SóProvas


ID
325819
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a pontuação esteja CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "C". Esta questão teria que ser anulada, pois não se separa sujeito do predicado (ERRO CRASSO) "Letras estranhas à grafia portuguesa, eram usadas só em casos especiais e situavam-se, respectivamente, entre j e l, v e x, x e z."
  • Pois é! Passei uns dez minutos tentando resolver esta questão, pois não conseguia encontrar uma alternativa que estivesse correta. Concordo com os dois colegas acima.

    Insatisfeita fui ao site da Fumarc e constatei que a letra C consta como a questão correta no gabarito oficial. A questão não foi anulada.

    Interessante que esta mesma questão consta na prova de português para o cargo de analista administrativo, e da mesma forma, tem a letra c como opção correta.

    Se açguém tiver uma explicação para esta questão, por favor, me avise por recado.

    Obrigada.
  • Pessoal, concordo plenamente com vocês e também acredito que esta questão deveria ser anulada. Mas, infelizmente, não foi. Um professor explicou a visão que a banca teve. Segundo ele, foi a seguinte:



    "Letras estranhas à grafia portuguesa," foi considerado aposto. Esta vírgula não estaria separando sujeito de predicado, pois o sujeito da oração "eram usadas só em casos especiais e situavam-se, respectivamente, entre j e l, v e x, x e z."   é  "o k (cá, capa), o w (dáblio, vê duplo, vê dobrado) e o y (ípsilon, ipsilone)."   


    Ou seja, o sujeito estaria oculto. Poderia ser reescrito da seguinte forma:

    k (cá, capa), o w (dáblio, vê duplo, vê dobrado) e o y (ípsilon, ipsilone), letras estranhas à grafia portuguesa, eram usadas só em casos especiais e situavam-se, respectivamente, entre j e l, v e x, x e z.   


    Díficil pensar assim, né?






  • Trata-se de um aposto, sim (aposto explicativo); não há que se falar em anulação, pois a sentença também pode ser lida desta forma:

    "essas letras, estranhas à grafia portuguesa, eram usadas só em casos especiais e situavam-se, respectivamente, entre j e l, v e x, x e z.
    (o trecho entre vírgulas é informação acessória, assim como o é "Letras estranhas à grafia portuguesa", na letra c)
  • IMPRESSIONATE


    Não tem uma questão da FUMARC que não é polêmica

  • só uma pessoa que usa 150% do cerebro pra acertar essa questao com plena consciencia de que esse termo da c é um aposto e nao o sujeito da oraçao

  • Obrigado, Candido Gomes. rsrsrsrs

  • Ainda que seja extremamente difícil enxergar como aposto o "letras estranhas à língua portuguesa", dá pra relevar.

    Mas qual é o erro da A? Há uma mudança na função sintática do termo, porém permanece gramaticalmente correta.