GABARITO: LETRA A
? Foi implantado, na década de 1990, o Projeto Ético-Político do Serviço Social, fruto de uma organização coletiva e de uma busca de maturidade que possibilita à profissão a formular respostas qualificadas frente à questão social. Trata-se de um projeto que, para Neto (2000), é um processo em contínuos desdobramentos, flexível, contudo sem descaracterizar seus eixos fundamentais?. Ele é comprometido com valores e princípios que têm em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como possibilidade de escolher concretamente alternativas de vida, buscando o compromisso com a autonomia, a emancipação, a defesa da equidade, a socialização da política e da riqueza socialmente produzida e o pleno desenvolvimento de seus usuários.
? Fonte: https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/Errata-Prefeitura-Itanha%C3%A9m-SP-Assistente-Social-Conhecimentos-Espec%C3%ADficos.pdf
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
a- O Projeto Ético-Político do Serviço Social é um processo em contínuos desdobramentos, flexível, contudo sem descaracterizar seus eixos fundamentais. Ele é comprometido com valores e princípios que têm em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como possibilidade de escolher concretamente alternativas de vida, buscando o compromisso com a autonomia, a emancipação, a defesa da equidade, a socialização da política e da riqueza socialmente produzida e o pleno desenvolvimento de seus usuários.
b -É no bojo do processo de Reconceituação do Serviço Social que o pluralismo se institui (inicia) e inicia a construção do que hoje chamamos de projeto ético-político da profissão. (A Construção do projeto ético-político da profissão só se deu a partir do processo de intenção de Ruptura.)
c - A construção coletiva do projeto ético-político profissional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profissional do Assistente Social, de 1993, na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), de 1993, e na proposta das Diretrizes Curriculares para a Formação Profissional em Serviço Social, de 1996. (Materializou-se no Código de 86 e se reafirmou no de 93; nas Diretrizes curriculares e Lei que regulamenta a profissão)
d - A década de 1990 confere maturidade teórica ao Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social brasileiro que, no legado positivista marxiano e na tradição marxista, apresenta sua referência teórica contra-hegemônica.
e - O projeto ético-político de profissão é expressão de um momento histórico e fruto de um amplo movimento conservador (pela democratização) da sociedade brasileira, com forte presença da Igreja ( lutas operárias), coroando esforços coletivos e a politização progressista da vanguarda da categoria.