-
Gabarito: Letra B
Os efeitos Halo e Horn são avaliações errôneas no desempenho devido a julgamento que tende a ser mais positivo que o devido e mais negativo, respectivamente.
Geralmente estão ligados aos aspectos de simpatia/antipatia. A consequência de ambos os efeitos é a mesma: a impossibilidade ou dificuldade de uma análise neutra e imparcial.
O Efeito Halo, que pode ser entendido em psicologia como sendo a possibilidade de que a avaliação positiva de uma parte resulte numa avaliação positiva do todo.
O Efeito Horn, por sua vez, pode ser entendido em psicologia como sendo a possibilidade de que a avaliação negativa de uma parte resulte numa avaliação negativa do todo.
-
O termo “efeito Halo” foi cunhado pelo psicólogo americano Edward Thorndike para descrever o potencial que o cérebro humano tem de analisar, julgar, concluir e definir uma pessoa a partir de uma única característica.
Assim, nós expandimos nossa avaliação de um aspecto específico, inferindo outros que não têm qualquer relação com o primeiro. A partir de um elemento, como forma de se vestir ou de falar ou aparência, o cérebro determina um estereótipo.
-
O efeito halo consiste em uma generalização exagerada do avaliado. O avaliador enquadra o indivíduo em todas as dimensões de maneira idêntica, apesar das diferenças de desempenho apresentadas. Com base em uma característica que o avaliado apresenta, o avaliador o classifica como tudo de ruim, tudo de bom ou mediano e ignora as especificidades de cada critério de avaliação.
Do exposto, fica claro que a alternativa que descreve o efeito halo é a alternativa “B”.
Gabarito: B
-
-
Gab. B
Efeito Halo
Analisar alguma característica do avaliado que lhe impeça de interpretar as demais características com neutralidade e clareza. (generalização positiva)