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ID
3245893
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O mundo: um espaço construído


O mundo, para Hannah Arendt, não é simplesmente o que nos rodeia, mas um espaço construído pelo trabalho e constituído pela ação. Construções e artefatos garantem aos seres humanos um lugar duradouro no meio da vida e da natureza, onde tudo aparece e desaparece, isto é, vida e morte se alternam constantemente. Nesse espaço construído, os seres humanos podem criar formas de convivência e interação que vão além da preocupação com a mera sobrevivência ou continuidade da espécie, embora as necessidades básicas não deixem de existir e precisem ser supridas antes de termos a possibilidade de participar no mundo.

Arendt distingue entre a atividade humana que se preocupa com as necessidades vitais – o labor – e as atividades que dizem respeito ao mundo humano – o trabalho, a ação e o pensamento. O labor corresponde a uma das condições da nossa existência na Terra: a vida. Para cuidar da nossa vida, precisamos satisfazer nossas necessidades, assim como o faz também qualquer outra espécie de seres vivos. Para satisfazer a fome, por exemplo, produzimos alimentos que, em seguida, consumimos. Esse ciclo de produção e consumo, originariamente ligado aos processos biológicos, na modernidade, extrapola cada vez mais a satisfação das necessidades meramente biológicas e se estende a outras. Não consumimos apenas alimentos, mas estilos de vida, produtos “culturais”, emoções, imagens. Contudo, embora o processo de produção e consumo seja cada vez mais exacerbado, a lógica que lhe é inerente continua sendo a mesma: a satisfação das necessidades sejam essas biológicas ou não.

O trabalho, por sua vez, está relacionado à mundanidade do ser humano, isto é, à necessidade de construir um espaço duradouro no meio de uma natureza onde tudo aparece e desaparece constantemente. Assim, o ser humano fabrica artefatos, objetos de uso e espaços que não se destinam ao consumo imediato, mas que lhe possam ser úteis e que lhe garantem uma estabilidade para ter um lar que ele não possui por natureza. A ação é a atividade mais especificamente humana. O que nos impele a agir é a condição da pluralidade dos seres humanos. A ação diz respeito à convivência entre seres humanos, que são singulares, mas não vivem no singular e sim no plural, ou seja, com outros. Essa é a característica fundamental da existência humana.

A pluralidade possibilita aos seres humanos constituírem um âmbito de ação no qual cada um pode se revelar em atos e palavras, o que não faria sentido de modo isolado, mas ganha sua relevância numa esfera que se estabelece entre as pessoas. É com suas ações que as pessoas constantemente criam e recriam o “espaço-entre” e, assim, estabelecem um mundo comum. A comunicação é fundamental para que possamos estabelecer algo compartilhado por todos. É por meio dela que a subjetividade de nossas percepções adquire uma objetividade. Assim, a existência de uma diversidade de pontos de vista é constitutiva para o mundo comum, que partilhamos com nossos contemporâneos, mas também com aqueles que nos anteciparam e com os que darão continuidade à nossa ação depois de nós.

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação e liberdade em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.3, p. 465-479, set./ dez. 2008. [Adaptado]

Assinale a alternativa que apresenta a função sintática correta do termo sublinhado, considerando o texto 1.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Construções e artefatos garantem aos seres humanos um lugar duradouro no meio da vida e da natureza – objeto indireto → correto, garantem algo (=um lugar duradouro....) a alguém (aos seres humanos → objeto indireto).

    B) O labor corresponde a uma das condições da nossa existência na Terra – complemento nominal → corresponde a alguma coisa (=objeto indireto → a uma das condições).

    C) Assim, o ser humano fabrica artefatos, objetos de uso e espaços – complemento nominal → locução adjetiva com função sintática de adjunto adnominal.

    D) A ação é a atividade mais especificamente humana objeto direto → verbo de ligação "ser → é" e logo após o predicativo do sujeito.

    E) A ação diz respeito à convivência entre seres humanos objeto indireto → diz respeito a alguma coisa (=muito cuidado, aqui está completando o sentido do substantivo "respeito", função sintática de complemento nominal).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Qual o erro da alternativa D? Não entendi. Se alguém puder explicar, agradeço.

  • Pedro, o verbo "é" é um verbo de ligação, assim, ele liga uma característica ao sujeito, um predicativo do sujeito.

  • entendi a parte sublinhada da letra D como sendo um predicado nominal (verbo de ligação + predicativo).

    A ação -> sujeito

    É -> verbo de ligação

    A atividade mais especificamente humana -> predicativo do sujeito

    Alguém pode confirmar?

  • GABARITO A

    b) Objeto indireto.

    c) Adjunto adnominal.

    d) Predicativo do sujeito.

    e) Complemento nominal.

  • Rapaz, um ano e meio depois comecei a acertar, finamente! rumo à aprovação!

  • Alguém poderia explicar o motivo da alternativa E ser um complemento nominal? Agradeço

  • "à convivência entre seres humanos" É um termo preposicionado, paciente na oração, que está ligado ao substantivo abstrato "respeito", logo, possui função de complemento nominal, não de complemento verbal.

  • Complemento nominal é o termo que, acrescentando a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome.

    Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição.

    O objeto indireto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto e vem sempre acompanhado de preposição.