SóProvas


ID
3252019
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias. Todos querem sair da realidade um momento e viver esses mundos de ficção dos filmes, das radionovelas, dos romances. Gostam até que alguém lhes conte mentiras, se essas mentiras forem bem contadas. Essa é a razão do êxito dos embusteiros de fala hábil.

Sem nem ter pensado nisso, para eles eu tinha me transformado numa fazedora de ilusões. Numa espécie de fada, como dizia a vizinha. Minhas narrações de filme os tiravam daquele amargo nada que era o deserto, e mesmo que fosse por um instante os transportava a mundos maravilhosos, cheios de amores, sonhos e aventuras. Em vez de vê-los projetados numa tela, em minhas narrações cada um podia imaginar esses mundos ao seu bel prazer.

Certa vez li por aí, ou vi num filme, que quando os judeus eram levados pelos alemães naqueles vagões fechados, de transportar gado – com apenas uma ranhura na parte alta para que entrasse um pouco de ar –, enquanto iam atravessando campos com cheiro de capim úmido, escolhiam o melhor narrador entre eles e, subindo-o em seus ombros, o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via conforme o trem avançava.

Eu agora estou convencida de que entre eles deve ter havido muitos que preferiam imaginar as maravilhas contadas pelos companheiro a ter o privilégio de olhar pela ranhura.

Partindo da compreensão do trecho acima e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    → No trecho “o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via” é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta. → a conjunção "para" é subordinativa final, marcando, dessa forma, uma oração subordinada adverbial final, expressando um fim, uma finalidade.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A questão pede a alternativa incorreta.

    A) Por isso é importante estar afiado com conjunções, "para" trás ideia de finalidade e não de objeto indireto.

    B) Reescreva a frase e faça a análise - Gostam até que alguém conte a eles mentiras”. --> Objeto indireto

    C) Reescreva a frase e seja feliz - Em vez de ver eles projetados numa tela. --> Objeto direto.

    D) Descobri o quê? Que todo mundo gosta que alguém conte histórias.

  • Com qual objetivo/finalidade o elevavam até a ranhura? Para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via. Portanto, trata-se de uma oração subordinada adverbial final.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A

     

  • Para que - Finalidade. O.S.Adv. Final

  • GAB AAAA

    PARA + QUE = FINALIDADE

  • B) No trecho “Gostam até que alguém lhes conte mentiras”, a palavra destacada é um objeto indireto. ( correto )

    Transitividade do verbo CONTAR: VTDI. Quem conta conta algo a alguém.

    Conta o que ? Mentiras

    ( objeto direto) .

    Essa mentira é contada a quem ? Lhes ( objeto indireto ).

    C) No trecho “Em vez de vê-los projetados numa tela”, o termo destacado é um objeto direto. ( correto ).

    Todos os verbos sensitivos são VTD, logo exigem um objeto direto.

    Quais são os verbos sensitivos ?

    ver, ouvir e sentir.

    D) No período “Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias.”, o trecho destacado é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

    ( correto )

    "Descobri" é a oração principal. Observe que esse verbo exige um complemento ( OD).

    O termo em destaque é o complemento oracional com função de objeto direto.

  • matei de primeira descrevendo quem descreve descreve algo alguma coisa.ou alguém . verbo transitivo direto .
  • Letra A.

    Para que > a fim de que. Ou seja, expressa finalidade.

    PM/BA 2020

  • Eita na hora que vim ver os comentários e vi INCORRETA, ai percebi que se tivesse me atentando a essa palavra teria acertado a questão visto que, foi a primeira alternativa que cortei.

  • O QConcurso tem que contratar o Arthur para que ele possa responder as questões, tendo em vista que os professores da casa não fazem isso, com objetividade.

  • Não fique triste se vc errar a questão, é normal, estamos aqui justamente testando nossos conhecimentos. Várias questões que errei de primeira, acertei na segunda tentativa e fiquei feliz!! Boa sorte a todos!! Obg Q concursos, estou aprendendo muito aqui, o melhor site de questões é este, não tem pra ninguém, se tiver condições comprem o pacote do Q Concursos, o melhor do Brasil!!

  • GABARITO: LETRA A

    Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. Por exemplo:

    Toque o sinal para que todos entrem no salão.

    Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • galera isso que a nossa amiga falou ai em cima é verdade, não fiquem triste quando vcs errarem uma questão , vejam o que foi que fez vc errar para na próxima vez acertar , ou seja é melhor vc errar aqui e aprender logo do que vc errar no dia da prova ... bons estudos ..

  • pessoal, muitos marcaram a letra D, pensando que era O S S subjetiva. porém, o sujeito está oculto Naquele tempo EU descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias