SóProvas


ID
3253009
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Os contratos em geral são tratados pelo Código Civil Brasileiro. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os princípios de probidade e boa-fé devem ser resguardados tão somente durante a execução do contrato.

( ) Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.

( ) Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "D"

    ( F) Os princípios de probidade e boa-fé devem ser resguardados tão somente durante a execução do contrato.

    Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

    (V ) Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.

    Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.

    (V ) Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.

    Art. 426. Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.

    Fonte: CPC

  • Nas lições de Venosa, pacto sucessório (também denominado de pacta corvina ) é o acordo que tem por objeto a herança de pessoa viva. Trata-se de medida expressamente proibida pelo Código Civil: Art. ... Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.

  • O código Civil prevê uma série de normas gerais que devem reger as relações contratuais. Sobre elas, é preciso analisar as assertivas:

    ( ) Os princípios de probidade e boa-fé devem ser resguardados tão somente durante a execução do contrato.

    Conforme determina o 422:

    " Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé".

    Portanto, observa-se que este dever não se limita ao momento de execução do contrato, logo, a afirmativa está incorreta. (F)

    ( ) Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.

    Os contratos de adesão são aqueles elaborados por uma das partes, sem a participação da outra. Sobre eles, o art. 424 estabelece que:

    "Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio".

    Assim sendo, está correta a assertiva. (V)

    ( ) Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.

    A afirmativa está correta, nos termos do art. 426:

    "Art. 426. Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva". (V)

    Gabarito do professor: alternativa "D".
  • GABARITO: D

    FALSO: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

    VERDADEIRO: Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.

    VERDADEIRO: Art. 426. Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.