SóProvas


ID
3248935
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

Indígenas na cidade: pobreza e preconceito marcam condição de vida

(01) Há muito tempo, a Floresta Amazônica deixou de ser o lar de milhares de indígenas. A escassez de alimentos, o desmatamento e o avanço das cidades sobre as matas são alguns fatores que motivaram povos tradicionais a migrar para áreas urbanas. Em Manaus, no Amazonas, eles podem ser encontrados em todas as regiões da cidade. A Fundação Estadual do Índio estima que de 15 a 20 mil indígenas de diversas etnias vivam em áreas urbanas amazonenses, como os sateré-mawé, apurinã, kokama, mirana, dessana, tukano e piratapuia. “Acredito que 90% dos bairros de Manaus tenham indígenas morando”, informou o presidente da Fundação Estadual do Índio, Raimundo Atroari.

(02) Apesar de buscar melhores condições de vida na cidade, a maioria dos indígenas vive em situação de pobreza, tem dificuldade de conseguir emprego e a principal renda vem do artesanato. “Geralmente, as comunidades estão localizadas em área de risco. Nunca é numa área boa. A gente sente muito essa dificuldade de viver na cidade. A maioria dos Sateré daqui da aldeia está no trabalho informal, sem carteira assinada. A maior parte fica dentro da aldeia trabalhando com artesanato. A gente consegue gerar uma renda mais no mês de abril, quando o público procura. Fora isso a gente fica dependendo de doações”, contou o tuxaua ou cacique Moisés Sateré, líder de uma comunidade no bairro da Paz, zona oeste de Manaus, onde vivem 14 famílias.

(03) A antropóloga Lúcia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, confirma que é comum os indígenas, mesmo em áreas urbanas, viverem em comunidade. “Conforme vai passando o tempo, vem um, vem outro e mais outros, as famílias acabam se juntando em determinado bairro, ou em uma periferia que ninguém morava, e os indígenas foram morar. Você vai ver que nas grandes cidades como Manaus, Campo Grande, Porto Alegre, tem bairros eminentemente indígenas, ou segmentos de bairros”, ressaltou a antropóloga.

(04) Moisés Sateré também reclama das dificuldades para acessar os serviços públicos de saúde. “Às vezes a gente não consegue esse atendimento porque muitos profissionais desconhecem a nossa realidade e acabam tendo preconceito com a gente. Quando eles reconhecem que a gente pertence a algum povo, começam a jogar dizendo que a gente precisa ir pra aldeia pra ser atendido ou procurar a Casai [Casa de Saúde Indígena]. Então, fica empurrando”, disse a liderança indígena.

(05) De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Manaus, Ronaldo Barros, da etnia maraguá, as políticas públicas de saúde são voltadas aos indígenas nas aldeias. Aqueles que vivem nas cidades enfrentam os mesmos problemas que o restante da população.

(06) Ainda de acordo com Raimundo Atroari, a Fundação Estadual do Índio está desenvolvendo projetos para ajudar na geração de renda dos indígenas dentro das aldeias, como uma alternativa para evitar a migração deles para os centros urbanos. “A gente está trabalhando para mudar essa história porque todas as áreas indígenas são riquíssimas, têm um potencial econômico grande. O mercado consumidor tem uma carência muito grande de tudo que tem na aldeia: da alimentação, da matéria-prima, daquilo que pode ser transformado em joia, em remédio, em perfume, enfim. Tudo que tem lá dá pra se transformar em moeda. E a Matriz Econômica Ambiental vem justamente trazendo toda essa possibilidade de geração de renda lá no habitat para os caboclos e indígenas”, explicou Raimundo.

(07) A Matriz Econômica Ambiental foi lançada pelo governo do Amazonas em fevereiro para desenvolver, entre outros projetos, a economia do estado de forma sustentável, com a colaboração dos povos tradicionais.

(08) Morar em centros urbanos sem ocultar a ancestralidade e as próprias referências é ainda uma luta para mais de 315 mil indígenas, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 49% do total da população indígena do país. Em todo o Brasil, São Paulo é a cidade com maior população indígena, com cerca de 12 mil habitantes; seguida de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com pouco mais de 11 mil e Salvador, com mais de 7,5 mil índios.

