3.2.3 Estudos da Universidade de Michigan – Teoria Bidimensional
Contemporâneos dos estudos de Ohio, um grupo de pesquisadores de Michigan, liderados por Rensis Likert, realizou pesquisas com objetivos similares. Eles queriam identificar características da liderança que estariam ligadas com o desempenho eficaz. Dessa forma, chegaram, também, às duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário e orientação para a produção.
O líder com comportamento centrado nas preocupações com a tarefa, ou seja, orientado para a tarefa, preocupa-se mais com esta do que com a equipe que a executa. Ele é classificado como um líder autocrático, direto e socialmente distante. É, portanto, uma liderança preocupada excessivamente com o trabalho, com as metas e com os recursos disponíveis.
O líder que é centrado nas relações pessoais, ou seja, orientado para as pessoas e seus relacionamentos, acredita que o processo administrativo deve proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis.
Classificado como democrático, consultor, participativo e preocupado com o funcionário, ele procura compreender e ajudar os liderados.
Orientado para as tarefas
Orientado para as pessoas
Planeja como será feito
Apoio e retaguarda
Atribui responsabilidades
Ensina e desenvolve
Define padrões de trabalho
Mostra os objetivos
Busca meios para completar as tarefas
Desenvolve relações sociais
Monitora o resultado
Mostra confiança
Focaliza produtividade e qualidade
Sensível às necessidades das pessoas
Chiavenato (1999) – Adaptado.
E)