SóProvas


ID
3246280
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Professores do Brasil


      Um estudo recente com o mesmo título desta coluna, lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas, traz novas luzes sobre a profissão de professor no país.

      Há boas notícias: uma maior diversidade entre os mestres e um número maior de inscritos em cursos de formação inicial. Mas, por trás desses fatos alvissareiros, aparece um desafio.

      Na verdade, o aumento nas inscrições não reflete maior prestígio da carreira, afinal só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica.

      Na publicação, ressalta-se que 46% das matrículas se deram na modalidade de ensino a distância, o que é claramente inadequado para uma profissão que exige intensa conexão com a prática.

      Ora, as competências para esse trabalho dificilmente podem ser desenvolvidas em um curso a distância. Seria o mesmo que esperar que um médico aprendesse a operar pacientes em cursos puramente teóricos e online.

      Muitos dos cursos oferecidos o são por instituições privadas que não produzem pesquisas e contam com currículos dissociados da realidade da escola. Além disso, a oferta de licenciaturas noturnas, com carga horária diminuta, associada a um estágio tão curto quanto ritualístico, enfraquece a possibilidade de aprendizado efetivo.

      Sabemos hoje que a qualidade do professor é o fator determinante para assegurar excelência com equidade, o que pode ter impactos não só nos próprios alunos como na melhoria da produtividade, há tanto tempo estagnada, e na diminuição da pobreza e da desigualdade social.

      Assim, investir em atratividade da carreira, com salários competitivos e acesso mais seletivo à profissão, aprimorar a formação que professores recebem no ensino superior, vinculando-a com a prática e associando-a aos achados das pesquisas recentes, é não apenas urgente mas também o caminho para a construção de um país mais justo e desenvolvido.

    (Claudia Costin, “Professores do Brasil”. Em: Folha de S.Paulo, 17.05.2019. Adaptado) 

Considerando-se os aspectos de concordância verbal e colocação pronominal, assinale a alternativa que atende à norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Se traz boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas ? temos um pronome oblíquo átono, não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, além disso, o correto é "trazem-se" (=voz passiva sintética concordando com o sujeito paciente que está no plural ? boas notícias).

    B) Hoje sabe-se que a qualidade do professor é fator determinante para assegurar excelência com equidade, com a qual podem haver vários impactos sociais ? advérbio sendo fator atrativo, fator de próclise, o correto é o uso da próclise (=antes do verbo: hoje se sabe).

    C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica ? temos um sujeito composto por dois núcleos, o correto é o verbo ir ao plural (=lançaram).

    D) A construção de um país mais justo e desenvolvido exigem que faça-se investimento em atratividade da carreira docente, com salários competitivos ? sujeito simples cujo núcleo é "construção", está no singular, logo, verbo fica no singular (=exige).

    E) Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola ? correto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito E

    (A) Se traz boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas. ⇢ Não começa período com pronomes oblíquos átonos.

    (B) Hoje sabe-se que a qualidade do professor é fator determinante para assegurar excelência com equidade, com a qual podem haver vários impactos sociais. ⇢ Proclise "hoje se sabe" ⇢ (Advérbio ou palavra denotativa antes do verbo)

    (C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou (lançaram) um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica. ⇢ Sujeito composto ⇢ verbo no plural.

    (D) A construção de um país mais justo e desenvolvido exigem (exige) que faça-se investimento em atratividade da carreira docente, com salários competitivos. ⇢ sujeito simples "construção", precisa concordar com o verbo "exige".

    (E) Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola. 

  • Assertiva E

    Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola.

  • Nessa questão é só ir eliminando os erros nas primeiras que dá para resolvê-la em poucos segundos. Hahaha. Letra E!

  • Gab. E. questão mistura concordância com colocação dos pronomes.

  • Gabarito: E

    Palavras negativas são fatores de próclise.

  • Se traz boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas.

    Trazem-se boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil, com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas.

    minha dúvida:

    Deveria ter sido acrescentada uma vírgula após "Brasil"?

    Porque o sujeito está deslocado, vejam como ficaria:

    Com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas trazem-se boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil.

  • gab E

    uma observação referente à alternativa c

    (C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou (lançaram) um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica. ⇢ Sujeito composto ⇢ verbo no plural.

    Temos um sujeito composto, conforme o colega comentou.

    porem é necessário ter em mente que:

    Sujeito composto pode ter Duas regras:

    quando ele vier na ordem comum, primeiro os sujeitos e depois o verbo. O verbo passa para o plural normalmente.

    Joao e Paulo comeram os doces.

    porém quando o verbo vier antes destes 2 sujeitos, existem duas formas de concordancia.

    A primeira é a concordância rígida (somar os dois e jogar para o plural)

    comeram os doces Pedro e joao.

    Ou então concordância Atrativa:

    Comeu os doces João e pedro.

    o ''comeu'' mesmo estando no singular refere-se aos dois.

  • Alguém pode explicar porque na questão abaixo o "conclui-se" está certo?!, o "qual" não seria um fator de próclise?

    C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica

  • E

    MARQUEI B

    • Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.

  • GAB. E

    Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola.

    Responder