(09) Foi na década de 50, com o desenvolvimento industrial, que o processo de migração para as cidades se intensificou. Moradores do campo seguiam em busca de emprego nas fábricas e, com os indígenas, não foi diferente. Mas a própria Fundação Nacional do Índio (Funai), que tem como missão promover os direitos dos povos indígenas no Brasil, sofre o preconceito e percebe a situação dos indígenas que moram nas cidades. “Essa questão do preconceito é até com os servidores [da Funai]. Se é com o servidor, imagine para o próprio indígena”, diz o coordenador regional da Funai em Roraima, Riley Mendes.

(10) O Padre Robert Marie de Zalicourt, do Conselho Indigenista Missionário no Amazonas, acredita que, para manter as próprias referências na cidade, os indígenas precisam se unir. “Tem famílias indígenas em todos os bairros de Manaus, mas não são reconhecidas. Então, eles têm tendência de perder a sua cultura. Eles estão mantendo essa especificidade quando estão unidos e organizados.”

Por Bianca Paiva e Maíra Heinen. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-04/indigenas-na-cidadepobreza-e-preconceito-marcam-condicao-de-vida. Acesso em: 12/10/2019. Adaptado.

Considerando as normas da concordância (verbal e nominal), assinale a alternativa que apresenta um enunciado correto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Diversos estudos têm comprovado, de maneira inequívoca, que haviam muitas outras tribos indígenas no passado. ? verbo "haver" com sentido de "existir" é um verbo impessoal e não deve ser conjugado, o correto é "havia".

    B) A atenção à saúde e a preservação das condições de salubridade é fundamental para a população indígena. ? temos um sujeito composto (formado por dois núcleos: atenção; preservação) logo, a concordância deve ser feita no plural (são fundamentais).

    C) Para ajudar os indígenas, é preciso que se considere todos os fatores que contribuem para seu bem-estar. ? voz passiva sintética (se) e sujeito paciente no plural, o correto é: que se considerem todos os fatores (todos os fatores sejam considerados).

    D) No Brasil, sabemos que inexiste entidades que cuidam especificamente da saúde dos povos indígenas. ? sujeito no plural posposto ao verbo, na ordem direta: entidades inexistem.

    E) Cada um dos povos indígenas de que temos conhecimento deve preservar as suas especificidades culturais. ? concordância feita corretamente com a expressão "cada um".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Comentários incorretos quanto à colocação pronominal da alternativa C

    O correto é a partícula apassivadora estar proclítica em relação ao verbo, visto que há antes a conjunção integrante"que", atraindo assim a próclise.

    QUE SE CONSIDEREM

  • A onipresença desse Arthur Carvalho é irritante, não pela obsessão em ser a Estrela QC, mas por dar várias bolas fora.

  • Welder, seu julgamento da alternativa C está equivocado. “Que” é fator de próclise, você não pode colocar o “se” em posição enclítica.
  • Complemento..

    A) haver no sentido de existir / Ocorrer= sem pessoa, sem sujeito, sem plural.

    O que vem após= Objeto direto.

    B) Sujeito composto antes do verbo= Concordância obrigatória = plural.

    C)

    No período= é preciso que se considere todos os fatores que contribuem para seu bem-estar.

    Há um um Se ao lado de um verbo transitivo direto, logo há que se cogitar que estamos diante de uma partícula apassivadora ...que se considerem todos os fatores...

    D) O que existe? entidades existem...

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • C) Para ajudar os indígenas, é preciso que se considerem todos os fatores que contribuem para seu bem-estar.

  • A atenção à saúde e a preservação das condições de salubridade é fundamental para a população indígena.

    Não vi ninguém falando desse erro, então vejam isto:

    A atenção à saúde e À (faltou crase) preservação das condições de salubridade é fundamental para a população indígena.

    Esse é o erro, quanto à concordância está correto, veja:

    o que é fundamental?

    "A atenção", portanto:

    É fundamental

    (Lembrando: é - verbo de ligação, fundamental - predicativo do sujeito)

    E não: são fundamentais.

    Sou humana, erro; mas melhor errar aqui que na hora da prova.