SóProvas


ID
3253240
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico, caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos, ocasionando complicações em longo prazo. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018), a classificação do DM tem sido baseada em sua etiologia e os fatores causais dos principais tipos de DM - genéticos, biológicos e ambientais - ainda não são completamente conhecidos. Considerando o exposto, analise as proposições abaixo quanto à etiologia do DM.

1) O DM tipo 1A é caracterizado pela deficiência de insulina por destruição autoimune das células alfa do pâncreas.
2) O DM tipo 1B é caracterizado pela deficiência de insulina de natureza idiopática, quando autoanticorpos não são detectáveis na circulação.
3) O DM gestacional é caracterizado pela hiperglicemia diagnosticada durante a gestação, na presença de critérios de DM prévio.
4) O DM tipo 2 é caracterizado pela perda progressiva de secreção insulínica combinada com resistência a insulina.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B, assertivas 2 e 4 corretas.

    FUNDAMENTO:

    2) A denominaçãoo 1B, ou idiopático, é atribuída aos casos de DM1 nos quais os autoanticorpos não são detectáveis na circulação. O diagnóstico apresenta limitações e pode ser confundido com outras formas de DM diante da negatividade dos autoanticorpos circulantes, de modo concomitante com a necessidade precoce de insulinoterapia plena.

    4) O desenvolvimento e a perpetuação da hiperglicemia ocorrem concomitantemente com hiperglucagonemia, resistência dos tecidos periféricos à ação da insulina, aumento da produção hepática de glicose, disfunção incretínica, aumento de lipólise e consequente aumento de ácidos graxos livres circulantes, aumento da reabsorção renal de glicose e graus variados de deficiência na síntese e na secreção de insulina pela célula beta pancreática.

    COMPLEMENTO:

    1) O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune, poligênica, decorrente de destruiçãoo das células β pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina.

    3) Trata-se de uma intolerância a carboidratos de gravidade variável, que se iniciou durante a gestação atual, sem ter previamente preenchido os critérios diagnósticos de DM

    FONTE: DIRETRIZES SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES 2019-2020

    https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf