A) A conservação e a restauração dos monumentos históricos é atividade exclusiva da arquitetura.( ERRADO, MULTIDISCIPLINAR )
B) A restauração é a ação fundamental para preservação e resgate dos valores estéticos e históricos dos monumentos.( ERRADO, CONSERVAÇÃO É A AÇÃO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO)
C) A conservação e a restauração dos monumentos têm como objetivo salvaguardar a obra de arte, em detrimento do testemunho histórico.(ERRADO, NÃO É EM DETRIMENTO)
D) Para conservação e salvaguarda dos monumentos históricos, estes devem ter função útil à sociedade, de preferência voltados ao uso cultural.(ERRADO, NÃO EXISTE PREFERÊNCIA DE USO)
E) Os monumentos históricos não são somente as grandes criações, mas obras modestas que adquiriram significação cultural ao longo do tempo.(CORRETO)
Complementando...
Alguns pontos importantes sobre a Carta de Veneza (1964)
CARTA DE VENEZA (1964) - ICOMOS - CARTA INTERNACIONAL SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MONUMENTO E SÍTIOS
As propostas da Carta de Veneza são pautadas na visão conhecida como “restauro crítico”, dialogando com as propostas teóricas de Cesare Brandi (teoria brandista)
A Carta de Veneza reconhece a dimensão urbana da prática preservacionista ao afirmar que a noção de monumento histórico compreende a criação arquitetônica isolada, bem como o sítio urbano ou rural estendendo-se não apenas às grandes criações, mas também às obras modestas que tenham adquirido significa
O monumento é inseparável do meio onde se encontra. O entorno do monumento também deve ser mantido
Todo trabalho de reconstrução deve ser evitado, sendo recomendado somente a anastilose
A conservação dos monumentos é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade, tal destinação é portanto, desejável, mas não pode nem deve alterar à disposição ou a decoração dos edifícios.
Foco na necessidade de um "plano internacional" de conservação e restauração dos monumentos. (manutenção permanente)
A restauração é uma operação que deve ter caráter excepcional.
As contribuições válidas de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitada, visto que a unidade de estilo NÃO É A FINALIDADE a alcançar no curso de uma restauração.
Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, DISTINGUINDO-SE, todavia, das partes originais a fim de que a restauração não falsifique o documento de arte e de sua história (valoriza a autenticidade - distinção entre o historicamente verdadeiro e o moderno)