O INPE completa, nesta no de 2021, 60 anos de atividades, tendo desenvolvido pesquisas nas áreas de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Rastreio e Controle de Satélites, Engenharia e Tecnologia Espaciais e Ciência do Sistema Terrestre.
A história do INPE começou quando URSS e EUA colocaram em órbita os primeiros satélites e dois estudantes do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com a colaboração do Laboratório de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos, construíram uma estação de rastreio, com a qual conseguiram captar os sinais dos dois satélites.
Em 1960, a Sociedade Interplanetária Brasileira (SIB) resolveu, durante a Reunião Interamericana de Pesquisas Espaciais, propor a criação de uma instituição civil de pesquisa espacial no país. Foi então enviada, em 1961, uma carta ao presidente Jânio Quadros.
Entusiasmado com a feito do cosmonauta russo Yuri Gagárin e outras iniciativas no setor aeroespacial, Jânio Quadros assinou o decreto que criaria o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), o embrião do que viria a ser o INPE, dando início às atividades espaciais no Brasil.
Entre as alternativas está indicado qual o Ministério ao qual está submetido o Instituto.
A) INCORRETA- As pesquisas relacionadas ao setor espacial não são de competência do Ministério da Agricultura que, claramente, trata da produção agrícola do país.
B) CORRETA- A competência é do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações . O setor aeroespacial produz tecnologia.
C) INCORRETA- As pesquisas relacionadas ao setor espacial não são de competência do Ministério da Cidadania, que trata questões referentes aos direitos dos cidadãos.
D) INCORRETA As pesquisas relacionadas ao setor espacial não são de competência do Ministério da Economia
E) INCORRETA As pesquisas relacionadas ao setor espacial não são de competência do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Gabarito do Professor: Letra B.