SóProvas


ID
3266584
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as estratégias necessárias para superar os desafios no quotidiano profissional do Assistente Social, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? É necessário que o Assistente Social busque conhecer e interpretar algumas lógicas do capitalismo monopolista, especialmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre as questões de desestruturação dos sistemas de proteção social e das políticas sociais em geral.

    ? Correção: No exercício profissional cotidiano, o Serviço Social mantém o desafio de conhecer e interpretar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo, especialmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre as questões de desestruturação dos sistemas de proteção social e das políticas sociais em geral. E como afirma Iamamoto (2000, p.113), ao profissional assistente social apresenta-se um dos maiores desafios nos dias atuais: desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. O perfil predominante do assistente social historicamente é o de um profissional que implementa políticas sociais e atua na relação direta com a população usuária. Hoje exige-se um trabalhador qualificado na esfera da execução, mas também na formulação e gestão de políticas sociais, públicas e empresariais: um profissional propositivo, com a sólida formação ética, capaz de contribuir ao esclarecimento dos direitos sociais e dos meios de exercê-los, dotado de uma ampla bagagem de informação, permanentemente atualizada, para se situar em um mundo globalizado [...]

    ? Fonte: http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-04.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • EMBORA A BANCA NÃO ACEITE, ESSA QUESTÃO CABE RECURSO. TROCAR O TERMO CAPITALISMO CONTEPORANEO POR CAPITALISMO MONOPOLISTA NÃO FAZ MUITA DIFERENÇA. NO CASO A BANCA COPIOU E COLOU A QUESTÃO, POR ISSO CONSIDERA ERRADO, MAS JAMAIS TORNA A ALTERNATIVA INCORRETA.