. CORRETA

  • Ao citar sinistro, pensar em rota de fuga. Alternativa D é a definição de rota de fuga.

  • Gab. E

    a) A rota acessível não pode❌ coincidir com a rota de fuga.

    Pode coincidir

    b) Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 300 lux❌ medidos a 1,00 m do chão.

    150lux

    c) A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores, casas de máquinas, barriletes❌ etc. A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas, escadas, passarelas, etc.

    Não há previsão de casas de máquinas e barriletes incorporarem-se à rota acessível

    d)A rota acessível❌ pode ser definida como um trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edificação, até atingir uma área segura.

    Quando refere-se a sinistro é rota de fuga.

    e) O percurso entre o estacionamento de veículos e os acessos deve compor uma rota acessível. Quando da impraticabilidade de se executar rota acessível entre o estacionamento e acessos, devem ser previstas, em outro local, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas, a uma distância máxima de 50 m até um acesso acessível.✅

  • a)A rota acessível não pode coincidir com a rota de fuga.

    6.1.1.3 A rota acessível pode coincidir com a rota de fuga

    b) Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 300 lux medidos a 1,00 m do chão.

    6.1.2 Iluminação Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artifcial com nível mínimo de iluminância de 150 lux medidos a 1,00 m do chão.

    c) A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores, casas de máquinas, barriletes, etc. A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas, escadas, passarelas, etc.

    * Não há previsão de casas de máquinas e barriletes na rota acessível

    d) A rota acessível pode ser definida como um trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edificação, até atingir uma área segura.

    3.1.33 rota de fuga trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edifcação, até atingir uma área segura

    e) O percurso entre o estacionamento de veículos e os acessos deve compor uma rota acessível. Quando da impraticabilidade de se executar rota acessível entre o estacionamento e acessos, devem ser previstas, em outro local, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas, a uma distância máxima de 50 m até um acesso acessível.

    Gabarito: E