a) A NBR 15575 estabelece prazos de vida útil de projeto (VUP) em dois níveis, sendo eles, mínimo e máximo.❌
A ABNT NBR 15575 estabelece um nível mínimo de desempenho para A VUP .
b) Os prazos de vida útil da edificação iniciam-se na data de início da utilização dessa construção por seus usuários.❌
a partir da: data de conclusão do edifício habitacional, considerando a data de expedição do auto de conclusão de edificação, como o “Habite-se” ou outro documento legal que ateste a conclusão das obras.
mnemônico: aos prazos contam a partir do AU/CO....auto de conclusão de edificação.
c) No Brasil, antes da formulação da NBR 15575 não havia referencial técnico sobre o prazo de durabilidade de um edifício. ✅ GABARITO
d) A durabilidade dos produtos não interfere❌ na exploração de recursos naturais, consumo de água e energia ou geração de poluentes.
Em princípio, pode-se optar por uma menor VUP em troca de um menor investimento inicial, mas esta escolha tem um limite inferior, abaixo do qual não é aceitável do ponto de vista social, pois esta situação impõe custos exagerados de reposição no futuro para a toda a sociedade.
e) A NBR 15575 estabelece requisitos gerais de durabilidade e prazos de vida útil de projeto, porém não prevê prazos de garantia para os componentes da construção.❌
Prazos de garantia é citado em alguns trechos desta Norma:
"Instruções gerais: Convém que o incorporador ou o construtor indique um prazo de garantia para os elementos e componentes de baixo valor e de fácil substituição (por exemplo: engates flexíveis, gaxetas elastoméricas de caixilhos e outros). "
Há presença da tabela "Tabela D.1 — Prazos de garantia " , em que há prazos de garantia RECOMENDADOS pela norma. 1,2,3, e 5 anos.