-
GABARITO: LETRA E
A) Se traz boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas ? temos um pronome oblíquo átono, não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, além disso, o correto é "trazem-se" (=voz passiva sintética concordando com o sujeito paciente que está no plural ? boas notícias).
B) Hoje sabe-se que a qualidade do professor é fator determinante para assegurar excelência com equidade, com a qual podem haver vários impactos sociais ? advérbio sendo fator atrativo, fator de próclise, o correto é o uso da próclise (=antes do verbo: hoje se sabe).
C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica ? temos um sujeito composto por dois núcleos, o correto é o verbo ir ao plural (=lançaram).
D) A construção de um país mais justo e desenvolvido exigem que faça-se investimento em atratividade da carreira docente, com salários competitivos ? sujeito simples cujo núcleo é "construção", está no singular, logo, verbo fica no singular (=exige).
E) Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola ? correto.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Gabarito E
(A) Se traz boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas. ⇢ Não começa período com pronomes oblíquos átonos.
(B) Hoje sabe-se que a qualidade do professor é fator determinante para assegurar excelência com equidade, com a qual podem haver vários impactos sociais. ⇢ Proclise "hoje se sabe" ⇢ (Advérbio ou palavra denotativa antes do verbo)
(C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou (lançaram) um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica. ⇢ Sujeito composto ⇢ verbo no plural.
(D) A construção de um país mais justo e desenvolvido exigem (exige) que faça-se investimento em atratividade da carreira docente, com salários competitivos. ⇢ sujeito simples "construção", precisa concordar com o verbo "exige".
(E) Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola.
-
Assertiva E
Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola.
-
Nessa questão é só ir eliminando os erros nas primeiras que dá para resolvê-la em poucos segundos. Hahaha. Letra E!
-
Gab. E. questão mistura concordância com colocação dos pronomes.
-
Gabarito: E
Palavras negativas são fatores de próclise.
-
Se traz boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas.
Trazem-se boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil, com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas.
minha dúvida:
Deveria ter sido acrescentada uma vírgula após "Brasil"?
Porque o sujeito está deslocado, vejam como ficaria:
Com o estudo recente lançado pela Unesco e pela Fundação Carlos Chagas trazem-se boas notícias sobre a profissão de professor no Brasil.
-
gab E
uma observação referente à alternativa c
(C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou (lançaram) um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica. ⇢ Sujeito composto ⇢ verbo no plural.
Temos um sujeito composto, conforme o colega comentou.
porem é necessário ter em mente que:
Sujeito composto pode ter Duas regras:
quando ele vier na ordem comum, primeiro os sujeitos e depois o verbo. O verbo passa para o plural normalmente.
Joao e Paulo comeram os doces.
porém quando o verbo vier antes destes 2 sujeitos, existem duas formas de concordancia.
A primeira é a concordância rígida (somar os dois e jogar para o plural)
comeram os doces Pedro e joao.
Ou então concordância Atrativa:
Comeu os doces João e pedro.
o ''comeu'' mesmo estando no singular refere-se aos dois.
-
Alguém pode explicar porque na questão abaixo o "conclui-se" está certo?!, o "qual" não seria um fator de próclise?
C) A Unesco e a Fundação Carlos Chagas lançou um estudo com o qual conclui-se que só 2,9% dos jovens brasileiros de 15 anos dizem desejar ser docentes da educação básica
-
E
MARQUEI B
-
- Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.
-
GAB. E
Muitos dos cursos são oferecidos por instituições privadas em que não se produzem pesquisas, além de seus currículos serem dissociados da realidade da escola.
Responder
-